Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse o motorista. Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de zero a quatro anos, o que se deve fazer diante dessa situação?

Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui
caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a
deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse
o motorista.

Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de
zero a quatro anos, o que se deve fazer diante dessa situação?

Resposta:

A alternativa correta é D)

Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse o motorista.

Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de zero a quatro anos, a resposta mais adequada diante dessa situação é a alternativa D):

Aproveitar a situação em favor do processo pedagógico indicando às demais crianças a "ideia legal do coleguinha", convidando-as a também explorar o material livremente e "brincar de imaginar", pois o jogo simbólico é uma forma de a criança dessa idade assimilar o mundo.

Essa abordagem respeita o desenvolvimento infantil, valorizando a criatividade e a expressão lúdica, elementos fundamentais para a aprendizagem nessa faixa etária. O jogo simbólico permite que as crianças explorem diferentes papéis, situações e emoções, contribuindo para seu crescimento cognitivo, social e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *