Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse o motorista. Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de zero a quatro anos, o que se deve fazer diante dessa situação?
Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui
caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a
deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse
o motorista.
Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de
zero a quatro anos, o que se deve fazer diante dessa situação?
- A)Pedir à criança que pare de brincar com a caixa, pois esse material foi trazido para outro tipo de trabalho e, dessa forma, impedir que as demais sigam o mau exemplo e prejudiquem o sucesso da atividade planejada.
- B)Solicitar à criança que lhe devolva a caixa, uma vez que ainda não sabe aguardar as explicações, pois desde muito pequena a criança precisa aprender seus limites dentro da sala, reconhecendo a autoridade do adulto.
- C)Chamar discretamente a criança e explicar-lhe que aquilo é uma caixa e não um carrinho, pois a partir dos quatro anos de idade é preciso superar as atitudes fantasiosas aprendendo a discernir o real do imaginário.
- D)Aproveitar a situação em favor do processo pedagógico indicando às demais crianças a “ideia legal do coleguinha", convidando-as a também explorar o material livremente e “brincar de imaginar", pois o jogo simbólico é uma forma de a criança dessa idade assimilar o mundo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse o motorista.
Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de zero a quatro anos, a resposta mais adequada diante dessa situação é a alternativa D):
Aproveitar a situação em favor do processo pedagógico indicando às demais crianças a "ideia legal do coleguinha", convidando-as a também explorar o material livremente e "brincar de imaginar", pois o jogo simbólico é uma forma de a criança dessa idade assimilar o mundo.
Essa abordagem respeita o desenvolvimento infantil, valorizando a criatividade e a expressão lúdica, elementos fundamentais para a aprendizagem nessa faixa etária. O jogo simbólico permite que as crianças explorem diferentes papéis, situações e emoções, contribuindo para seu crescimento cognitivo, social e emocional.
Deixe um comentário