Em uma escola na qual o professor se transforma em um animador, um produtor da criatividade, na qual não há nenhuma hierarquia das matérias e a realidade é abordada por todos os pontos de vista, segundo Rodari, a criança é uma
animador, um produtor da criatividade, na qual não há
nenhuma hierarquia das matérias e a realidade é abordada
por todos os pontos de vista, segundo Rodari, a
criança é uma
- A)consumidora de cultura.
- B)reprodutora de receitas e modelos.
- C)animadora do sistema.
- D)criadora e produtora de valores e de cultura.
- E)produtora de jogos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda uma visão transformadora da educação, na qual o professor assume o papel de animador e facilitador da criatividade, enquanto a hierarquia tradicional entre as disciplinas é dissolvida. Nesse contexto, a criança não é vista como mera receptora passiva de conhecimento, mas como um agente ativo no processo de construção cultural. A alternativa correta, D) "criadora e produtora de valores e de cultura", reflete essa perspectiva inovadora, que valoriza a capacidade infantil de contribuir significativamente para a cultura e a sociedade.
Essa abordagem educacional, inspirada nas ideias de Rodari, rompe com modelos tradicionais que enxergam a criança como consumidora de cultura (A) ou reprodutora de receitas e modelos (B). Também se distancia da visão que a reduz a um elemento animador do sistema (C) ou produtora de jogos (E). Ao enfatizar o potencial criativo e produtivo das crianças, essa proposta pedagógica reconhece sua capacidade de inovar e transformar a realidade a partir de múltiplas perspectivas.
A escolha da alternativa D como resposta correta reforça a importância de se construir espaços educativos que valorizem a autoria infantil, onde os alunos possam se expressar livremente e contribuir com suas próprias produções culturais. Essa concepção de educação prepara indivíduos mais críticos, criativos e capazes de intervir positivamente no mundo que os cerca.
Deixe um comentário