O brincar é considerado por estudiosos da área como atividade principal da criança. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema. ( ) É uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, a outras pessoas e o mundo em que vive. ( ) Brincar é repetir, recriar ações prazerosas, expressar situações imaginárias, criativas, compartilhar brincadeiras com outras pessoas. ( ) A partir da brincadeira a criança expressa sua individualidade e sua identidade, explora a natureza, os objetos, comunica-se e participa da cultura lúdica para compreender o universo. ( ) Ainda que o brincar seja considerado um ato inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
O brincar é considerado por estudiosos da área como atividade principal da criança. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse tema.
( ) É uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, a outras pessoas e o mundo em que vive.
( ) Brincar é repetir, recriar ações prazerosas, expressar situações imaginárias, criativas, compartilhar brincadeiras com outras pessoas.
( ) A partir da brincadeira a criança expressa sua individualidade e sua identidade, explora a natureza, os objetos, comunica-se e participa da cultura lúdica para compreender o universo.
( ) Ainda que o brincar seja considerado um ato inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
- A)V – V – V – V
- B)V – F – V – F
- C)V – F – F – V
- D)F – V – V – F
- E)F – F – F – V
Resposta:
A alternativa correta é A)
O brincar é uma atividade fundamental no desenvolvimento infantil, reconhecida por especialistas como essencial para o crescimento cognitivo, emocional e social da criança. As afirmativas apresentadas abordam diferentes aspectos dessa prática, e todas são consideradas verdadeiras, conforme o gabarito indicado (alternativa A).
A primeira afirmação destaca o caráter livre e espontâneo do brincar, no qual a criança assume o controle de suas ações, explorando decisões, emoções e o mundo ao seu redor. Essa liberdade é crucial para o autoconhecimento e a interação social.
A segunda afirmação reforça que brincar envolve repetição, recriação e imaginação, elementos que proporcionam prazer e permitem a construção de significados. A partilha de brincadeiras com outras pessoas também é um aspecto importante, pois estimula a socialização e o aprendizado coletivo.
A terceira afirmação ressalta como o brincar permite à criança expressar sua identidade, explorar o ambiente e participar da cultura lúdica. Essa interação com o mundo físico e social contribui para a compreensão de regras, valores e relações humanas.
Por fim, a quarta afirmação reconhece que, embora o brincar seja uma ação natural da criança, ele também depende de um repertório adquirido por meio da experiência e do aprendizado. A mediação de adultos e o acesso a diferentes formas de brincadeira enriquecem esse processo.
Portanto, a sequência correta é V – V – V – V, confirmando que todas as afirmações são verdadeiras e refletem a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
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