A Construção social da criança envolve múltiplas situações, entre elas o brincar (Borba, 2007). Pode-se afirmar que o ambiente informal das brincadeiras possibilita a (o) I. construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e da didática. II. estabelecimento de novas relações de aprendizagem entre objetos físicos e sociais e a coordenação das ações individuais e coletivas. III. argumentação e a negociação, no entanto a organização de novas realidades fica comprometida por causa do imaginário. IV. a constituição de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. Está CORRETO o que se afirma em
A Construção social da criança envolve múltiplas situações, entre elas o brincar (Borba, 2007). Pode-se afirmar que o ambiente informal das brincadeiras possibilita a (o)
I. construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e da didática.
II. estabelecimento de novas relações de aprendizagem entre objetos físicos e sociais e a coordenação das ações individuais e coletivas.
III. argumentação e a negociação, no entanto a organização de novas realidades fica comprometida por causa do imaginário.
IV. a constituição de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.
Está CORRETO o que se afirma em
- A)I e II.
- B)I, II e III.
- C)II e IV.
- D)I, II, III e IV.
- E)I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A construção social da criança é um processo complexo e multifacetado, no qual o brincar desempenha um papel fundamental, conforme destacado por Borba (2007). O ambiente lúdico e informal das brincadeiras oferece um espaço privilegiado para o desenvolvimento infantil, permitindo a exploração de diferentes dimensões do aprendizado e da socialização.
Analisando as afirmações apresentadas:
I. A construção e ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e da didática são, de fato, potencializadas pelo brincar. No entanto, o termo "didática" pode ser considerado inadequado nesse contexto, pois remete a um processo mais formal de ensino, distante da informalidade do brincar.
II. O estabelecimento de novas relações de aprendizagem entre objetos físicos e sociais, bem como a coordenação das ações individuais e coletivas, é uma característica essencial do brincar. Através das interações lúdicas, as crianças desenvolvem habilidades sociais e cognitivas fundamentais.
III. Embora a argumentação e a negociação sejam elementos presentes nas brincadeiras, a afirmação de que a organização de novas realidades fica comprometida pelo imaginário é equivocada. Pelo contrário, o imaginário infantil é justamente o que possibilita a criação e a ressignificação de realidades durante o brincar.
IV. A constituição de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade é um dos principais benefícios do brincar. Essa afirmação está correta e é amplamente respaldada pela literatura sobre desenvolvimento infantil.
Portanto, as afirmações corretas são II e IV, correspondendo à alternativa C) como gabarito. O brincar se mostra como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral da criança, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também aspectos sociais, emocionais e criativos.
Deixe um comentário