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A brincadeira é um importante aspecto a ser considerado nas práticas pedagógicas realizadas com crianças, e tem que ser incluída na proposta curricular de uma instituição de Educação Infantil. Sobre a publicação “Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica” proposto pelo Ministério da Educação, leia as proposições e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) em conformidade com o documento. ( ) Um currículo que adota a brincadeira como eixo precisa valorizar a dimensão “brincante” e “brincalhona” da professora como condição importante. Essa atitude da professora é essencial para criar vínculos com a criança e para organizar situações nas programações curriculares, em que as interações e a brincadeira estejam presentes. ( ) Desenvolver um currículo por meio de brincadeira é o mesmo que desenvolver um currículo de conteúdos disciplinares. O brincar requer uma condição: é o adulto o protagonista que faz a experiência. A abordagem disciplinar geralmente favorece a ação do adulto, é ele que explica ou faz a demonstração do significado do conceito e requer, necessariamente, ação dinâmica e ativa das crianças. ( ) Para ter raízes na cultura é preciso que a educação inclua os valores da comunidade na qual está inserida e isso inclui as brincadeiras. Cada comunidade deve ter o direito de escolher para suas creches propostas curriculares que reflitam seus valores e espelhem as escolhas do grupo. ( ) A qualidade da Educação Infantil depende da interação entre a creche, a família e a comunidade. Essa integração pode ser feita por meio da circulação das brincadeiras. Assim, aproveita-se a diversidade da cultura lúdica das famílias e da comunidade e, ao mesmo tempo, propicia-se às crianças a manutenção de sua identidade cultural. ( ) Para garantir a identidade cultural em cada creche é preciso preservar seus valores. Se a opção é a valorização do contato com a natureza, o brincar neste contexto natural é importante. Mas deve-se oferecer a possibilidade para que a creche escolha os recursos tecnológicos de que necessita para educação das crianças. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A brincadeira é um importante aspecto a ser considerado nas práticas pedagógicas realizadas com crianças, e
tem que ser incluída na proposta curricular de uma instituição de Educação Infantil. Sobre a publicação
“Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica” proposto pelo Ministério da
Educação, leia as proposições e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) em conformidade com o
documento.

( ) Um currículo que adota a brincadeira como eixo precisa valorizar a dimensão “brincante” e “brincalhona”
da professora como condição importante. Essa atitude da professora é essencial para criar vínculos com a
criança e para organizar situações nas programações curriculares, em que as interações e a brincadeira
estejam presentes.

( ) Desenvolver um currículo por meio de brincadeira é o mesmo que desenvolver um currículo de conteúdos
disciplinares. O brincar requer uma condição: é o adulto o protagonista que faz a experiência. A
abordagem disciplinar geralmente favorece a ação do adulto, é ele que explica ou faz a demonstração do
significado do conceito e requer, necessariamente, ação dinâmica e ativa das crianças.
( ) Para ter raízes na cultura é preciso que a educação inclua os valores da comunidade na qual está inserida e
isso inclui as brincadeiras. Cada comunidade deve ter o direito de escolher para suas creches propostas
curriculares que reflitam seus valores e espelhem as escolhas do grupo.

( ) A qualidade da Educação Infantil depende da interação entre a creche, a família e a comunidade. Essa
integração pode ser feita por meio da circulação das brincadeiras. Assim, aproveita-se a diversidade da
cultura lúdica das famílias e da comunidade e, ao mesmo tempo, propicia-se às crianças a manutenção de
sua identidade cultural.

( ) Para garantir a identidade cultural em cada creche é preciso preservar seus valores. Se a opção é a
valorização do contato com a natureza, o brincar neste contexto natural é importante. Mas deve-se
oferecer a possibilidade para que a creche escolha os recursos tecnológicos de que necessita para
educação das crianças.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A brincadeira é um elemento fundamental no desenvolvimento infantil e deve ser integrada às práticas pedagógicas na Educação Infantil. O manual "Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica", publicado pelo Ministério da Educação, destaca a importância de se adotar a brincadeira como eixo curricular, valorizando a postura lúdica do educador e a interação com as crianças.

A primeira afirmação é verdadeira, pois o documento reforça que a atitude "brincante" da professora é essencial para estabelecer vínculos e organizar situações de aprendizagem. Já a segunda afirmação é falsa, pois um currículo baseado em brincadeiras difere de um currículo disciplinar tradicional, sendo a criança a protagonista da experiência lúdica, não o adulto.

A terceira proposição é verdadeira, pois o manual defende a incorporação dos valores e brincadeiras da comunidade local no currículo. A quarta afirmação também é verdadeira, destacando a importância da integração entre creche, família e comunidade por meio das brincadeiras. Por fim, a quinta afirmação é igualmente verdadeira, pois aborda a necessidade de respeitar a identidade cultural da creche, seja valorizando a natureza ou recursos tecnológicos, conforme suas escolhas pedagógicas.

Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V - V, correspondente à alternativa A.

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