O documento “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” nos diz que as crianças antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, ___________, faz-de-conta) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
Qualidade para a Educação Infantil” nos diz que
as crianças antes mesmo de se expressarem
por meio da linguagem verbal, são capazes de
interagir a partir de outras linguagens (corporal,
gestual, musical, ___________, faz-de-conta)
desde que acompanhadas por parceiros mais
experientes. Assinale a alternativa que completa
corretamente a lacuna:
- A)Plástica.
- B)Psicológica.
- C)Estética.
- D)Oral.
- E)Musical.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O documento "Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil" destaca a importância das múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil. Segundo o texto, as crianças demonstram capacidade de interação através de diversas formas de expressão antes mesmo de dominarem a linguagem verbal. Entre essas linguagens alternativas, estão a corporal, gestual, musical, plástica e o faz-de-conta, sempre mediadas por parceiros mais experientes.
A alternativa correta para completar a lacuna no texto é a opção A) Plástica, pois se refere a uma linguagem artística e expressiva que faz parte do desenvolvimento infantil. As demais opções apresentam conceitos que não se encaixam no contexto das linguagens não-verbais mencionadas no documento:
- B) Psicológica - não é considerada uma linguagem expressiva
- C) Estética - refere-se a um conceito filosófico, não a uma linguagem
- D) Oral - contradiz o próprio texto que fala de linguagens pré-verbais
- E) Musical - já mencionada anteriormente no texto
A linguagem plástica, portanto, é essencial na educação infantil, permitindo que as crianças se expressem através de desenhos, pinturas, modelagem e outras formas de arte, desenvolvendo sua criatividade e comunicação não-verbal.
Deixe um comentário