Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nas últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas e nas escolas. A respeito da utilização de calculadora em sala de aula, é verdadeiro o que se afirma em:

Nas últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas e nas escolas. A respeito da utilização de calculadora em sala de aula, é verdadeiro o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O uso da calculadora em sala de aula tem sido um tema de debate entre educadores e especialistas em ensino de matemática. Enquanto algumas visões tradicionais podem enxergar esse recurso como um obstáculo ao desenvolvimento do raciocínio lógico, pesquisas e práticas pedagógicas modernas demonstram que, quando utilizada de forma estratégica, a calculadora pode se tornar uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem.

A alternativa correta, C), afirma que a calculadora pode configurar-se como um instrumento didático que permite ao aluno descobrir relações numéricas, levantar hipóteses e comparar escritas numéricas. Essa perspectiva está alinhada com as abordagens contemporâneas de ensino da matemática, que valorizam a construção do conhecimento por meio da investigação e da descoberta.

Diferentemente do que sugere a alternativa D), o uso adequado da calculadora não prejudica o desenvolvimento do conceito numérico. Pelo contrário, quando o professor orienta os alunos a refletirem sobre os resultados obtidos e a compreenderem os processos matemáticos envolvidos, a calculadora torna-se um recurso que complementa e enriquece a aprendizagem.

As alternativas A) e B) apresentam limitações desnecessárias ao uso desse recurso. Não há evidências que justifiquem restringir o uso da calculadora apenas ao ciclo complementar da alfabetização ou exclusivamente a alunos com necessidades especiais. Quando integrada de forma pedagógica e intencional ao planejamento do professor, a calculadora pode beneficiar todos os estudantes em diversos níveis de escolaridade.

Portanto, a visão mais adequada é a que reconhece o potencial da calculadora como ferramenta de investigação matemática, capaz de promover a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, desde que utilizada com objetivos pedagógicos claros e acompanhada de reflexões sobre os processos matemáticos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *