De acordo com Ana Beatriz Cerisara (2004), existe um embate entre dois modelos pedagógicos para o trabalho nos Centros de Educação Infantil: a concepção assistencial e o modelo de escolarização do Ensino Fundamental. Nesta disputa surge outra concepção: a da intencionalidade educativa. Correlacione os modelos pedagógicos, apresentados a seguir, às respectivas características.1. Concepção Assistencial 2. Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental 3. Intencionalidade Educativa da Educação Infantil( ) Entende que a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas no espaço de convívio coletivo, que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade (ou até o momento em que entra na escola). ( ) Nega qualquer intencionalidade educativa. ( ) Concebe o trabalho da Educação Infantil como uma preparação para a etapa escolar seguinte. ( ) Valoriza essencialmente todas as iniciativas de cuidado, higiene e suprimento das necessidades básicas das crianças.Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com Ana Beatriz Cerisara (2004), existe um embate
entre dois modelos pedagógicos para o trabalho nos Centros de
Educação Infantil: a concepção assistencial e o modelo de
escolarização do Ensino Fundamental. Nesta disputa surge outra
concepção: a da intencionalidade educativa.
Correlacione os modelos pedagógicos, apresentados a seguir, às
respectivas características.
1. Concepção Assistencial
2. Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental
3. Intencionalidade Educativa da Educação Infantil
( ) Entende que a creche e a pré-escola têm como objeto as
relações educativas travadas no espaço de convívio coletivo,
que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade (ou até
o momento em que entra na escola).
( ) Nega qualquer intencionalidade educativa.
( ) Concebe o trabalho da Educação Infantil como uma
preparação para a etapa escolar seguinte.
( ) Valoriza essencialmente todas as iniciativas de cuidado,
higiene e suprimento das necessidades básicas das crianças.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para
baixo.
- A)2 – 1 – 2 – 1
- B)3 – 1 – 2 – 2
- C)3 – 1 – 2 – 1
- D)3 – 2 – 2 – 1
- E)2 – 1 – 2 – 3
Resposta:
A alternativa correta é C)
O debate sobre os modelos pedagógicos na Educação Infantil, conforme discutido por Ana Beatriz Cerisara (2004), apresenta três concepções distintas: a assistencial, a de escolarização do Ensino Fundamental e a da intencionalidade educativa. Cada uma delas possui características específicas que refletem diferentes abordagens sobre o papel das instituições de Educação Infantil.
A Concepção Assistencial (1) é marcada pela negação de uma intencionalidade educativa explícita, priorizando o cuidado físico, a higiene e o atendimento às necessidades básicas das crianças. Já o Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental (2) enxerga a Educação Infantil como uma etapa preparatória para o ensino formal, antecipando conteúdos e métodos típicos do Ensino Fundamental. Por fim, a Intencionalidade Educativa (3) reconhece a creche e a pré-escola como espaços de relações educativas voltadas para o desenvolvimento integral da criança, respeitando sua faixa etária e singularidade.
Ao correlacionar as características apresentadas no texto com os modelos, temos:
- Intencionalidade Educativa (3): valoriza as relações educativas no convívio coletivo, centradas na criança de 0 a 6 anos.
- Concepção Assistencial (1): nega a intencionalidade educativa, focando apenas no cuidado básico.
- Modelo de Escolarização (2): entende a Educação Infantil como preparação para a próxima etapa escolar.
- Concepção Assistencial (1): prioriza cuidados como higiene e alimentação, sem ênfase pedagógica.
Portanto, a sequência correta é 3 – 1 – 2 – 1, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário