Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino da educação física escolar com grande potencial educativo, pois

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino
da educação física escolar com grande potencial educativo, pois

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os jogos e brincadeiras de rua são elementos fundamentais no ensino da educação física escolar, apresentando um significativo potencial educativo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que destaca a ludicidade como um fator essencial para a mediação pedagógica e uma aprendizagem prazerosa.

A ludicidade presente nessas atividades permite que o professor atue como mediador, facilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica e envolvente. Diferentemente de outras abordagens mais rígidas, os jogos e brincadeiras de rua criam um ambiente descontraído, onde os alunos podem explorar suas habilidades físicas e sociais de maneira espontânea e divertida.

As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou reducionistas sobre o papel dessas atividades. A especialização esportiva (B) não é o objetivo principal, já que o foco está no desenvolvimento integral da criança. A competitividade (C), embora presente, não é a principal característica, pois o aspecto lúdico e cooperativo prevalece. As regras universais (D) podem até existir, mas não eliminam conflitos, que são parte do processo de socialização. Por fim, a mediação do professor (E) é indispensável, mesmo em atividades que incentivam a autonomia.

Portanto, a ludicidade é o elemento central que justifica a importância dos jogos e brincadeiras de rua na educação física, promovendo não apenas o desenvolvimento motor, mas também cognitivo, afetivo e social dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *