Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de:

Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresenta uma situação pedagógica em que a professora busca desenvolver noções fundamentais para a compreensão do conceito de número em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. A atividade proposta envolve a distribuição de sucos em copos de diferentes tamanhos e formatos, com a condição de que todas as crianças recebam a mesma quantidade de suco.

A questão central da atividade reside em fazer com que os alunos compreendam que a quantidade de líquido permanece a mesma, independentemente do formato ou tamanho do recipiente. Essa noção está diretamente relacionada ao conceito de conservação, que foi amplamente estudado por Jean Piaget em sua teoria do desenvolvimento cognitivo.

A conservação refere-se à capacidade de perceber que certas propriedades dos objetos (como quantidade, volume ou massa) permanecem inalteradas mesmo quando sua aparência ou disposição é modificada. No caso descrito, embora os copos tenham formatos e tamanhos diferentes, a quantidade de suco deve ser a mesma para todas as crianças.

As outras alternativas apresentadas não correspondem ao objetivo principal da atividade:

  • A) Seriação refere-se à capacidade de ordenar elementos segundo uma dimensão
  • B) Causalidade está relacionada à compreensão de relações causa-efeito
  • C) Medidas envolve a comparação de grandezas usando unidades padronizadas

Portanto, a alternativa correta é D) Conservação, pois a atividade proposta visa desenvolver nos alunos a compreensão de que a quantidade de suco se mantém constante, apesar das variações nos recipientes que os contêm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *