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Questões Sobre Educação e Ludicidade - Pedagogia - concurso

Questão 41

Muitos fatos têm influenciado a educação infantil, como o desenvolvimento urbano, as
transformações das funções familiares e as ideias de infância. Considerando esses pontos,
assinale a alternativa CORRETA.

  • A)A leitura é uma atividade educativa fundamental da infância por privilegiar a delimitação dos tempos centrados na construção de conhecimentos e saberes acumulados pela humanidade.
  • B)A contação de histórias é uma atividade educativa fundamental da infância; a organização do espaço de forma atrativa que busca privilegiar apenas a interação social entre as crianças é a base educacional da infância.
  • C)A construção de regras é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo de forma rígida é importante para garantir a função exclusiva de socialização da educação infantil.
  • D)A definição de regras de convivência é fundamental como atividade educativa na infância, desconsiderando-se a organização do espaço e do tempo.
  • E)A brincadeira é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo é importante para a educação, a interação e a construção de conhecimentos.
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A alternativa correta é E)

A educação infantil é um campo profundamente influenciado por diversos fatores, como o desenvolvimento urbano, as mudanças nas estruturas familiares e as concepções sobre a infância. Diante disso, é essencial refletir sobre quais práticas pedagógicas melhor atendem às necessidades das crianças nessa fase crucial de desenvolvimento.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a correta, pois reconhece a brincadeira como atividade educativa fundamental na infância. A brincadeira não é apenas um momento de diversão, mas uma ferramenta essencial para o aprendizado, a socialização e a construção de conhecimentos. Além disso, a organização do espaço e do tempo de forma adequada contribui para um ambiente que favorece a interação, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança.

As demais alternativas apresentam limitações ou equívocos. A alternativa A) restringe a leitura como única atividade fundamental, desconsiderando outras formas de aprendizado. A alternativa B) reduz a importância da contação de histórias a uma mera interação social, ignorando seu potencial pedagógico mais amplo. Já as opções C) e D) enfatizam excessivamente a rigidez ou desconsideram aspectos essenciais, como a organização do espaço e do tempo, elementos fundamentais para uma educação infantil de qualidade.

Portanto, a brincadeira, quando associada a um ambiente bem estruturado, surge como a base mais adequada para a educação infantil, promovendo não apenas a socialização, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças.

Questão 42

As brincadeiras são reconhecidas por suas contribuições ao desenvolvimento infantil.
Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA.

  • A)As experiências lúdicas no cotidiano escolar ampliam a oportunidade de compreensão das próprias experiências e de progresso do pensamento.
  • B)Brincadeiras que envolvem movimentos corporais, como empilhar, passar ou jogar objetos, trabalham, fundamentalmente, com o domínio sobre o uso de habilidades cognitivas como resolução de problemas e raciocínio.
  • C)Na brincadeira de faz-de-conta para a experimentação de diferentes papéis sociais, é importante que a crianças brinquem individualmente.
  • D)Para estimular a brincadeira, é papel do professor definir as regras para as crianças e ofertar o mínimo de objetos para despertar-lhes a criatividade.
  • E)Na brincadeira de faz-de-conta, a criança atribui aos objetos os mesmos sentidos e usos que eles têm, o que a auxilia na compreensão desses usos.
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A alternativa correta é A)

O desenvolvimento infantil é um processo complexo e multifacetado, no qual as brincadeiras desempenham um papel fundamental. Através do lúdico, as crianças não apenas se divertem, mas também exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, e constroem significados sobre si mesmas e sobre a realidade. Diante disso, analisar as alternativas apresentadas permite compreender melhor como as experiências lúdicas contribuem para esse processo.

A alternativa A afirma que as experiências lúdicas no cotidiano escolar ampliam a oportunidade de compreensão das próprias experiências e de progresso do pensamento. Essa afirmação está correta, pois as brincadeiras oferecem um espaço seguro para a criança experimentar, errar, refletir e aprender. Ao brincar, ela organiza suas vivências, elabora conceitos e desenvolve a capacidade de raciocínio, o que é essencial para seu crescimento intelectual e emocional.

Já a alternativa B menciona que brincadeiras com movimentos corporais trabalham fundamentalmente habilidades cognitivas como resolução de problemas e raciocínio. Embora essas atividades possam sim contribuir para o desenvolvimento cognitivo, seu foco principal está no aprimoramento das habilidades motoras e na coordenação, e não exclusivamente no pensamento lógico. Portanto, essa alternativa não está totalmente correta.

A alternativa C defende que, na brincadeira de faz-de-conta, é importante que a criança brinque individualmente. No entanto, o faz-de-conta é justamente uma atividade que favorece a interação social, a negociação de papéis e a construção coletiva de narrativas. Brincar sozinha pode ser benéfico em certos momentos, mas a riqueza dessa brincadeira está na troca com os outros. Assim, essa afirmação está incorreta.

A alternativa D sugere que o professor deve definir regras e oferecer o mínimo de objetos para estimular a criatividade. Contudo, o papel do educador é mediar e facilitar a brincadeira, incentivando a autonomia e a imaginação das crianças, e não impor regras rígidas ou limitar recursos. A criatividade floresce quando há liberdade e variedade de materiais, tornando essa alternativa equivocada.

Por fim, a alternativa E diz que, no faz-de-conta, a criança atribui aos objetos os mesmos usos que eles têm na realidade. Na verdade, o oposto é verdadeiro: a magia do faz-de-conta está justamente na capacidade de transformar objetos (um cabo de vassoura em um cavalo, por exemplo), exercitando a abstração e a simbolização. Logo, essa afirmação também está incorreta.

Em síntese, a alternativa A é a correta, pois destaca de maneira precisa como as brincadeiras enriquecem o cotidiano escolar, promovendo a compreensão e o avanço do pensamento infantil. As demais alternativas apresentam equívocos ou reduzem o potencial das atividades lúdicas, que são essenciais para o desenvolvimento integral da criança.

Questão 43

“No Brasil, quando se fala em livro infantil, salta do senso comum
a figura de Monteiro Lobato.
(Fonte: http://www.mundoleitura.com.br) 

Sobre Monteiro Lobato, assinale a afirmativa correta.

  • A)É coautor de Reinações de Narizinho.
  • B)Sua obra teve pequena repercussão no país, sendo mais conhecida no exterior.
  • C)Suas primeiras produções são destinadas ao público infantil.
  • D)Seus livros infantis apresentam somente personagens característicos brasileiros.
  • E)O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o homenageia: é a data de seu nascimento.
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A alternativa correta é E)

“No Brasil, quando se fala em livro infantil, salta do senso comum a figura de Monteiro Lobato.” Essa afirmação, presente no site Mundo Leitura, sintetiza a importância do autor para a literatura infantil brasileira. Monteiro Lobato não apenas marcou época com suas obras, mas também se tornou um símbolo do gênero no país.

Entre as opções apresentadas sobre o autor, a única correta é a alternativa E), que afirma: “O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o homenageia: é a data de seu nascimento.” De fato, essa data foi instituída em reconhecimento ao seu legado e à sua contribuição para a formação de gerações de leitores.

As demais alternativas estão incorretas: Lobato não foi coautor de Reinações de Narizinho (A), sua obra teve enorme repercussão no Brasil (B), suas primeiras produções foram voltadas ao público adulto (C) e seus livros infantis incluem personagens universais, como figuras de contos de fadas (D). Portanto, a resposta correta é E), que reforça a homenagem nacional a um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira.

Questão 44

“A complexidade da fantasia criada depende das experiências já
vividas. Por isso, é fundamental oferecer ambientes ricos em
possibilidades.
” (Zilma Galvão, USP).

A atividade comentada no fragmento acima, fundamental para
crianças pequenas, é

  • A)a psicomotora.
  • B)a do jogo de regra.
  • C)a de brincar de faz-de-conta.
  • D)a de coordenação motora fina.
  • E)a do jogo de encaixe.
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A alternativa correta é C)

O fragmento citado, atribuído à pesquisadora Zilma Galvão da USP, destaca a importância das experiências vividas no desenvolvimento da fantasia infantil. A afirmação ressalta que ambientes ricos em possibilidades estimulam a criatividade e a imaginação nas crianças, elementos essenciais para o crescimento cognitivo e emocional. Dentre as atividades listadas, a que melhor se relaciona com essa ideia é a opção C) a de brincar de faz-de-conta, também conhecida como brincadeira simbólica.

O faz-de-conta é uma atividade lúdica na qual as crianças recriam situações do cotidiano ou inventam cenários imaginários, utilizando objetos e personagens de forma simbólica. Essa prática não só estimula a criatividade, como também permite que elas explorem diferentes papéis sociais, emoções e soluções para problemas fictícios. Dessa forma, a brincadeira de faz-de-conta se alinha perfeitamente com a afirmação de que a complexidade da fantasia está diretamente ligada às experiências vividas e à riqueza do ambiente oferecido.

As demais alternativas, embora relevantes para o desenvolvimento infantil, não capturam a essência da citação. Atividades psicomotoras (A) e de coordenação motora fina (D) estão mais relacionadas ao desenvolvimento físico, enquanto jogos de regra (B) e de encaixe (E) envolvem habilidades cognitivas específicas, mas não necessariamente a construção de narrativas imaginárias. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa C.

Questão 45

Os jogos simbólicos ocorrem a partir da aquisição da representação simbólica, impulsionada
pela imitação. A criança bem pequena só é capaz de imitar um modelo que esteja presente, pois
ainda não é capaz de imaginar; mais adiante na etapa simbólica, a criança passa a imitar os modelos
ausentes, ou seja, ela reproduz um modelo interiorizado.
O trecho acima:

  • A)Está totalmente incorreto.
  • B)Está totalmente correto.
  • C)Apenas a primeira frase está correta.
  • D)Apenas a última frase está correta.
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda o desenvolvimento da capacidade simbólica nas crianças, um processo fundamental no crescimento cognitivo infantil. Segundo a perspectiva piagetiana, o trecho descreve com precisão a evolução da imitação como mecanismo propulsor da representação simbólica.

Inicialmente, o texto afirma corretamente que as crianças pequenas só conseguem imitar modelos presentes, pois ainda não desenvolveram plenamente a capacidade de representação mental. Esta fase corresponde ao estágio sensório-motor do desenvolvimento, quando a ação está diretamente vinculada à percepção imediata.

Posteriormente, como bem destacado no texto, ocorre a transição para a imitação de modelos ausentes, marcando o surgimento da função simbólica. Esta conquista permite à criança reproduzir mentalmente ações e objetos não presentes, caracterizando o início do pensamento representacional.

Portanto, a alternativa B está correta ao afirmar que o texto está totalmente correto, pois ambas as frases descrevem adequadamente estágios consecutivos do desenvolvimento infantil, mostrando a progressão da imitação concreta para a representação mental.

Questão 46

Propiciando a brincadeira, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e
internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos
conhecimentos. Então, a oportunidade de brincar

  • A)não favorece às crianças acionar os seus pensamentos para a resolução de problemas, visto que são elas mesmas que imaginam e criam as brincadeiras.
  • B)favorece às crianças acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos criando um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo.
  • C)é exclusivamente um momento de lazer e elaboração individual, por isso é importante distinguir o jogo da aprendizagem.
  • D)o contato com atividades de caráter não lúdico não possibilita a organização da base estrutural da aprendizagem.
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A alternativa correta é B)

A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil

A brincadeira é um elemento fundamental no processo de desenvolvimento das crianças, pois cria um espaço privilegiado para a experimentação e compreensão do mundo. Ao brincar, a criança não apenas se diverte, mas também desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais que serão essenciais ao longo de sua vida.

Como corretamente indicado na alternativa B, a brincadeira favorece às crianças acionar seus pensamentos para a resolução de problemas significativos. Através do jogo, elas aprendem a lidar com desafios, testam hipóteses e encontram soluções criativas para situações que lhes são importantes. Esse processo de experimentação ativa permite que construam conhecimento de forma significativa e prazerosa.

Ao contrário do que sugerem outras alternativas, a brincadeira não é um mero passatempo (alternativa C), nem se opõe a processos de aprendizagem estruturados (alternativa D). Pelo contrário, como mostra a alternativa correta, o lúdico e o aprendizado estão intrinsecamente ligados no desenvolvimento infantil. A brincadeira permite que as crianças organizem suas experiências e construam uma base sólida para aprendizagens futuras.

Portanto, a alternativa B corretamente identifica a brincadeira como um espaço privilegiado de experimentação e resolução de problemas, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento infantil e na construção de conhecimentos significativos.

Questão 47

Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano.
Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções
cognitivas que estão profundamente interligadas.

Analise com base no trecho acima:

I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a
criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos
de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas
estruturas autorreguladoras de ação;

II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu
funcionamento e os elementos de sua natureza.

Dos itens acima:

  • A)Apenas o item I está correto.
  • B)Apenas o item II está correto.
  • C)Ambos os itens estão corretos.
  • D)Ambos os itens estão incorretos.
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A alternativa correta é C)

Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano. Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções cognitivas que estão profundamente interligadas.

Analisando os itens apresentados, ambos estão corretos e alinhados com as ideias expressas no trecho inicial, bem como com os fundamentos teóricos de Vygotsky e o desenvolvimento infantil.

I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias "zonas de desenvolvimento proximal", nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação.

Este item está correto, pois reflete a importância das interações sociais no processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme proposto por Vygotsky. A brincadeira permite que as crianças avancem em suas zonas de desenvolvimento proximal, internalizando conceitos e construindo novas habilidades cognitivas e sociais.

II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento e os elementos de sua natureza.

Este item também está correto, pois a brincadeira é uma ferramenta essencial para a exploração e compreensão do mundo ao redor. Através do jogo, a criança experimenta, testa hipóteses e assimila conhecimentos sobre os objetos e suas funções, desenvolvendo sua percepção e raciocínio.

Portanto, a alternativa correta é C) Ambos os itens estão corretos, já que as afirmações I e II são complementares e representam aspectos fundamentais do aprendizado infantil por meio das brincadeiras.

Questão 48

A brincadeira constitui um elemento importante para o desenvolvimento
global dos processos psíquicos da criança.
Ela deve estar presente na prática pedagógica dos professores
da educação infantil, pois o brincar é:

  • A)um momento estanque do qual o professor espera a aquisição, pela criança, de conteúdos escolares.
  • B)uma atividade que se restringe à aquisição da linguagem escrita da criança
  • C)uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança.
  • D)um momento individual da criança sem a participação de outras crianças.
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A alternativa correta é C)

A brincadeira desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral da criança, influenciando diretamente sua formação cognitiva, emocional e social. No contexto da educação infantil, o ato de brincar transcende o mero entretenimento, tornando-se uma ferramenta pedagógica valiosa para o professor.

Analisando as alternativas apresentadas, percebe-se que a opção C) é a que melhor sintetiza a importância do brincar. Ao contrário de ser um momento estanque (alternativa A) ou restrito à aquisição da linguagem escrita (alternativa B), a brincadeira é, de fato, uma atividade fundamental para a construção da identidade e autonomia infantil. Ela permite que a criança explore seu potencial, tome decisões, negocie regras e desenvolva sua capacidade de interação social – aspectos que a alternativa D ignora ao sugerir um caráter individualista.

Portanto, a brincadeira na educação infantil deve ser compreendida como um processo dinâmico e coletivo, no qual a criança constrói significados, experimenta papéis sociais e fortalece sua autoestima – confirmando que a alternativa correta é, sem dúvida, a C).

Questão 49

Responder como e quando o professor deve intervir nas
brincadeiras de faz de conta é, aparentemente, contraditório
com o caráter imaginativo e de linguagem independente que o
brincar compreende. De fato, o brincar na Educação Infantil
deve ser visto como:

  • A)uma fase do desenvolvimento da criança, o que não permite a intervenção adulta sob qualquer justificativa pedagógica.
  • B)uma proposta lúdica da escola que pretende reorientar as brincadeiras para a aquisição de conhecimentos e habilidades.
  • C)uma atividade permanente e sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.
  • D)uma ferramenta pedagógica que se utiliza da proposição de jogos e brinquedos para a efetivação de propostas.
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A alternativa correta é C)

O papel do professor nas brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil é um tema que exige reflexão cuidadosa, pois envolve equilibrar a liberdade criativa da criança com possíveis intervenções pedagógicas. A resposta correta para a questão apresentada é a alternativa C), que define o brincar como uma atividade permanente, cuja constância depende dos interesses das crianças em diferentes idades. Essa perspectiva reconhece a importância do lúdico no desenvolvimento infantil sem subordiná-lo exclusivamente a objetivos pedagógicos diretos.

O brincar de faz de conta é uma expressão natural da infância, na qual a criança explora papéis, situações e emoções de maneira espontânea. A intervenção do professor deve ser sutil e respeitosa, visando enriquecer a experiência sem tolher a imaginação. Quando necessário, o educador pode atuar como um mediador, inserindo elementos que ampliem o repertório das crianças ou ajudando a resolver conflitos, mas sempre mantendo o protagonismo infantil.

A alternativa A) é incorreta porque desconsidera a possibilidade de uma intervenção adulta positiva, que pode ocorrer de forma não intrusiva. Já a B) e a D) reduzem o brincar a um instrumento pedagógico, desvirtuando seu caráter livre e espontâneo. A resposta C), portanto, é a que melhor sintetiza a visão contemporânea sobre o tema: o brincar é uma atividade essencial e contínua, que se adapta aos interesses das crianças, cabendo ao professor observar, acompanhar e, quando pertinente, intervir de maneira sensível e contextualizada.

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Questão 50

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ).

( ) É nas e pelas interações lúdicas que a criança
constitui-se como sujeito.

( ) Pelo brincar a criança se expressa e se comunica,
experimentando e fazendo interações
com os objetos e os adultos à sua volta, lendo
e relendo o mundo.

( ) Brincar para a criança é um meio de expressão
que simboliza suas experiências, o conhecimento
de mundo, seus desejos, suas
frustrações, seus sonhos e fantasias.

( ) A brincadeira promove somente o desenvolvimento
motor na criança.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.

  • A)V • V • V • F
  • B)V • V • F • V
  • C)V • F • F • V
  • D)F • V • V • F
  • E)F • F • F • V
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A alternativa correta é A)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( V ) É nas e pelas interações lúdicas que a criança constitui-se como sujeito.

( V ) Pelo brincar a criança se expressa e se comunica, experimentando e fazendo interações com os objetos e os adultos à sua volta, lendo e relendo o mundo.

( V ) Brincar para a criança é um meio de expressão que simboliza suas experiências, o conhecimento de mundo, seus desejos, suas frustrações, seus sonhos e fantasias.

( F ) A brincadeira promove somente o desenvolvimento motor na criança.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A) V • V • V • F
  • B) V • V • F • V
  • C) V • F • F • V
  • D) F • V • V • F
  • E) F • F • F • V

O gabarito correto é A).

1 3 4 5 6 7 10