Experiências de estágio com crianças pequenas (bebês) narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss revelam o impacto sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como aspectos relevantes
sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como
aspectos relevantes
- A)a concepção individualista do adulto diante da criança pequena, a necessidade de aprender a ver e ouvir as linguagens dos bebês para orientar a prática e estar atento às necessidades das crianças para corrigir rumos e propor ações significativas e prazerosas.
- B)a responsabilidade de proteção da criança na creche centrada nos professores e educadores, os bebês exigindo maior dose de atenção em relação às crianças maiores e as ações pedagógicas centrando-se basicamente nos cuidados e na criatividade de cada educador.
- C)a intervenção de estagiários no espaço da creche é limitada pela cultura institucional e tensionada pelas educadoras e outros profissionais da creche que tendem a conservar práticas já superadas pelas teorias pedagógicas; a pesquisa permitiu ver a distância entre teoria e prática.
- D)a concepção assistencialista que ainda predomina na gestão da creche; o espaço físico e a organização dos ambientes demonstraram maior vinculação do trabalho com uma concepção higiênica, limitando o contato das crianças com o mundo externo.
- E)os momentos de cuidado não comportam estímulo às brincadeiras pelo risco que oferecem à segurança das crianças; a interação criança-criança nessa fase facilita o desenvolvimento de atividades cooperativas e jogos simbólicos além de desenvolver a linguagem.
Resposta:
A alternativa correta é A)
As experiências de estágio com crianças pequenas, especialmente bebês, narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss, destacam a complexidade e a riqueza da prática docente na educação infantil. A reflexão das estagiárias aponta para a importância de uma abordagem sensível e atenta às linguagens próprias dos bebês, que muitas vezes são negligenciadas em uma visão adultocêntrica.
O item A, considerado correto, sintetiza os principais aprendizados desse processo: a necessidade de superar uma concepção individualista do adulto em relação à criança pequena, aprendendo a observar e interpretar suas múltiplas formas de comunicação. Essa perspectiva exige do educador uma postura aberta e flexível, capaz de ajustar sua prática às reais necessidades das crianças, promovendo experiências significativas e prazerosas no cotidiano educacional.
Embora os outros itens apresentem aspectos relevantes da realidade das creches - como a questão da proteção (B), os desafios da intervenção dos estagiários (C), as concepções assistencialistas (D) e os cuidados com a segurança (E) -, eles não capturam com a mesma profundidade a essência da reflexão proposta pelas autoras sobre a relação adulto-criança e a importância da escuta atenta às linguagens infantis.
Essa análise revela como a formação docente na educação infantil deve priorizar o desenvolvimento de habilidades de observação e interpretação das manifestações dos bebês, fundamentais para uma prática pedagógica verdadeiramente respeitosa e promotora do desenvolvimento infantil.
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