Ao organizar sua rotina do 1° ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é
Ao organizar sua rotina do 1° ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é
- A)criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.
- B)favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.
- C)favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.
- D)criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.
Resposta:
A alternativa correta é D)
No contexto do Ensino Fundamental I, especialmente no 1° ano, a utilização de brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas, desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento. A professora Andréa, ao incluir essas atividades em sua rotina pedagógica, tem como principal objetivo criar situações lúdicas que permitam às crianças explorar aspectos fonológicos da língua, como sílabas, rimas e repetições de fonemas.
Embora as outras alternativas apresentem benefícios plausíveis – como o desenvolvimento da oralidade (A), a interação entre as crianças (B) ou a relação professor-aluno (C) –, a alternativa D é a que melhor se alinha ao propósito pedagógico específico dessas atividades. As brincadeiras cantadas são estrategicamente pensadas para que os alunos, de forma divertida e natural, manipulem elementos sonoros da linguagem, essenciais para a consciência fonológica, competência precursora da leitura e escrita.
Portanto, a resposta correta é a letra D, pois reflete o intuito de utilizar a ludicidade como ferramenta para trabalhar habilidades metalinguísticas, preparando as crianças para os desafios da alfabetização sem perder o caráter prazeroso do aprendizado.
Deixe um comentário