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“Desenhar é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Para Ester Gresspum, o desenho pode ser visto como marcas, registros, vestígios. Desenhar é também uma forma de se aproximar das linguagens artísticas, sendo que o desenho para a criança é uma linguagem, como o gesto ou a fala. É importante, no planejamento das atividades vinculadas às artes visuais e à exploração da imagem na Educação Infantil, garantir

“Desenhar é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Para Ester Gresspum, o desenho pode ser visto como marcas, registros, vestígios. Desenhar é também uma forma de se aproximar das linguagens artísticas, sendo que o desenho para a criança é uma linguagem, como o gesto ou a fala. É importante, no planejamento das atividades vinculadas às artes visuais e à exploração da imagem na Educação Infantil, garantir

Resposta:

A alternativa correta é B)

O desenho, como aponta Ester Gresspum, é muito mais do que uma simples atividade gráfica: é uma forma de comunicação, um registro de significados e uma expressão pessoal. Na Educação Infantil, essa linguagem assume um papel fundamental no desenvolvimento da criança, permitindo que ela explore sua criatividade e se expresse livremente. Diante disso, o planejamento de atividades relacionadas às artes visuais deve priorizar a liberdade de expressão, respeitando a individualidade de cada criança.

A alternativa correta, B), reforça a importância de equilibrar a intencionalidade pedagógica do professor com a autonomia da criança. Isso significa que, embora o educador possa propor temas ou técnicas, é essencial que a criança tenha espaço para escolher como deseja se expressar. Dessa forma, o desenho não se torna uma mera reprodução de modelos, mas sim uma ferramenta de autoconhecimento e comunicação.

As outras alternativas apresentam abordagens limitadoras. Direcionar o desenho a padrões estéticos (A), restringir a expressão a figuras prontas (C), impor atividades uniformes (D) ou repetir modelos festivos (E) são práticas que inibem a criatividade e ignoram o potencial do desenho como linguagem espontânea. Portanto, o respeito à iniciativa da criança, como proposto na alternativa B, é o caminho mais adequado para uma educação artística significativa na infância.

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