Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na Educação Infantil, a construção de conhecimentos ocorre de maneira integrada e os conteúdos não são divididos em disciplinas, mas em eixos, conforme os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. O ensino de história permeia o eixo Natureza e Sociedade. Os conceitos históricos, na Educação infantil, são desenvolvidos por meio de: I. Brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos. II. Festas do calendário nacional: o dia do soldado, o dia das mães, o dia do índio etc. III.Atividades voltadas para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Na Educação Infantil, a construção de conhecimentos ocorre de maneira integrada e os conteúdos não são divididos
em disciplinas, mas em eixos, conforme os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. O ensino de história
permeia o eixo Natureza e Sociedade. Os conceitos históricos, na Educação infantil, são desenvolvidos por meio de:
I. Brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos.
II. Festas do calendário nacional: o dia do soldado, o dia das mães, o dia do índio etc.
III.Atividades voltadas para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Resposta:

A alternativa correta é A)

Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre de forma integrada, sem divisão por disciplinas, mas sim por eixos, conforme orientam os Referenciais Curriculares. O ensino de história está inserido no eixo Natureza e Sociedade, sendo trabalhado de maneira lúdica e contextualizada. Os conceitos históricos são desenvolvidos por meio de diversas estratégias, como brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos (I), que estimulam a imaginação e a construção de identidade cultural. Além disso, as festas do calendário nacional (II), como o Dia do Índio ou o Dia das Mães, permitem que as crianças compreendam tradições e valores sociais. Por fim, atividades que desenvolvem noções de tempo e espaço (III) são fundamentais para a formação de uma consciência histórica inicial.

Todas as afirmativas estão corretas, pois representam diferentes abordagens pedagógicas adequadas à faixa etária. A alternativa A) I, II e III é a resposta certa, já que cada uma dessas práticas contribui para a construção do conhecimento histórico de forma significativa e apropriada ao desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *