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Questões Sobre Concepções de Educação Infantil - Pedagogia - concurso

Questão 71

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

  • A)equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.
  • B)equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.
  • C)adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.
  • D)adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.
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A alternativa correta é D)

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia demonstra uma abordagem pedagógica eficaz ao trabalhar o calendário de forma dinâmica e contextualizada com seu grupo. Ao propor diferentes situações diárias, como calcular prazos, marcar datas significativas ou identificar aniversariantes, ela não apenas reforça o uso prático do calendário, mas também estimula o raciocínio lógico e a compreensão de sua função social.

A alternativa D) é a correta porque destaca a importância de problematizar o uso do calendário, permitindo que as crianças explorem seu significado além da simples memorização. Essa metodologia incentiva a resolução de problemas reais, conectando o aprendizado à vida cotidiana. Ao contrário das opções A) e B), que defendem uma repetição mecânica ou subestimam a necessidade de mediação, a prática da professora Ana Lúcia valoriza a construção ativa do conhecimento.

Além disso, a alternativa C), embora reconheça a sistematicidade do contato com o calendário, não enfatiza o aspecto social — elemento central da proposta da professora. Portanto, a resposta D) é a mais completa, pois evidencia tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a compreensão das ferramentas culturais, essenciais na educação infantil.

Questão 72

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  • A)É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber “quem educa quem”. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a “poeira abaixar”, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.
  • B)Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.
  • C)O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.
  • D)Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.
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A alternativa correta é D)

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, a alternativa correta é a D), que aborda de maneira equilibrada o papel da família e da escola na formação dos indivíduos.

De acordo com essa perspectiva, a família tem a responsabilidade primordial na transmissão de valores que orientarão a trajetória de vida da criança. Esses valores são essenciais para a construção do caráter e para a formação ética do indivíduo. A escola, por sua vez, assume um papel complementar, garantindo a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual.

É importante destacar que a escola não deve se limitar ao ensino de conteúdos acadêmicos, mas também contribuir para a formação ética dos alunos, especialmente no que diz respeito ao convívio social. Essa visão integrada reconhece que a educação é um processo compartilhado entre família e instituições de ensino, onde ambas têm responsabilidades distintas, porém complementares.

As demais alternativas apresentam visões parciais ou equivocadas sobre o tema. A alternativa A) sugere uma postura passiva diante das dificuldades educacionais, o que não é adequado. A B) atribui exclusivamente aos pais a responsabilidade pelos limites, minimizando o papel da escola. Já a C) incorre no erro de restringir a educação formal apenas à escola, ignorando o dever compartilhado mencionado no próprio ECA.

Portanto, a alternativa D) apresenta a visão mais completa e adequada sobre a divisão de responsabilidades na educação das crianças, reconhecendo tanto o papel fundamental da família quanto a contribuição indispensável da escola na formação integral dos indivíduos.

Questão 73

A frequência a creches e pré-escola é considerada, pelo UNICEF, um dos fatores para medir ou avaliar a situação da infância (IDI – Índice de Desenvolvimento Infantil). Para essa organização internacional, a Educação Infantil é reconhecida como um espaço de promoção do desenvolvimento infantil e, consequentemente, de garantia dos direitos da criança. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. É esperado que esse espaço possa assegurar a proteção (aos maus-tratos, à violência dos adultos, à discriminação), a provisão (alimentação, assistência, cuidados com a saúde e a própria educação) e a participação da criança (socialização, inserção na cultura e exercício da cidadania) como sujeito de direitos.
II. As políticas públicas para a infância brasileira preveem recursos generosos para a implantação e manutenção de instituições de Educação Infantil, garantindo o direito das crianças e famílias.
III. São as famílias pobres as mais necessitadas das instituições de Educação Infantil, não porque as famílias seriam incapazes, mas porque há uma dívida da sociedade brasileira exigindo essa priorização.
IV. O pertencimento da educação infantil ao sistema educacional no Brasil implicou a universalização do atendimento a toda a população de crianças de zero a cinco anos.
V. A situação da educação infantil brasileira aponta para importantes mudanças na última década, apresentando desafios que parecem se desdobrar à medida que uma nova consciência da educação infantil se dissemina na sociedade.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A)Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  • B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • C)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
  • D)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • E)As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
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A alternativa correta é A)

A frequência a creches e pré-escolas é um indicador fundamental para avaliar o desenvolvimento infantil, conforme destacado pelo UNICEF. Esse espaço é essencial não apenas para a educação, mas também para a proteção, provisão de cuidados básicos e participação social das crianças. Diante disso, analisemos as afirmativas apresentadas:

Afirmativa I: Correta. A Educação Infantil deve, de fato, assegurar proteção contra violência e discriminação, oferecer alimentação, saúde e educação, além de promover a socialização e cidadania das crianças, conforme os direitos infantis.

Afirmativa II: Incorreta. Apesar da importância da Educação Infantil, as políticas públicas no Brasil ainda não garantem recursos suficientes para universalizar o acesso com qualidade, evidenciando lacunas no financiamento e na implementação.

Afirmativa III: Incorreta. Embora famílias pobres sejam prioritárias devido às desigualdades sociais, a afirmação simplifica a questão. A necessidade de creches e pré-escolas é universal, e a responsabilidade não se limita a uma "dívida histórica", mas a um direito de todas as crianças.

Afirmativa IV: Incorreta. A inclusão da Educação Infantil no sistema educacional brasileiro foi um avanço, mas a universalização do atendimento para crianças de 0 a 5 anos ainda não foi alcançada, especialmente na faixa etária de 0 a 3 anos.

Afirmativa V: Correta. A última década trouxe progressos, como a ampliação de vagas e a maior valorização da etapa, mas persistem desafios estruturais, como a qualificação de profissionais e a garantia de padrões de qualidade.

Portanto, apenas as afirmativas I e V estão corretas, correspondendo à alternativa A. A Educação Infantil é um direito fundamental, e seu fortalecimento exige investimentos contínuos e uma visão integral sobre o desenvolvimento das crianças.

Questão 74

O período de inserção das crianças pequenas nos espaços coletivos de socialização caracteriza-se como momentos especiais em que as crianças e as famílias se preparam para uma sensível mudança de espaço, tempo, relações; o convívio com adultos e crianças diferentes do contexto familiar se amplia.

Assinale a alternativa que NÃO COMPLEMENTA a assertiva.

  • A)A inserção deve ser um processo pensado sistematicamente e intencionalmente pelas instituições de educação infantil e construído a partir de estudos e pesquisas na área.
  • B)As Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) apontam para a obrigatoriedade da presença das famílias no período de inserção de seus filhos nos espaços coletivos de educação infantil, em todas as instituições do país.
  • C)É condição essencial a participação dos familiares em todos os momentos previstos, para que a inserção aconteça com tranquilidade e segurança, e para que se estruture vínculos afetivos e efetivos entre a instituição e os familiares, aspecto relevante para todo o período em que a criança e sua família permaneçam na instituição.
  • D)O planejamento para o período de inserção deve ser flexível quanto às rotinas e horários e, para esse período, é imprescindível a formação da equipe docente e técnica, aprofundando- se em estudos relacionados ao desenvolvimento infantil.
  • E)Os pais e mães devem receber atenção especial no período de inserção de seus filhos, para ganharem confiança e familiaridade com a creche e pré-escola.
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A alternativa correta é B)

O período de inserção das crianças pequenas nos espaços coletivos de socialização é um momento marcante tanto para os pequenos quanto para suas famílias. Trata-se de uma transição delicada, em que novos vínculos são estabelecidos e a criança passa a conviver com adultos e outras crianças fora do ambiente familiar. Para que esse processo ocorra de forma harmoniosa, é fundamental que as instituições de educação infantil adotem estratégias bem planejadas e acolhedoras.

Entre as alternativas apresentadas, a que NÃO COMPLEMENTA a assertiva inicial é a opção B. Isso porque as Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) não estabelecem uma obrigatoriedade universal da presença das famílias durante o período de inserção em todas as instituições do país. Embora a participação dos familiares seja altamente recomendada e considerada benéfica, não se trata de uma exigência legal absoluta, como a alternativa sugere.

As demais alternativas apresentam princípios corretos e relevantes para um processo de inserção adequado: a necessidade de um planejamento intencional (A), a importância da participação familiar (C), a flexibilidade e formação da equipe (D) e o acolhimento especial aos pais (E). Esses elementos são fundamentais para garantir uma adaptação tranquila e a construção de relações de confiança entre família e instituição.

Questão 75

No que se refere ao conceito de criança e infância, de acordo com o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, analise as afirmativas abaixo.

I. A categoria infância inexistiu em determinadas etapas evolutivas da sociedade, em seus diferentes momentos históricos, sobretudo nas sociedades mais primitivas.
II. A categoria infância, do mesmo modo que outras categorias sociais, foi criada ao longo da história humana, pelas necessidades postas no entrelaçamento dos meios e modos de produção da existência.
III. A infância deve ser concebida como uma etapa de preparação para a vida. Assim, requer a mesma apreciação dada a qualquer outro período de existência.
IV. Pela posição social que a criança ocupa na sociedade, a mesma age de forma peculiar e diferenciada em relação aos outros períodos de vida.
V. A criança desenvolve uma relação dialética com o meio que a cerca, através de elementos mediadores, tanto físicos quanto sociais, e ela exerce influência sobre esse meio de modo que o transforma.

Assinale a alternativa CORRETA.





  • A)Somente a afirmativa I, II e III estão corretas.
  • B)Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
  • C)Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • D)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
  • E)As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
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A alternativa correta é D)

Questão 76

Os organismos internacionais têm influenciado a educação mundial e, consequentemente, a educação no Brasil e América Latina. No Brasil, o Banco Mundial, UNESCO e UNICEF vêm atuando como instâncias de difusão de modelos de atendimento à educação infantil. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien em 1990, assume o compromisso com a universalização da educação básica e, consequentemente, com a expansão da educação infantil pública.
II. Sob a influência das organizações internacionais, como UNICEF e Banco Mundial, a educação das famílias aparece como estratégia privilegiada de combate à pobreza.
III. As estratégias do Banco Mundial voltadas para a infância visam a fortalecer o desenvolvimento infantil, ao invés de promover a educação infantil.
IV. O UNICEF acompanha as metas da Cúpula Mundial, para Infância respeitando os artigos da Convenção dos Direitos das Crianças, e promove políticas universais com relação à educação infantil.
V. Os organismos internacionais indicam a expansão da educação infantil, principalmente das crianças das camadas pobres, propondo políticas compensatórias concretizadas em programas descentralizados de baixo custo.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A)Somente as afirmativas I e III estão corretas.
  • B)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • C)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • D)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • E)Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
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A alternativa correta é D)

A influência dos organismos internacionais na educação, especialmente no Brasil e na América Latina, tem sido significativa, com destaque para o Banco Mundial, a UNESCO e o UNICEF. Essas organizações difundem modelos de atendimento à educação infantil, promovendo políticas que visam à universalização do acesso e à melhoria da qualidade educacional. A análise das afirmativas apresentadas revela que algumas delas estão corretas, enquanto outras não refletem adequadamente as ações dessas instituições.

A afirmativa I está incorreta, pois a Conferência de Jomtien (1990) não se limitou à universalização da educação básica e à expansão da educação infantil pública, mas também abordou a qualidade e a equidade educacional. Já a afirmativa II está correta, pois organizações como o UNICEF e o Banco Mundial de fato enfatizam a educação das famílias como estratégia para combater a pobreza, reconhecendo seu papel no desenvolvimento infantil. A afirmativa III também está correta, uma vez que o Banco Mundial prioriza o desenvolvimento infantil em suas estratégias, indo além da simples promoção da educação infantil.

A afirmativa IV está incorreta, pois o UNICEF não apenas acompanha as metas da Cúpula Mundial para a Infância, mas também atua de forma mais ampla, incluindo parcerias locais e adaptações contextuais. Por fim, a afirmativa V está correta, já que os organismos internacionais realmente incentivam a expansão da educação infantil para crianças de baixa renda, com políticas compensatórias e programas de baixo custo.

Portanto, a alternativa correta é D) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas, conforme indicado no gabarito.

Questão 77

Guilherme tem 3 anos e frequenta a creche desde bebê. Sua mãe está preocupada, pois Guilherme ultimamente vem desenhando com a mão esquerda. A mãe sugeriu que a professora interviesse, durante as atividades, trocando o lápis para a mão direita, afinal, ela não gostaria de ter um filho canhoto. De acordo com os estudos sobre lateralidade, a professora respondeu:

  • A)Ficarei atenta, pois de fato a criança canhota apresenta dificuldades durante o processo de alfabetização.
  • B)O Guilherme já definiu sua lateralidade, por isso é impossível fazer esta modificação
  • C)A lateralidade se manifesta por volta dos 6 aos 8 anos, é importante que o Guilherme experimente a escrita com as duas mãos
  • D)A senhora poderia em casa enfaixar ou amarrar a mão esquerda dele, assim vai obrigá-lo a usar somente a mão direita
  • E)É importante encaminhá-lo a uma psicomotricista para ela fazer um trabalho específico com o lado direito do seu cérebro.
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A alternativa correta é C)

O desenvolvimento infantil é um processo complexo e fascinante, que envolve diversas etapas e descobertas. Entre elas, está a definição da lateralidade, ou seja, a preferência por um dos lados do corpo para realizar atividades cotidianas, como escrever, desenhar ou chutar uma bola. O caso de Guilherme, uma criança de 3 anos que vem demonstrando preferência pela mão esquerda, traz à tona uma discussão importante sobre como lidar com essa questão de forma adequada.

De acordo com os estudos sobre lateralidade, a resposta correta para a situação apresentada é a alternativa C): "A lateralidade se manifesta por volta dos 6 aos 8 anos, é importante que o Guilherme experimente a escrita com as duas mãos". Essa afirmação está alinhada com o conhecimento científico atual, que indica que a lateralidade não é algo fixo ou definido em crianças tão pequenas. Na verdade, é um processo que se consolida gradualmente ao longo do desenvolvimento.

Forçar uma criança a usar a mão contrária à sua preferência natural, como sugerido em algumas das alternativas incorretas, pode trazer prejuízos ao seu desenvolvimento motor e até emocional. A lateralidade está ligada à organização cerebral, e interferir nesse processo de forma artificial pode causar confusão e dificuldades desnecessárias. Além disso, ser canhoto não é um problema ou algo que precise ser "corrigido".

O papel dos educadores e familiares, nesse contexto, é oferecer oportunidades para que a criança explore livremente suas habilidades com ambas as mãos, sem pressões ou julgamentos. Com o tempo, a própria criança irá definir sua lateralidade de forma natural. A preocupação excessiva e as tentativas de intervenção, como amarrar a mão ou forçar o uso da mão direita, são práticas ultrapassadas que não encontram respaldo na pedagogia moderna nem na psicologia do desenvolvimento.

Portanto, a abordagem mais adequada é a de respeitar o ritmo de Guilherme, permitindo que ele vivencie experiências com ambas as mãos até que sua lateralidade se defina naturalmente. Essa postura respeitosa e baseada em evidências científicas é a que melhor contribui para um desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

Questão 78

Ghirardelli, em “O que é a Pedagogia”, indica que a pedagogia possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno, que trouxe um novo conceito ao qual a pedagogia está atrelada e do qual é caudatária. Trata-se do conceito de:

  • A)aprendizagem
  • B)escola
  • C)infância
  • D)educação
  • E)instrução
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A alternativa correta é C)

Ghirardelli, em sua obra "O que é a Pedagogia", destaca que as características fundamentais da pedagogia foram estabelecidas com o surgimento do mundo moderno, período que introduziu um novo conceito ao qual a pedagogia está intrinsecamente ligada. Esse conceito, segundo o autor, é a infância, representado pela alternativa C).

A modernidade trouxe uma nova compreensão sobre a infância, reconhecendo-a como uma fase distinta do desenvolvimento humano, com necessidades e particularidades próprias. Foi nesse contexto que a pedagogia se consolidou como campo de conhecimento e prática, voltado especificamente para a educação e formação das crianças.

Embora as demais alternativas – aprendizagem, escola, educação e instrução – sejam elementos importantes no âmbito pedagógico, o conceito central que fundamenta a pedagogia moderna, conforme apontado por Ghirardelli, é justamente a infância. Essa perspectiva revolucionou a maneira como a sociedade passou a enxergar e tratar as crianças, influenciando diretamente os métodos e teorias educacionais.

Questão 79

Sobre os projetos de trabalho na educação infantil, pode-se afirmar que

  • A)são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter.
  • B)possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
  • C)dependem, em grande parte, dos interesses das crianças e precisam ser significativos.
  • D)é importante que os desafios apresentados sejam possíveis de serem enfrentados pelo grupo de crianças.
  • E)todas as alternativas estão corretas.
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A alternativa correta é E)

Sobre os projetos de trabalho na educação infantil, pode-se afirmar que todas as alternativas apresentadas estão corretas, conforme indicado pelo gabarito. A seguir, uma análise detalhada de cada item:

  • A) Os projetos são, de fato, conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, organizados a partir de um eixo central que pode ser um problema a resolver ou um produto final a ser alcançado. Essa estrutura permite uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.
  • B) A duração de um projeto é flexível, adaptando-se aos objetivos propostos, ao desenvolvimento das etapas e, principalmente, ao interesse e engajamento das crianças. Essa maleabilidade é essencial para respeitar o ritmo de aprendizagem do grupo.
  • C) O sucesso de um projeto depende significativamente da conexão com os interesses das crianças. Quando o tema é significativo para elas, a participação e a construção do conhecimento tornam-se mais autênticas e relevantes.
  • D) A adequação dos desafios às capacidades do grupo é fundamental. Desafios possíveis de serem superados promovem a confiança e o desenvolvimento, enquanto obstáculos inalcançáveis podem gerar frustração e desmotivação.

Portanto, a alternativa E) é a correta, pois todas as afirmações anteriores caracterizam aspectos essenciais dos projetos de trabalho na educação infantil, destacando sua natureza dinâmica, centrada na criança e voltada para a construção ativa de conhecimentos.

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Questão 80

Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a criança.

O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança, EXCETO:

  • A)Os passos dos procedimentos didáticos.
  • B)Os objetivos das tarefas propostas.
  • C)A informação sobre o resultado da avaliação da atividade desenvolvida.
  • D)A divisão das tarefas possíveis.
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A alternativa correta é C)

Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a criança.

O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança, EXCETO:

  • A) Os passos dos procedimentos didáticos.
  • B) Os objetivos das tarefas propostas.
  • C) A informação sobre o resultado da avaliação da atividade desenvolvida.
  • D) A divisão das tarefas possíveis.

O gabarito correto é C).

1 6 7 8 9