Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

Resposta:

A alternativa correta é D)

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia demonstra uma abordagem pedagógica eficaz ao trabalhar o calendário de forma dinâmica e contextualizada com seu grupo. Ao propor diferentes situações diárias, como calcular prazos, marcar datas significativas ou identificar aniversariantes, ela não apenas reforça o uso prático do calendário, mas também estimula o raciocínio lógico e a compreensão de sua função social.

A alternativa D) é a correta porque destaca a importância de problematizar o uso do calendário, permitindo que as crianças explorem seu significado além da simples memorização. Essa metodologia incentiva a resolução de problemas reais, conectando o aprendizado à vida cotidiana. Ao contrário das opções A) e B), que defendem uma repetição mecânica ou subestimam a necessidade de mediação, a prática da professora Ana Lúcia valoriza a construção ativa do conhecimento.

Além disso, a alternativa C), embora reconheça a sistematicidade do contato com o calendário, não enfatiza o aspecto social — elemento central da proposta da professora. Portanto, a resposta D) é a mais completa, pois evidencia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a compreensão das ferramentas culturais, essenciais na educação infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *