Questões Sobre Concepções de Educação Infantil - Pedagogia - concurso
Questão 61
Mal a criança nasce, já executa os primeiros movimentos. Busca o seio materno, atende a ruídos, mexe braços e pernas, chora para exigir seus direitos. Ela veio ao mundo para conhecer, participar, crescer. E quando ingressa na creche, a educação infantil tem o seguinte papel:
- A)Cuidar, educar e fazê-la conhecer o mundo.
- B)Garantir a preparação básica para o trabalho.
- C)Contribuir na produção de seres capazes, higiênicos, nutridos e sem doenças, desenvolvendo um trabalho, fundamentalmente, assistencial.
- D)Substituir a família durante o período que os pais estiverem trabalhando.
A alternativa correta é A)
Mal a criança nasce, já executa os primeiros movimentos. Busca o seio materno, atende a ruídos, mexe braços e pernas, chora para exigir seus direitos. Ela veio ao mundo para conhecer, participar, crescer. E quando ingressa na creche, a educação infantil tem o seguinte papel:
- A) Cuidar, educar e fazê-la conhecer o mundo.
- B) Garantir a preparação básica para o trabalho.
- C) Contribuir na produção de seres capazes, higiênicos, nutridos e sem doenças, desenvolvendo um trabalho, fundamentalmente, assistencial.
- D) Substituir a família durante o período que os pais estiverem trabalhando.
O gabarito correto é A.
Questão 62
Sobre a construção da concepção de infância numa perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Idade Antiga, foram criados novos modelos educacionais que vieram ao encontro de como a sociedade europeia se desenvolvia. O desenvolvimento científico, o crescimento comercial e as atividades artísticas presentes no período Renascentista contribuíram para a existência de novas visões sobre a criança e sobre como ela deveria ser educada.
II. As crianças da Idade Média eram vistas como adultas, como uma fase ruim, que anteciparia a fase da responsabilidade (adulta). Então, por muitas vezes elas eram afastadas de seus pais e a aprendizagem se dava pela convivência com adultos. A transmissão de valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não era, portanto, nem asseguradas nem controladas pela família. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-la.
III. A partir do século XVII acontece uma grande mudança e a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, ou seja, a partir desse momento, as crianças têm seu próprio local, deixando de ser misturadas como os adultos e também de aprender diretamente em contato com eles. As crianças eram separadas dos adultos, ficavam presas, numa espécie de quarentena, para depois serem largadas no mundo. Essa quarentena chegou à escola, sendo um tempo marcado por um enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até os dias de hoje, chamada de escolarização.
IV. Um novo tempo surge sobre a ideia de educação infantil na Europa, iniciando-se uma fase avançada da Idade Moderna, com o crescimento da urbanização e a transformação da família patriarcal em nuclear. A Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnicista e científico originados do crescimento comercial vivido naquele período da Europa Ocidental, fez com que se formulassem novas ideias de um pensamento pedagógico para esse novo tempo. A discussão sobre a escolaridade obrigatória, que se fez mais presente em diversos países da Europa nos séculos XVIII e XIX, ressaltou sobre a necessidade da educação para o desenvolvimento social. A criança a partir daí, passou a ser vista como um sujeito de necessidades e objeto de expectativas e cuidados, fazendo parte de um período de preparação para o ingresso na vida adulta, o que faz da escola (para aqueles que tinham a oportunidade de frequentar) um instrumento fundamental.
Assinale a alternativa correta:
- A)Nenhuma alternativa é verdadeira.
- B)Somente a afirmativa IV é verdadeira.
- C)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
- D)Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
A alternativa correta é D)
O estudo histórico da concepção de infância revela transformações profundas na maneira como as sociedades entenderam e educaram suas crianças. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que as opções II, III e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa D).
A afirmativa I, que relaciona a Idade Antiga com modelos educacionais influenciados pelo Renascimento, apresenta uma incoerência cronológica, pois o Renascimento é um fenômeno da Idade Moderna, não da Antiguidade. Portanto, essa afirmação não pode ser considerada verdadeira.
Já a afirmativa II descreve com precisão a visão medieval da infância, onde as crianças eram tratadas como "adultos em miniatura", inseridas precocemente no mundo do trabalho e da vida adulta, sem uma educação formal ou atenção especializada por parte da família.
A afirmativa III aborda a importante transição ocorrida no século XVII, quando a escola começou a se consolidar como instituição específica para a educação infantil, marcando o início do processo de separação entre o mundo adulto e o infantil - um fenômeno que Philippe Ariès denominou como "invenção da infância".
Por fim, a afirmativa IV corretamente relaciona as transformações da Idade Moderna - urbanização, mudanças na estrutura familiar e a Revolução Industrial - com o surgimento de novas concepções pedagógicas e a valorização da educação formal como preparação para a vida adulta, consolidando a escola como instituição fundamental no desenvolvimento infantil.
Essa análise histórica demonstra como a concepção de infância é uma construção social que evoluiu junto com as transformações econômicas, culturais e familiares das sociedades ocidentais.
Questão 63
No que se refere ao estudo do desenvolvimento humano na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. O estudo do desenvolvimento humano tem sido alvo de grande interesse dos estudiosos e educadores, já que o conhecimento dos processos de desenvolvimento encontra-se no âmago da educação. Acredita-se que, sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento do comportamento humano, os educadores podem apenas supor técnicas educacionais apropriadas, sem que estejam incorporadas experiências de aprendizado, não só ligadas à idade cronológica, mas também, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.
II. O desenvolvimento humano deve ser estudado a partir de um ponto de vista estanque, isto é, totalmente separado, dissociado, ora em esferas (cognitiva, afetiva e psicomotora), ora em comportamentos relacionados à idade (neonatal, infância, adolescência, idade adulta, meia idade, velhice), onde uma esfera não tem nenhuma relação com a outra.
III. Vários estudiosos partem da premissa que o desenvolvimento é contínuo e permanente, o seja, inicia-se na concepção e encerra-se com a morte, dado que inclui todos os aspectos do comportamento humano. Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificações e as possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e se manifestam de formas variadas, completas e complexas.
IV. Já que o movimento é o meio de expressão fundamental da criança na Educação Infantil, os educadores tem a obrigatoriedade de compreender esse movimento que vai além do olhar biológico ou fisiológico, porque o corpo que corre, que transpira, que cresce, é o mesmo que sente, conhece e se expressa.
Assinale a alternativa correta:
- A)Somente a afirmativa II é verdadeira.
- B)Nenhuma alternativa é verdadeira.
- C)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
- D)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
A alternativa correta é C)
No contexto do desenvolvimento humano na Educação Infantil, as afirmativas apresentadas oferecem perspectivas distintas sobre o tema. A análise a seguir demonstra por que a alternativa correta é a C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
A afirmativa I destaca a importância do estudo do desenvolvimento humano para a prática educacional, ressaltando que o conhecimento dos processos de desenvolvimento é essencial para a elaboração de técnicas pedagógicas adequadas. Essa visão é correta, pois a educação deve considerar não apenas a idade cronológica, mas também os níveis de desenvolvimento individual, garantindo experiências de aprendizagem significativas.
A afirmativa II, por outro lado, propõe uma abordagem estanque do desenvolvimento, separando-o em esferas isoladas (cognitiva, afetiva e psicomotora) ou em fases etárias sem relação entre si. Essa perspectiva é equivocada, pois o desenvolvimento humano é integrado e multidimensional, com interações constantes entre suas diferentes dimensões. Portanto, essa afirmativa é falsa.
A afirmativa III reforça a ideia de que o desenvolvimento é um processo contínuo, desde a concepção até a morte, abrangendo todos os aspectos do comportamento humano. Essa visão está alinhada com as teorias contemporâneas, que entendem o desenvolvimento como dinâmico e influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, essa afirmativa é verdadeira.
Por fim, a afirmativa IV ressalta a importância do movimento como forma de expressão infantil, indo além de uma visão puramente biológica. Ela reconhece que o corpo da criança é também um veículo de emoção, cognição e comunicação, o que é fundamental para a prática pedagógica na Educação Infantil. Dessa forma, essa afirmativa também é verdadeira.
Em síntese, as afirmativas I, III e IV apresentam concepções coerentes com os estudos atuais sobre desenvolvimento humano, enquanto a afirmativa II apresenta uma visão ultrapassada e fragmentada. Portanto, a alternativa correta é a C).
Questão 64
De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos
- A)2 anos
- B)3 anos.
- C)2 aos 3 meses.
- D)4 aos 6 meses.
- E)8 aos 12 meses.
A alternativa correta é E)
De acordo com Oliveira, quando o bebê mostra desenvoltura na mobilidade corporal e nas habilidades manuais, bem como na emissão de mais ampla variedade de sons, que vão se combinando em forma de balbucio até com algum significado, e sinaliza maior habilidade para manipular objetos e até mesmo explorar o rosto de seus familiares, ele está na faixa etária dos:
- A) 2 anos
- B) 3 anos
- C) 2 aos 3 meses
- D) 4 aos 6 meses
- E) 8 aos 12 meses
O gabarito correto é E) 8 aos 12 meses.
Questão 65
O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
- A)A alimentação.
- B)A higiene.
- C)O reforço escolar.
- D)As brincadeiras.
- E)O repouso.
A alternativa correta é C)
O cotidiano de uma Escola Infantil é marcado por uma rotina cuidadosamente planejada, que visa atender às necessidades básicas e ao desenvolvimento integral das crianças. Entre as atividades que compõem esse ambiente, destacam-se momentos essenciais como a alimentação, a higiene, as brincadeiras e o repouso. No entanto, há uma exceção nessa lista: o reforço escolar.
A alimentação é um momento fundamental, pois garante a nutrição adequada e ensina hábitos saudáveis desde a primeira infância. A higiene, por sua vez, está diretamente ligada ao cuidado pessoal e à promoção da saúde, sendo parte integrante da rotina diária. As brincadeiras são a base do aprendizado nessa fase, estimulando a criatividade, a socialização e o desenvolvimento motor e cognitivo. Já o repouso é indispensável para recuperar as energias e equilibrar as emoções das crianças.
O reforço escolar, por outro lado, não se encaixa no contexto da Educação Infantil. Essa etapa da educação prioriza o brincar, a exploração do mundo e a construção de vínculos, e não a formalização de conteúdos acadêmicos ou a recuperação de aprendizagens, como propõe o reforço escolar. Portanto, a alternativa correta é a C) O reforço escolar, que não faz parte das atividades típicas desse nível de ensino.
Questão 66
Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento ________________, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento _________________, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.
- A)físico – psicológico
- B)social – motor
- C)psicológico – moral
- D)físico – espiritual
- E)social – cognitivo
A alternativa correta é A)
Segundo Moyles, em algumas sociedades, os bebês têm dois nascimentos: um nascimento físico, quando emergem do útero da mãe, e um nascimento psicológico, cerca de seis semanas depois, quando emergem da condição sonhadora de recém-nascidos e começam a participar ativamente de interações com pessoas.
A alternativa correta para preencher as lacunas é: A) físico – psicológico.
Questão 67
De acordo com Machado, analise as seguintes assertivas e marque C, se certas, ou E, se erradas.
( ) A lentidão é uma característica da criança em idade pré-escolar, especialmente de 3 ou 4 anos (ex.: demora para acabar de comer).
( ) Um conflito existente na faixa pré-escolar é o aparecimento dos medos.
( ) Por volta dos três anos de idade, as crianças se tornam mais falantes, sua capacidade de atenção aumenta e começam a agir de modo premeditado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A)E – C – C.
- B)C – E – C.
- C)E – E – E.
- D)C – C – C.
- E)C – E – E.
A alternativa correta é D)
De acordo com a análise das assertivas baseadas nas ideias de Machado, a resposta correta é a alternativa D) C – C – C. Isso significa que todas as afirmações estão certas:
- A lentidão é uma característica comum em crianças pré-escolares, especialmente entre 3 e 4 anos, refletindo-se em ações como a demora para comer.
- O surgimento de medos é um conflito típico dessa fase do desenvolvimento infantil.
- Por volta dos três anos, as crianças demonstram maior habilidade linguística, aumento da capacidade de atenção e começam a agir com certa premeditação.
Portanto, a sequência correta para preenchimento dos parênteses é C, C, C, conforme indicado na opção D.
Questão 68
Machado cita um autor – Mielnik – o qual relata que a obediência excessiva da criança pode mascarar, EXCETO:
- A)Um retardo mental.
- B)Um alto nível intelectual.
- C)Uma imaturidade de personalidade.
- D)Uma falta de iniciativa.
- E)Um conformismo indesejável.
A alternativa correta é B)
No texto citado por Machado, que faz referência ao autor Mielnik, discute-se a questão da obediência excessiva em crianças e como esse comportamento pode esconder diferentes aspectos psicológicos ou cognitivos. Segundo a análise apresentada, a obediência exacerbada pode ser um indicativo de diversas condições, exceto uma.
As alternativas apresentadas são:
- A) Um retardo mental.
- B) Um alto nível intelectual.
- C) Uma imaturidade de personalidade.
- D) Uma falta de iniciativa.
- E) Um conformismo indesejável.
O gabarito correto é a alternativa B), pois um alto nível intelectual não está associado à obediência excessiva como um fator mascarado. Pelo contrário, crianças com altas habilidades intelectuais muitas vezes questionam, demonstram curiosidade e independência de pensamento, características opostas à submissão extrema.
As demais alternativas, no entanto, podem sim estar relacionadas a esse comportamento. O retardo mental (A) pode levar a uma maior dependência de figuras de autoridade; a imaturidade da personalidade (C) pode resultar em dificuldade de tomar decisões autônomas; a falta de iniciativa (D) é frequentemente reforçada pela obediência passiva; e o conformismo indesejável (E) é uma consequência direta da ausência de questionamento.
Portanto, a única opção que não se enquadra como um possível fator mascarado pela obediência excessiva é um alto nível intelectual, tornando a alternativa B) a resposta correta.
Questão 69
Considerando Machado, por volta ______________ de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.
- A)de um ano e meio
- B)dos dois anos
- C)dos quatro anos
- D)dos nove anos
- E)dos sete anos
A alternativa correta é C)
Considerando Machado, por volta dos quatro anos de idade as crianças querem saber de onde vêm os bebês e como é o ato sexual adulto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase acima.
- A) de um ano e meio
- B) dos dois anos
- C) dos quatro anos
- D) dos nove anos
- E) dos sete anos
O gabarito correto é C).
Questão 70
Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada
- A)pelos instintos e reflexos.
- B)pela curiosidade e pelos questionamentos.
- C)pelo uso fluente da linguagem.
- D)pelos jogos cooperativos
- E)pela seriação e classificação de objetos.
A alternativa correta é A)
Para Barbosa, a primeira infância é uma etapa que começa dominada pelos instintos e reflexos. Essa fase inicial do desenvolvimento humano é marcada por respostas automáticas e comportamentos inatos, que são essenciais para a sobrevivência e adaptação do bebê ao ambiente externo.
As outras alternativas apresentadas, apesar de representarem aspectos importantes do desenvolvimento infantil, não caracterizam o início da primeira infância. A curiosidade e os questionamentos (B), o uso fluente da linguagem (C), os jogos cooperativos (D) e a seriação e classificação de objetos (E) são habilidades que surgem posteriormente, à medida que a criança amadurece cognitiva e socialmente.
Portanto, a alternativa correta é realmente a A), pois reflete com precisão a visão de Barbosa sobre as características dominantes no começo da primeira infância.