O conceito de competições pedagógicas está relacionado aos jogos escolares, ao esporte educacional e, indiretamente, ao treinamento esportivo. Com base nesse conceito, o professor de educação física deve
escolares, ao esporte educacional e, indiretamente, ao treinamento
esportivo. Com base nesse conceito, o professor de educação física
deve
- A)treinar as equipes na escola para vencer os jogos escolares municipais, estaduais e nacionais.
- B)ensinar os estudantes a competir, com o objetivo principal de ser tornarem campeões.
- C)aprimorar as técnicas e táticas esportivas para a descoberta de talentos esportivos.
- D)valorizar os estudantes que possuam técnica apurada e conhecimento tático das modalidades esportivas.
- E)desenvolver técnicas e tática de forma lúdica, por meio de jogos e esportes em competições realizadas na escola.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O papel do professor de educação física no contexto das competições pedagógicas vai além da simples preparação técnica ou da busca por vitórias. A alternativa correta (E) destaca a importância de desenvolver habilidades de forma lúdica, integrando jogos e esportes em competições escolares. Essa abordagem prioriza o processo de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, alinhando-se aos princípios do esporte educacional.
Enquanto as outras opções focam em aspectos como treinamento intensivo, competitividade exacerbada ou seleção de talentos, a alternativa E reforça a essência pedagógica do esporte na escola. Ao utilizar jogos e atividades lúdicas, o professor estimula não apenas o aprimoramento técnico e tático, mas também valores como cooperação, respeito e inclusão.
Dessa forma, as competições escolares tornam-se um meio de educação, e não um fim em si mesmas. O objetivo principal não é formar campeões, mas sim cidadãos conscientes, críticos e saudáveis, que vejam no esporte uma ferramenta de crescimento pessoal e coletivo.
Deixe um comentário