A música folclórica pode ser usada na Educação Infantil como instrumento de valor próprio e significativo. Diverge-se dessa concepção quando se afirma que esse tipo de música
Infantil como instrumento de valor próprio e
significativo. Diverge-se dessa concepção quando se
afirma que esse tipo de música
- A)ativa a erotização e permite à criança transformar-se em um instrumento vivo, com sua voz e seu corpo.
- B)estimula a imaginação e a criatividade, através do brincar e do caráter lúdico das letras.
- C)propicia experiência musical carregada de conhecimento culturalmente construído pelas gerações anteriores.
- D)oportuniza grande contribuição para o desenvolvimento social, cultural, e emocional da criança.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A música folclórica na Educação Infantil possui um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, indo além do simples entretenimento. Embora muitas vezes seja vista como um recurso para estimular a criatividade, o conhecimento cultural ou o desenvolvimento socioemocional, sua verdadeira potência reside em sua capacidade de ativar a expressão corporal e vocal de maneira mais profunda.
Enquanto opções como a letra B destacam o aspecto lúdico e imaginativo, e as letras C e D enfatizam a transmissão cultural e o desenvolvimento integral, a alternativa A vai ao cerne da questão. A música folclórica, com seus ritmos e melodias tradicionais, permite que a criança explore seu corpo e sua voz de forma orgânica, transformando-se em um "instrumento vivo". Essa abordagem não apenas estimula a consciência corporal, mas também abre espaço para uma expressão mais autêntica e menos reprimida, incluindo manifestações naturais da infância que podem ser interpretadas como erotização, mas que fazem parte do desenvolvimento humano.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A, pois capta a essência transformadora da música folclórica na primeira infância, indo além dos benefícios mais óbvios e explorando sua relação única com o corpo e a voz da criança.
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