Estudos contemporâneos defendem a ideia de que: 1. A infância é universal e plural. 2. A infância é a condição social do ser criança. 3. A criança é um ser humano de pouca idade, capaz de se apropriar e produzir cultura em interação com outras crianças, adultos e com os artefatos humanos, materiais e simbólicos, sob determinadas condições histórico-sociais. 4. A criança é um ser humano indefeso, totalmente dependente do adulto e extremamente frágil. 5. Infância é sinônimo de criança. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
capaz de se apropriar e produzir cultura em
interação com outras crianças, adultos e com
os artefatos humanos, materiais e simbólicos,
sob determinadas condições histórico-sociais.
dependente do adulto e extremamente
frágil.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
- A)São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
- B)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
- C)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
- D)São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
- E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O estudo contemporâneo sobre a infância apresenta diferentes perspectivas que buscam compreender a complexidade desse período da vida humana. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais delas estão alinhadas com as concepções mais atualizadas sobre o tema.
A primeira afirmativa, que defende que a infância é universal e plural, está correta, pois reconhece que, embora seja uma fase comum a todos os seres humanos, ela se manifesta de formas diversas em diferentes contextos culturais e sociais. A segunda afirmativa, que define a infância como a condição social do ser criança, também está correta, pois enfatiza o aspecto social e construído dessa fase da vida, indo além de uma simples questão biológica ou etária.
A terceira afirmativa, que descreve a criança como um ser capaz de se apropriar e produzir cultura, está igualmente correta, pois reflete a visão contemporânea que reconhece a criança como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e da cultura, em interação com seu meio social.
Por outro lado, a quarta afirmativa, que apresenta a criança como um ser indefeso e totalmente dependente, está incorreta, pois essa visão subestima a capacidade de agência das crianças e ignora suas potencialidades. Da mesma forma, a quinta afirmativa, que iguala infância a criança, está incorreta, pois confunde um conceito social e histórico (infância) com um ser humano concreto (criança).
Portanto, a alternativa correta é a B, que indica como verdadeiras apenas as afirmativas 1, 2 e 3, as quais refletem uma compreensão mais complexa e atualizada sobre a infância e o ser criança na contemporaneidade.
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