O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:( ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações. ( ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir. ( ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno. ( ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida. A sequência correta é:
O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.
( ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.
( ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.
( ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.
A sequência correta é:
- A)F, F, V, F.
- B)V, V, V, V.
- C)F, V, V, F.
- D)F, F, F, F.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O período da Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo dimensões cognitivas, afetivas, sociais e motoras. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F) com base nos princípios pedagógicos que norteiam essa etapa educacional.
A primeira afirmação é falsa (F), pois a criança não deve ser vista como um ser fragmentado, mas sim como um sujeito integral, cujo desenvolvimento ocorre por meio de interações significativas e não apenas pelo acúmulo de informações.
A segunda afirmação é verdadeira (V), já que a infância exige vivências lúdicas, nas quais a criança possa explorar movimentos, emoções e desafios, elementos fundamentais para seu crescimento e autonomia.
A terceira afirmação também é verdadeira (V), pois o trabalho do professor na Educação Infantil deve conectar movimento, intencionalidade e raciocínio, utilizando atividades contextualizadas e significativas para os alunos.
Por fim, a quarta afirmação é falsa (F), uma vez que os jogos não devem ser tratados como meros passatempos, mas sim como ferramentas pedagógicas essenciais, que promovem aprendizagens e não devem ser substituídos por rotinas rígidas.
Portanto, a sequência correta é C) F, V, V, F, refletindo uma compreensão alinhada com as práticas educacionais mais adequadas para a primeira infância.
Deixe um comentário