Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo
pelas escolas de Educação Infantil, coerente com
uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar
ênfase ao

Resposta:

A alternativa correta é E)

De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, quando alinhada a uma pedagogia transformadora, deve priorizar abordagens que integrem o desenvolvimento integral da criança. Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como a mais coerente com essa perspectiva, pois valoriza o trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, o jogo como recurso essencial para o desenvolvimento infantil e a pedagogia de projetos didáticos.

Essa abordagem reconhece a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, capaz de interagir com o mundo por meio de diferentes formas de expressão. O jogo, nesse contexto, não é apenas uma atividade lúdica, mas uma ferramenta pedagógica que estimula a criatividade, a socialização e a construção de conhecimentos. Além disso, a pedagogia de projetos permite que a criança explore temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

As demais alternativas, embora possam apresentar aspectos relevantes, não abrangem a complexidade e a intencionalidade pedagógica necessárias para uma educação infantil transformadora. A opção E), portanto, é a que melhor reflete os princípios de uma prática educativa comprometida com o desenvolvimento pleno das crianças, conforme defendido por Oliveira (2002).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *