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Questões Sobre Concepções de Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 41

As práticas pedagógicas que compõem a proposta
curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira, garantindo
experiências que:

  • A)possibilitem às crianças uma identificação com as diferentes linguagens, para um convívio com formas distintas de cultura.
  • B)possibilitem às crianças experiências com diferentes suportes e gêneros textuais.
  • C)recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais.
  • D)deem as condições objetivas para a criança participar das atividades escolares.
  • E)possibilitem vivências sociais, culturais, éticas e estéticas para o desenvolvimento psicossocial da criança.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda os eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil, destacando a importância das interações e da brincadeira como fundamentais para o desenvolvimento infantil. Entre as alternativas fornecidas, a opção correta é a C, que enfatiza a recriação, em contextos significativos, de relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais.

Essa escolha se justifica porque a Educação Infantil deve proporcionar experiências que permitam às crianças explorar e compreender o mundo ao seu redor de maneira lúdica e contextualizada. A alternativa C está alinhada com essa perspectiva, pois trabalha conceitos matemáticos e espaciais de forma integrada ao cotidiano da criança, favorecendo sua aprendizagem de maneira concreta e significativa.

Embora as outras alternativas também apresentem aspectos relevantes para a Educação Infantil, como o contato com diferentes linguagens (A), a exploração de gêneros textuais (B), a participação em atividades escolares (D) e o desenvolvimento psicossocial (E), a alternativa C se destaca por abordar diretamente a construção de conhecimentos matemáticos e espaciais, que são essenciais nessa etapa de desenvolvimento.

Portanto, a resposta correta é a alternativa C, pois melhor representa a proposta de garantir experiências que recriem, de forma significativa, relações quantitativas e espaciais, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.

Questão 42

As instituições de Educação Infantil devem criar
procedimentos para acompanhamento do trabalho
pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das
crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou
classificação, garantindo:

  • A)acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas crianças na escola, identificando as aprendizagens.
  • B)uso de estratégias com registros do desenvolvimento da aprendizagem realizada pelas crianças no seu cotidiano.
  • C)continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
  • D)documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
  • E)manutenção das crianças na educação infantil, para nivelar o seu nível de formação ao nível posterior de aprendizagem.
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A alternativa correta é D)

O acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil são processos fundamentais que devem ser conduzidos com cuidado e intencionalidade pedagógica. Conforme as diretrizes apresentadas, o objetivo principal não é classificar ou selecionar, mas sim garantir um olhar atento às aprendizagens e ao crescimento individual de cada criança.

Entre as alternativas apresentadas, a opção D) se destaca como a mais adequada, pois enfatiza a importância da documentação pedagógica como ferramenta de comunicação com as famílias. Essa prática permite que os pais acompanhem não apenas as atividades realizadas, mas também compreendam os processos de aprendizagem e desenvolvimento de seus filhos.

A documentação específica mencionada na alternativa D) vai além de simples registros burocráticos. Ela se configura como um instrumento valioso de reflexão sobre a prática educativa, possibilitando ao professor analisar e replanejar suas ações pedagógicas. Além disso, essa documentação serve como memória do percurso educativo da criança, registrando suas conquistas e desafios ao longo do tempo.

As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes do processo educativo, não capturam com a mesma abrangência a essência da avaliação na Educação Infantil. A alternativa D), ao propor uma documentação que dialoga com as famílias e revela os processos de aprendizagem, mostra-se como a resposta mais completa e alinhada com os princípios da educação infantil.

Questão 43

Sobre as concepções de infância, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O século XVIII inaugurou a construção da infância moderna, assumindo o signo de liberdade, autonomia e
independência.

(  ) O século XIX inaugurou uma criança com valor econômico, criando uma concepção de infância plenamente aceita
no século XX.

(  ) A infância, enquanto produção cultural da pós‐modernidade, não pode ser pensada como cristalizada ou acabada.

(  ) No Brasil moderno surgiu um termo que conceitua bem a criança desvalida: direitos.

A sequência está correta em

  • A)F, V, F, V.
  • B)F, F, V, V.
  • C)V, F, V, F.
  • D)F, V, V, V.
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A alternativa correta é C)

Sobre as concepções de infância, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( V ) O século XVIII inaugurou a construção da infância moderna, assumindo o signo de liberdade, autonomia e independência.

( F ) O século XIX inaugurou uma criança com valor econômico, criando uma concepção de infância plenamente aceita no século XX.

( V ) A infância, enquanto produção cultural da pós-modernidade, não pode ser pensada como cristalizada ou acabada.

( F ) No Brasil moderno surgiu um termo que conceitua bem a criança desvalida: direitos.

A sequência está correta em

  • A) F, V, F, V.
  • B) F, F, V, V.
  • C) V, F, V, F.
  • D) F, V, V, V.

O gabarito correto é C).

Questão 44

As experiências que as crianças vivenciam, no decorrer dos anos, em todos os contextos, fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima.
Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento de uma alta autoestima nas crianças.

  • A)Interessar-se pelas coisas que acontecem com as crianças demonstrando respeito por elas e confiança em suas possibilidades.
  • B)Cumprir acordos e normas estabelecidos com as crianças com firmeza, mas também com certa flexibilidade.
  • C)Utilizar medidas coercitivas de disciplina como castigos corporais e distanciamento afetivo para que a criança aprenda com os seus erros.
  • D)Estimular as crianças a emitirem a sua própria opinião e a levar em conta quando as situações possibilitarem.
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A alternativa correta é C)

O desenvolvimento da autoestima nas crianças é um processo complexo e delicado, influenciado diretamente pelas interações e experiências que vivenciam ao longo de sua infância. A autoestima está intrinsecamente ligada à forma como a criança se percebe e se valoriza, sendo construída a partir do acolhimento, do respeito e do estímulo positivo recebidos em seu ambiente familiar, escolar e social.

Entre as alternativas apresentadas, a que não contribui para o fortalecimento da autoestima infantil é a opção C, que sugere o uso de medidas coercitivas, como castigos corporais e distanciamento afetivo. Tais práticas, além de serem prejudiciais emocionalmente, transmitem à criança uma mensagem de desvalorização e rejeição, minando sua confiança e autopercepção. A disciplina baseada no medo e na punição física não ensina a criança a refletir sobre seus erros, mas sim a associar aprendizado a dor e humilhação.

Por outro lado, as demais alternativas apresentam ações que promovem uma autoestima saudável: o interesse genuíno pela criança (alternativa A), o equilíbrio entre firmeza e flexibilidade (alternativa B) e o incentivo à expressão de opiniões (alternativa D) são fundamentais para que a criança se sinta respeitada, segura e capaz. Essas abordagens reforçam seu senso de competência e pertencimento, pilares essenciais para uma infância emocionalmente equilibrada.

Portanto, é crucial que pais, educadores e cuidadores adotem práticas que valorizem a criança como indivíduo, evitando métodos repressivos que comprometam seu desenvolvimento emocional. A construção de uma autoestima positiva requer paciência, diálogo e, acima de tudo, amor incondicional.

Questão 45

Em seus estudos, acerca das concepções
infantis de tempo, espaço, causalidade física,
movimento e velocidade, Piaget criou um campo de
investigação que denominou epistemologia
genética: uma teoria do conhecimento centrada no
desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o
pensamento infantil passa por quatro estágios,
desde o nascimento até o início da adolescência,
quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Na sequência elaborada por Piaget, os estágios de
desenvolvimento do pensamento da criança são
respectivamente:

  • A)Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
  • B)Pré-operatório, sensório-motor, operatório concreto e operatório formal.
  • C)Sensório-motor, assimilação, pré-operatório e operatório concreto.
  • D)Pré-operatório, acomodação, adaptação e operatório formal.
  • E)Desequilíbrio, assimilação, acomodação e adaptação.
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A alternativa correta é A)

O estudo do desenvolvimento cognitivo infantil, conforme proposto por Jean Piaget, é um dos pilares da psicologia do desenvolvimento. Sua teoria da epistemologia genética busca compreender como a criança constrói seu conhecimento a partir da interação com o ambiente, passando por estágios sequenciais e universais.

Piaget identificou quatro estágios principais no desenvolvimento do pensamento infantil. O primeiro é o estágio sensório-motor (0-2 anos), no qual a criança compreende o mundo por meio de ações físicas e percepções sensoriais. Segue-se o estágio pré-operatório (2-7 anos), marcado pelo desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, ainda limitado pelo egocentrismo.

O terceiro estágio é o operatório concreto (7-11 anos), quando a criança começa a realizar operações lógicas, mas ainda dependente de objetos concretos. Por fim, o estágio operatório formal (a partir dos 12 anos) representa o ápice do desenvolvimento, quando o adolescente passa a pensar de forma abstrata e hipotético-dedutiva.

Entre as alternativas apresentadas, a sequência correta é de fato a alternativa A: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. As demais alternativas apresentam erros conceituais, seja na ordem dos estágios, seja na inclusão de termos como assimilação e acomodação (que são processos cognitivos, não estágios de desenvolvimento).

A teoria piagetiana permanece fundamental para compreendermos como se dá a construção do conhecimento na infância, embora tenha recebido contribuições e críticas ao longo do tempo. Seu legado continua influenciando profundamente a educação e a psicologia do desenvolvimento.

Questão 46

“Respeitar a criança não é limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la
verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não
fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança”
(HOFFMANN; SILVA, 1995, p. 14).

De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o
aspecto mais visado pela ação educativa segundo a concepção descrita por Hoffmann e Silva.

  • A)Tornar as crianças cada vez mais dependentes em relação aos adultos.
  • B)Tornar a criança mais comedida, auxiliando-a a controlar seus impulsos e sua curiosidade.
  • C)Encorajar as crianças a solicitarem auxílio e mediação para resolver conflitos que ocorram entre elas.
  • D)Encorajar as crianças a ter confiança para expressar suas ideias com convicção.
  • E)Estimular as crianças a reproduzir as ideias já construídas sobre as coisas e o mundo.
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A alternativa correta é D)

O trecho citado de Hoffmann e Silva (1995) destaca a importância de respeitar a criança como um ser ativo e curioso, capaz de construir seu próprio conhecimento a partir de experiências desafiadoras e significativas. A concepção educativa apresentada valoriza a autonomia, a expressão e a confiança da criança em suas capacidades, em vez de limitá-la ou torná-la dependente do adulto.

Analisando as alternativas, a opção D) é a que melhor se alinha com essa perspectiva, pois enfatiza o encorajamento da criança para expressar suas ideias com convicção, refletindo um ambiente educacional que promove a liberdade de pensamento e a autoconfiança. As demais alternativas contrariam os princípios defendidos no texto: A) incentiva a dependência, B) sugere repressão da curiosidade, C) centraliza a mediação adulta em conflitos e E) prioriza a reprodução de ideias em vez da construção autônoma.

Portanto, a ação educativa descrita por Hoffmann e Silva tem como foco principal estimular a criança a ser protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo segurança para se expressar e interagir com o mundo de forma crítica e criativa.

Questão 47

De acordo com a “História social da criança e da família”, de
Philippe Ariés, analise as afirmativas a seguir.
I. Até por volta do século XII, a arte desconhecia a infância ou
não tentava representá-la, donde se conclui que a descoberta
da infância começou no século XIII e se desenvolveu no início
da modernidade.
II. A evolução da instituição escolar está ligada ao crescimento
paralelo do sentimento de infância.
III. A criança era vista com indiferença em função da valorização
da disciplina e da preocupação com a higiene.
Assinale a alternativa correta:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A alternativa correta é B)

De acordo com a obra História social da criança e da família, de Philippe Ariés, a representação da infância na arte e na sociedade passou por transformações significativas ao longo dos séculos. A afirmativa I está correta, pois Ariés argumenta que, até aproximadamente o século XII, a infância não era retratada como uma fase distinta, sendo sua "descoberta" um fenômeno que ganhou força a partir do século XIII e se consolidou na modernidade.

A afirmativa II também está correta, já que o autor relaciona diretamente o surgimento e a expansão da instituição escolar com a crescente valorização da infância como uma etapa específica da vida, demandando educação e preparação para a vida adulta.

Por outro lado, a afirmativa III está incorreta. Ariés não associa a indiferença em relação à criança à disciplina ou à higiene, mas sim à falta de percepção da infância como uma fase diferenciada. A preocupação com a disciplina e a higiene surgiu posteriormente, justamente quando a infância passou a ser reconhecida e valorizada.

Portanto, a alternativa correta é B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas, conforme o gabarito indicado.

Questão 48

De acordo com Ana Beatriz Cerisara (2004), existe um embate
entre dois modelos pedagógicos para o trabalho nos Centros de
Educação Infantil: a concepção assistencial e o modelo de
escolarização do Ensino Fundamental. Nesta disputa surge outra
concepção: a da intencionalidade educativa.

Correlacione os modelos pedagógicos, apresentados a seguir, às
respectivas características.

1. Concepção Assistencial

2. Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental

3. Intencionalidade Educativa da Educação Infantil

( ) Entende que a creche e a pré-escola têm como objeto as
relações educativas travadas no espaço de convívio coletivo,
que tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade (ou até
o momento em que entra na escola).

( ) Nega qualquer intencionalidade educativa.

( ) Concebe o trabalho da Educação Infantil como uma
preparação para a etapa escolar seguinte.

( ) Valoriza essencialmente todas as iniciativas de cuidado,
higiene e suprimento das necessidades básicas das crianças.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para
baixo.

  • A)2 – 1 – 2 – 1
  • B)3 – 1 – 2 – 2
  • C)3 – 1 – 2 – 1
  • D)3 – 2 – 2 – 1
  • E)2 – 1 – 2 – 3
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A alternativa correta é C)

O debate sobre os modelos pedagógicos na Educação Infantil, conforme discutido por Ana Beatriz Cerisara (2004), apresenta três concepções distintas: a assistencial, a de escolarização do Ensino Fundamental e a da intencionalidade educativa. Cada uma delas possui características específicas que refletem diferentes abordagens sobre o papel das instituições de Educação Infantil.

A Concepção Assistencial (1) é marcada pela negação de uma intencionalidade educativa explícita, priorizando o cuidado físico, a higiene e o atendimento às necessidades básicas das crianças. Já o Modelo de Escolarização do Ensino Fundamental (2) enxerga a Educação Infantil como uma etapa preparatória para o ensino formal, antecipando conteúdos e métodos típicos do Ensino Fundamental. Por fim, a Intencionalidade Educativa (3) reconhece a creche e a pré-escola como espaços de relações educativas voltadas para o desenvolvimento integral da criança, respeitando sua faixa etária e singularidade.

Ao correlacionar as características apresentadas no texto com os modelos, temos:

  1. Intencionalidade Educativa (3): valoriza as relações educativas no convívio coletivo, centradas na criança de 0 a 6 anos.
  2. Concepção Assistencial (1): nega a intencionalidade educativa, focando apenas no cuidado básico.
  3. Modelo de Escolarização (2): entende a Educação Infantil como preparação para a próxima etapa escolar.
  4. Concepção Assistencial (1): prioriza cuidados como higiene e alimentação, sem ênfase pedagógica.

Portanto, a sequência correta é 3 – 1 – 2 – 1, correspondente à alternativa C).

Questão 49

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento
integral da criança em seus aspectos:

  • A)) físico, psicomotor, cognitivo, linguístico, afetivo, ético, estético, cultural e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  • B)psicomotor, religioso, lógico-matemático, socioafetivo, intercultural e de acordo com os valores da família.
  • C)autorreferencial, social, multilinguístico, agnóstico, performativo, histórico e social, segundo a comunidade de origem da criança.
  • D)afirmativo, crítico, intelectual, emocional, moral e social, considerando a história e a memória das tradições culturais da família e do entorno.
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A alternativa correta é A)

A Educação Infantil tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral da criança, abrangendo múltiplas dimensões de sua formação. Conforme o gabarito correto (alternativa A), esse processo engloba aspectos físicos, psicomotores, cognitivos, linguísticos, afetivos, éticos, estéticos, culturais e sociais, sempre em harmonia com o papel complementar da família e da comunidade.

Essa abordagem multifacetada reconhece a criança como um ser único, em constante evolução, que necessita de estímulos adequados para crescer de maneira equilibrada. O aspecto físico e psicomotor diz respeito ao desenvolvimento corporal e à coordenação motora, enquanto o cognitivo e linguístico abordam a construção do pensamento e da comunicação.

Já os aspectos afetivos, éticos e estéticos trabalham com as emoções, valores e sensibilidade artística, formando indivíduos mais conscientes e sensíveis. Por fim, as dimensões cultural e social enfatizam a importância da inserção da criança em seu contexto comunitário, respeitando suas raízes e preparando-a para a convivência em sociedade.

As demais alternativas apresentam visões parciais ou desequilibradas, seja por excluírem elementos essenciais (como o desenvolvimento físico na opção B), seja por incorporarem perspectivas muito específicas (como o enfoque agnóstico da alternativa C) que não representam o caráter universal da Educação Infantil.

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Questão 50

A visão de criança como sujeito do processo de educação
significa que a criança é:

  • A)incompleta, a ser moldada pelos processos educacionais de acordo com a sociedade em que está inserida.
  • B)ser humano na fase da infância, que vai se desenvolver do nascimento à puberdade através da Educação.
  • C)sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas.
  • D)pequena e indefesa, que deve apenas ser protegida das mazelas sociais e políticas de seu tempo.
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A alternativa correta é C)

A visão da criança como sujeito do processo de educação representa uma mudança paradigmática na forma como compreendemos a infância e seu papel no desenvolvimento humano. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor sintetiza essa concepção contemporânea, ao afirmar que a criança é um "sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas".

Essa perspectiva rompe com visões tradicionais que enxergavam a criança como mero receptáculo de conhecimentos (alternativa A) ou como ser passivo que apenas precisa de proteção (alternativa D). Também vai além da concepção biológica da alternativa B), que reduz o desenvolvimento infantil a um processo linear e naturalizado.

A abordagem correta reconhece a criança como:

  • Ativa no processo de construção do conhecimento
  • Capaz de interagir e transformar seu meio
  • Detentora de direitos específicos
  • Produtora de cultura

Essa visão está alinhada com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e com as diretrizes da Educação Infantil no Brasil, que enfatizam a criança como centro do processo educativo, valorizando suas experiências, vivências e potencialidades.

Portanto, a alternativa C) representa a compreensão mais atual e completa sobre a criança no contexto educacional, superando visões reducionistas e destacando sua condição de sujeito social ativo.

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