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Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo: I. a interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. II. os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto.III. a individualidade e a diversidade. IV. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que possam ou não ser significativas. Está correto apenas o que se apresenta em:

Para que as aprendizagens infantis ocorram com
sucesso, é preciso que o professor considere, na
organização do trabalho educativo:

I. a interação com crianças da mesma idade e de
idades diferentes em situações diversas como
fator de promoção da aprendizagem e
do desenvolvimento e da capacidade de
relacionar-se.

II. os conhecimentos prévios de qualquer natureza,
que as crianças já possuem sobre o assunto.

III. a individualidade e a diversidade.

IV. o grau de desafio que as atividades apresentam e
o fato de que possam ou não ser significativas.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A organização do trabalho educativo na educação infantil requer uma abordagem cuidadosa e multifacetada, considerando diversos aspectos que promovam o desenvolvimento integral da criança. Conforme o texto apresentado, para que as aprendizagens ocorram com sucesso, o professor deve atentar-se a elementos fundamentais, como a interação entre crianças de diferentes idades, os conhecimentos prévios, a individualidade e a diversidade.

A primeira afirmação (I) destaca a importância da interação social como fator essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades de relacionamento. Essa perspectiva está alinhada com teorias sociocognitivas, que enfatizam o papel das trocas sociais na construção do conhecimento.

O item (II) ressalta a necessidade de considerar os conhecimentos prévios das crianças, independentemente de sua natureza. Essa abordagem é fundamental para ancorar novas aprendizagens, permitindo que o educador construa sobre bases já existentes no repertório infantil.

A terceira afirmação (III) aborda a importância de respeitar a individualidade e a diversidade no processo educativo. Cada criança possui características únicas, e um ensino eficaz deve levar em conta essas diferenças para promover um desenvolvimento equitativo.

Embora o item (IV) mencione aspectos relevantes, como o grau de desafio e a significância das atividades, ele não está incluído no conjunto de afirmações totalmente corretas, conforme indicado pelo gabarito. Portanto, a alternativa que contempla todos os elementos essenciais para uma prática educativa eficaz na educação infantil é a D) I, II e III.

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