Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
- A)equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.
- B)equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.
- C)adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.
- D)adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia demonstra uma abordagem pedagógica eficaz ao trabalhar o calendário de forma dinâmica e contextualizada com seu grupo. Ao propor diferentes situações diárias, como calcular prazos, marcar datas significativas ou identificar aniversariantes, ela não apenas reforça o uso prático do calendário, mas também estimula o raciocínio lógico e a compreensão de sua função social.
A alternativa D) é a correta porque destaca a importância de problematizar o uso do calendário, permitindo que as crianças explorem seu significado além da simples memorização. Essa metodologia incentiva a resolução de problemas reais, conectando o aprendizado à vida cotidiana. Ao contrário das opções A) e B), que defendem uma repetição mecânica ou subestimam a necessidade de mediação, a prática da professora Ana Lúcia valoriza a construção ativa do conhecimento.
Além disso, a alternativa C), embora reconheça a sistematicidade do contato com o calendário, não enfatiza o aspecto social — elemento central da proposta da professora. Portanto, a resposta D) é a mais completa, pois evidencia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a compreensão das ferramentas culturais, essenciais na educação infantil.
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