No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:
No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:
- A)ação significante de objetos.
- B)competência intersubjetiva.
- C)representação significante.
- D)interação comunicativa.
- E)imitação diferida
Resposta:
A alternativa correta é E)
No espaço reservado à casinha de bonecas, G. utiliza um lápis apontado para o alto enquanto fala e gesticula para dois colegas, simulando um jogo de "escola-professor". Essa cena ilustra um processo de simbolização, no qual objetos e ações assumem significados diferentes dos seus usos convencionais.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor descreve o recurso empregado por G. é a imitação diferida (alternativa E). A imitação diferida ocorre quando a criança reproduz ações ou comportamentos observados em contextos distintos, sem a presença do modelo original. Nesse caso, G. recria a figura do professor, imitando gestos e posturas que já vivenciou, mas adaptando-os ao contexto lúdico da brincadeira.
Embora outras opções, como ação significante de objetos ou representação significante, possam parecer relacionadas, a imitação diferida é a mais precisa, pois enfatiza a reprodução de um papel social (o do professor) em um momento posterior à observação, característica central da situação descrita.
Deixe um comentário