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Sobre a concepção de criança abordada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), pode-se afirmar que a criança

Sobre a concepção de criança abordada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI),
pode-se afirmar que a criança

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) apresenta uma visão da criança como um sujeito ativo, dotado de direitos e inserido em um contexto sociocultural. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a que melhor reflete essa concepção, ao afirmar que a criança é um ser social e histórico, pertencente a uma família e sociedade, marcada por uma cultura e um momento específico.

A abordagem do RCNEI rejeita visões reducionistas, como a ideia de que a criança é um "mini adulto" (alternativa C) ou um mero "recipiente" passivo (alternativa D). Também não a trata como um ser frágil e dependente apenas de cuidados básicos (alternativa E), nem como alguém que deve ser completamente guiado pela família sem autonomia (alternativa A).

Pelo contrário, o documento reconhece a criança como um indivíduo em desenvolvimento, mas já capaz de interagir, aprender e contribuir para seu meio. Essa perspectiva valoriza a infância como uma fase singular, em que a criança constrói conhecimentos a partir de suas vivências e relações, sempre dentro de um contexto cultural e histórico específico.

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