Sobre a concepção de criança abordada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), pode-se afirmar que a criança
pode-se afirmar que a criança
- A)possui uma natureza plural, por isso deve ser orientada pela família que pensará e agirá por ela durante o tempo necessário. Dessa forma, será protegida e educada conforme os padrões.
- B)é um sujeito social e histórico pertencente a uma família, que por sua vez está inserida em uma sociedade, vivenciando determinada cultura e momento histórico.
- C)é considerada um mini adulto, que, vivenciando com seus exemplos mais próximos, poderá se moldar afetiva, cognitiva e socialmente.
- D)é considerada como um recipiente pronto para ser preenchido de conhecimento.
- E)ainda em sua fragilidade é considerada um ser humano que precisa somente de cuidados em suas necessidades básicas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) apresenta uma visão da criança como um sujeito ativo, dotado de direitos e inserido em um contexto sociocultural. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a que melhor reflete essa concepção, ao afirmar que a criança é um ser social e histórico, pertencente a uma família e sociedade, marcada por uma cultura e um momento específico.
A abordagem do RCNEI rejeita visões reducionistas, como a ideia de que a criança é um "mini adulto" (alternativa C) ou um mero "recipiente" passivo (alternativa D). Também não a trata como um ser frágil e dependente apenas de cuidados básicos (alternativa E), nem como alguém que deve ser completamente guiado pela família sem autonomia (alternativa A).
Pelo contrário, o documento reconhece a criança como um indivíduo em desenvolvimento, mas já capaz de interagir, aprender e contribuir para seu meio. Essa perspectiva valoriza a infância como uma fase singular, em que a criança constrói conhecimentos a partir de suas vivências e relações, sempre dentro de um contexto cultural e histórico específico.
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