Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na linguagem do faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens. Em relação a esse contexto analise as afirmativas abaixo: I – No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. II – Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro. III – É no faz-de-conta que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. IV – A diferenciação de papéis se faz presente, sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. V – No faz- de- conta se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias. Estão CORRETAS as afirmativas:

Na linguagem do faz-de-conta, as crianças
enriquecem sua identidade, porque podem
experimentar outras formas de ser e pensar,
ampliando suas concepções sobre as coisas e
pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou
personagens. Em relação a esse contexto analise
as afirmativas abaixo:

I – No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir
em função da imagem de uma pessoa, de uma
personagem, de um objeto e de situações que não
estão imediatamente presentes e perceptíveis
para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras
circunstâncias.
II – Ao brincar de faz-de-conta, as crianças
buscam imitar, imaginar, representar e comunicar
de uma forma específica que uma coisa pode ser
outra, que uma pessoa pode ser uma
personagem, que uma criança pode ser um objeto
ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é
outro.

III – É no faz-de-conta que as crianças são
inseridas na linguagem, partilhando significados e
sendo significadas pelo outro.
IV – A diferenciação de papéis se faz presente,
sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças
brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o
médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e
recriando personagens observados ou imaginados
nas suas vivências.
V – No faz- de- conta se dá a ampliação dos laços
afetivos que as crianças podem estabelecer com
as outras crianças e com os adultos, contribuindo
para que o reconhecimento do outro e a
constatação das diferenças entre as pessoas
sejam valorizadas e aproveitadas para o
enriquecimento de si próprias.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O faz-de-conta é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento infantil, permitindo que as crianças explorem diferentes papéis, emoções e situações de forma lúdica. Através dessa atividade, elas não apenas reproduzem a realidade, mas também a reinterpretam, criando novas possibilidades de compreensão sobre si mesmas e sobre o mundo.

A afirmativa I está correta, pois destaca como o faz-de-conta permite às crianças trabalhar com elementos ausentes, evocando experiências emocionais e significados construídos em outros contextos. A afirmativa II também está correta ao enfatizar a capacidade de transformação simbólica, onde objetos e pessoas assumem novos significados durante a brincadeira.

A afirmativa IV complementa essas ideias ao mostrar como a diferenciação de papéis sociais ocorre no faz-de-conta, com as crianças experimentando diversos personagens e situações observadas em seu cotidiano ou na imaginação. Já as afirmativas III e V, apesar de apresentarem aspectos relevantes sobre linguagem e relações sociais, não são totalmente precisas no contexto específico do faz-de-conta.

Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, conforme indicado na alternativa C. O faz-de-conta se mostra assim uma atividade complexa que contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *