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A brincadeira e o ato de brincar têm sido, ao longo da história, expressões de ordem quando se pensa e discute a Educação Infantil. Diferentes perspectivas circularam por entre debates e produções acadêmicas e pedagógicas sobre o tema, sobretudo desde a segunda metade do século XX até os dias atuais. Apesar de existirem diferentes paradigmas e, neles inspiradas, diferentes concepções sobre o tema, é indiscutível a compreensão de que a brincadeira e o ato de brincar na e da criança é:

A brincadeira e o ato de brincar têm sido, ao longo
da história, expressões de ordem quando se pensa e
discute a Educação Infantil. Diferentes perspectivas
circularam por entre debates e produções acadêmicas
e pedagógicas sobre o tema, sobretudo desde a
segunda metade do século XX até os dias atuais.

Apesar de existirem diferentes paradigmas e, neles
inspiradas, diferentes concepções sobre o tema, é
indiscutível a compreensão de que a brincadeira e o
ato de brincar na e da criança é:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A brincadeira e o ato de brincar ocupam um lugar central nas discussões sobre Educação Infantil, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Ao longo do tempo, diferentes abordagens teóricas e pedagógicas debateram o tema, destacando sua importância no desenvolvimento infantil. Embora existam diversas perspectivas, a compreensão predominante é que a brincadeira não se limita a um aspecto meramente biológico ou restrito a determinadas fases da vida.

Entre as opções apresentadas, a alternativa correta é B) Um fenômeno cultural. Isso porque a brincadeira não é apenas uma manifestação inata (A), mas sim uma prática profundamente influenciada pelo contexto social, histórico e cultural em que a criança está inserida. Ela se desenvolve por meio das interações, dos valores e dos significados compartilhados pelo grupo ao qual a criança pertence.

As demais alternativas apresentam equívocos: a brincadeira não é um acontecimento mecânico (C), pois envolve criatividade e significado; não se restringe à primeira infância (D), já que está presente em diferentes fases da vida; e tampouco é exclusividade de algumas classes sociais (E), sendo uma expressão universal da experiência humana.

Portanto, reconhecer a brincadeira como fenômeno cultural permite compreender sua complexidade e seu papel fundamental na construção de identidades, na socialização e no aprendizado infantil.

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