Lefrançois (2009) menciona uma série de estágios em que Piaget acreditava ocorrer o desenvolvimento infantil. O estágio no qual os objetos existem apenas quando a criança os sente concretamente denomina-se
Piaget acreditava ocorrer o desenvolvimento infantil. O
estágio no qual os objetos existem apenas quando a
criança os sente concretamente denomina-se
- A)Pensamento Pré-Operacional.
- B)Desenvolvimento Sensório-Motor.
- C)Operações Formais.
- D)Operações Concretas.
- E)Pensamento Intuitivo.
Resposta:
A alternativa correta é B)
De acordo com a teoria de Piaget, citada por Lefrançois (2009), o desenvolvimento cognitivo infantil ocorre em estágios sequenciais e bem definidos. Um desses estágios é caracterizado pela relação direta da criança com o mundo através de suas experiências sensoriais e motoras, onde os objetos só existem quando percebidos concretamente.
Essa fase, conhecida como estágio sensório-motor, abrange desde o nascimento até aproximadamente os dois anos de idade. Durante esse período, a criança desenvolve habilidades básicas de coordenação motora e começa a compreender a permanência dos objetos, ou seja, a noção de que as coisas continuam existindo mesmo quando não estão mais em seu campo perceptivo.
As alternativas apresentadas referem-se a outros estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. O pensamento pré-operacional (A) ocorre posteriormente, quando a criança desenvolve a capacidade de representação simbólica. As operações formais (C) e concretas (D) são estágios mais avançados, enquanto o pensamento intuitivo (E) é uma característica do estágio pré-operacional.
Portanto, a alternativa correta que descreve o estágio em que os objetos existem apenas quando a criança os sente concretamente é a B) Desenvolvimento Sensório-Motor, conforme indicado no gabarito.
Deixe um comentário