Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Ana Beatriz Cerisara (2004), existe um embate entre dois modelos pedagógicos para o trabalho nos Centros de Educação Infantil: a concepção assistencial e o modelo de escolarização do Ensino Fundamental. Nesta disputa surge outra concepção: a da intencionalidade educativa. Correlacione os modelos pedagógicos, apresentados a seguir, às respectivas características.1. Concepção Assistencial 2. Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental 3. Intencionalidade Educativa da Educação Infantil( ) Entende que a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas no espaço de convívio coletivo, que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade (ou até o momento em que entra na escola). ( ) Nega qualquer intencionalidade educativa. ( ) Concebe o trabalho da Educação Infantil como uma preparação para a etapa escolar seguinte. ( ) Valoriza essencialmente todas as iniciativas de cuidado, higiene e suprimento das necessidades básicas das crianças.Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

De acordo com Ana Beatriz Cerisara (2004), existe um embate
entre dois modelos pedagógicos para o trabalho nos Centros de
Educação Infantil: a concepção assistencial e o modelo de
escolarização do Ensino Fundamental. Nesta disputa surge outra
concepção: a da intencionalidade educativa.

Correlacione os modelos pedagógicos, apresentados a seguir, às
respectivas características.

1. Concepção Assistencial

2. Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental

3. Intencionalidade Educativa da Educação Infantil

( ) Entende que a creche e a pré-escola têm como objeto as
relações educativas travadas no espaço de convívio coletivo,
que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade (ou até
o momento em que entra na escola).

( ) Nega qualquer intencionalidade educativa.

( ) Concebe o trabalho da Educação Infantil como uma
preparação para a etapa escolar seguinte.

( ) Valoriza essencialmente todas as iniciativas de cuidado,
higiene e suprimento das necessidades básicas das crianças.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para
baixo.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O debate sobre os modelos pedagógicos na Educação Infantil, conforme discutido por Ana Beatriz Cerisara (2004), apresenta três concepções distintas: a assistencial, a de escolarização do Ensino Fundamental e a da intencionalidade educativa. Cada uma delas possui características específicas que refletem diferentes abordagens sobre o papel das instituições de Educação Infantil.

A Concepção Assistencial (1) é marcada pela negação de uma intencionalidade educativa explícita, priorizando o cuidado físico, a higiene e o atendimento às necessidades básicas das crianças. Já o Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental (2) enxerga a Educação Infantil como uma etapa preparatória para o ensino formal, antecipando conteúdos e métodos típicos do Ensino Fundamental. Por fim, a Intencionalidade Educativa (3) reconhece a creche e a pré-escola como espaços de relações educativas voltadas para o desenvolvimento integral da criança, respeitando sua faixa etária e singularidade.

Ao correlacionar as características apresentadas no texto com os modelos, temos:

  1. Intencionalidade Educativa (3): valoriza as relações educativas no convívio coletivo, centradas na criança de 0 a 6 anos.
  2. Concepção Assistencial (1): nega a intencionalidade educativa, focando apenas no cuidado básico.
  3. Modelo de Escolarização (2): entende a Educação Infantil como preparação para a próxima etapa escolar.
  4. Concepção Assistencial (1): prioriza cuidados como higiene e alimentação, sem ênfase pedagógica.

Portanto, a sequência correta é 3 – 1 – 2 – 1, correspondente à alternativa C).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *