Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:
Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:
- A)os jogos têm função de lazer e na escola melhor se adequam como auxiliares ao trabalho docente e por isso só acontecem nos recreios.
- B)os jogos e brinquedos nunca foram aceitos nas escolas, dada a função social dessa instituição e seu caráter instrutivo.
- C)os jogos e brinquedos são práticas culturais que não precisam ser aceitas nas escolas, pois são bem vivenciadas fora dela.
- D)os brinquedos podem estar integrados ao ensino, uma vez que são auxiliares e integrados ao desenvolvimento humano.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Na história do brinquedo na Educação, podemos afirmar que sua presença sempre gerou debates sobre seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a correta, pois reconhece que os brinquedos podem estar integrados ao ensino, servindo como auxiliares no desenvolvimento humano.
Os brinquedos e jogos não se limitam ao lazer ou ao recreio, como sugere a alternativa A). Eles possuem um potencial educativo que, quando bem direcionado, contribui para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A ideia de que os jogos nunca foram aceitos nas escolas, apresentada na alternativa B), é equivocada, pois diversas correntes pedagógicas, como o construtivismo e a abordagem lúdica, defendem sua incorporação no ambiente escolar.
A alternativa C) também não reflete a realidade, pois embora os jogos e brinquedos sejam práticas culturais vivenciadas fora da escola, sua presença no espaço educativo pode enriquecer o processo pedagógico. A escola não deve ignorar essas manifestações, mas sim integrá-las de forma crítica e intencional, alinhando-as aos objetivos educacionais.
Portanto, a resposta correta é a D), que destaca a importância dos brinquedos como ferramentas educativas, capazes de auxiliar no desenvolvimento integral do aluno quando incorporados de maneira planejada e significativa ao ensino.
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