Questões Sobre Educação e Ludicidade - Pedagogia - concurso
Questão 41
transformações das funções familiares e as ideias de infância. Considerando esses pontos,
assinale a alternativa CORRETA.
- A)A leitura é uma atividade educativa fundamental da infância por privilegiar a delimitação dos tempos centrados na construção de conhecimentos e saberes acumulados pela humanidade.
- B)A contação de histórias é uma atividade educativa fundamental da infância; a organização do espaço de forma atrativa que busca privilegiar apenas a interação social entre as crianças é a base educacional da infância.
- C)A construção de regras é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo de forma rígida é importante para garantir a função exclusiva de socialização da educação infantil.
- D)A definição de regras de convivência é fundamental como atividade educativa na infância, desconsiderando-se a organização do espaço e do tempo.
- E)A brincadeira é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo é importante para a educação, a interação e a construção de conhecimentos.
A alternativa correta é E)
A educação infantil é um campo profundamente influenciado por diversos fatores, como o desenvolvimento urbano, as mudanças nas estruturas familiares e as concepções sobre a infância. Diante disso, é essencial refletir sobre quais práticas pedagógicas melhor atendem às necessidades das crianças nessa fase crucial de desenvolvimento.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a correta, pois reconhece a brincadeira como atividade educativa fundamental na infância. A brincadeira não é apenas um momento de diversão, mas uma ferramenta essencial para o aprendizado, a socialização e a construção de conhecimentos. Além disso, a organização do espaço e do tempo de forma adequada contribui para um ambiente que favorece a interação, a criatividade e o desenvolvimento integral da criança.
As demais alternativas apresentam limitações ou equívocos. A alternativa A) restringe a leitura como única atividade fundamental, desconsiderando outras formas de aprendizado. A alternativa B) reduz a importância da contação de histórias a uma mera interação social, ignorando seu potencial pedagógico mais amplo. Já as opções C) e D) enfatizam excessivamente a rigidez ou desconsideram aspectos essenciais, como a organização do espaço e do tempo, elementos fundamentais para uma educação infantil de qualidade.
Portanto, a brincadeira, quando associada a um ambiente bem estruturado, surge como a base mais adequada para a educação infantil, promovendo não apenas a socialização, mas também o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças.
Questão 42
Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA.
- A)As experiências lúdicas no cotidiano escolar ampliam a oportunidade de compreensão das próprias experiências e de progresso do pensamento.
- B)Brincadeiras que envolvem movimentos corporais, como empilhar, passar ou jogar objetos, trabalham, fundamentalmente, com o domínio sobre o uso de habilidades cognitivas como resolução de problemas e raciocínio.
- C)Na brincadeira de faz-de-conta para a experimentação de diferentes papéis sociais, é importante que a crianças brinquem individualmente.
- D)Para estimular a brincadeira, é papel do professor definir as regras para as crianças e ofertar o mínimo de objetos para despertar-lhes a criatividade.
- E)Na brincadeira de faz-de-conta, a criança atribui aos objetos os mesmos sentidos e usos que eles têm, o que a auxilia na compreensão desses usos.
A alternativa correta é A)
O desenvolvimento infantil é um processo complexo e multifacetado, no qual as brincadeiras desempenham um papel fundamental. Através do lúdico, as crianças não apenas se divertem, mas também exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, e constroem significados sobre si mesmas e sobre a realidade. Diante disso, analisar as alternativas apresentadas permite compreender melhor como as experiências lúdicas contribuem para esse processo.
A alternativa A afirma que as experiências lúdicas no cotidiano escolar ampliam a oportunidade de compreensão das próprias experiências e de progresso do pensamento. Essa afirmação está correta, pois as brincadeiras oferecem um espaço seguro para a criança experimentar, errar, refletir e aprender. Ao brincar, ela organiza suas vivências, elabora conceitos e desenvolve a capacidade de raciocínio, o que é essencial para seu crescimento intelectual e emocional.
Já a alternativa B menciona que brincadeiras com movimentos corporais trabalham fundamentalmente habilidades cognitivas como resolução de problemas e raciocínio. Embora essas atividades possam sim contribuir para o desenvolvimento cognitivo, seu foco principal está no aprimoramento das habilidades motoras e na coordenação, e não exclusivamente no pensamento lógico. Portanto, essa alternativa não está totalmente correta.
A alternativa C defende que, na brincadeira de faz-de-conta, é importante que a criança brinque individualmente. No entanto, o faz-de-conta é justamente uma atividade que favorece a interação social, a negociação de papéis e a construção coletiva de narrativas. Brincar sozinha pode ser benéfico em certos momentos, mas a riqueza dessa brincadeira está na troca com os outros. Assim, essa afirmação está incorreta.
A alternativa D sugere que o professor deve definir regras e oferecer o mínimo de objetos para estimular a criatividade. Contudo, o papel do educador é mediar e facilitar a brincadeira, incentivando a autonomia e a imaginação das crianças, e não impor regras rígidas ou limitar recursos. A criatividade floresce quando há liberdade e variedade de materiais, tornando essa alternativa equivocada.
Por fim, a alternativa E diz que, no faz-de-conta, a criança atribui aos objetos os mesmos usos que eles têm na realidade. Na verdade, o oposto é verdadeiro: a magia do faz-de-conta está justamente na capacidade de transformar objetos (um cabo de vassoura em um cavalo, por exemplo), exercitando a abstração e a simbolização. Logo, essa afirmação também está incorreta.
Em síntese, a alternativa A é a correta, pois destaca de maneira precisa como as brincadeiras enriquecem o cotidiano escolar, promovendo a compreensão e o avanço do pensamento infantil. As demais alternativas apresentam equívocos ou reduzem o potencial das atividades lúdicas, que são essenciais para o desenvolvimento integral da criança.
Questão 43
“No Brasil, quando se fala em livro infantil, salta do senso comum
a figura de Monteiro Lobato. (Fonte: http://www.mundoleitura.com.br)
Sobre Monteiro Lobato, assinale a afirmativa correta.
- A)É coautor de Reinações de Narizinho.
- B)Sua obra teve pequena repercussão no país, sendo mais conhecida no exterior.
- C)Suas primeiras produções são destinadas ao público infantil.
- D)Seus livros infantis apresentam somente personagens característicos brasileiros.
- E)O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o homenageia: é a data de seu nascimento.
A alternativa correta é E)
“No Brasil, quando se fala em livro infantil, salta do senso comum a figura de Monteiro Lobato.” Essa afirmação, presente no site Mundo Leitura, sintetiza a importância do autor para a literatura infantil brasileira. Monteiro Lobato não apenas marcou época com suas obras, mas também se tornou um símbolo do gênero no país.
Entre as opções apresentadas sobre o autor, a única correta é a alternativa E), que afirma: “O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, o homenageia: é a data de seu nascimento.” De fato, essa data foi instituída em reconhecimento ao seu legado e à sua contribuição para a formação de gerações de leitores.
As demais alternativas estão incorretas: Lobato não foi coautor de Reinações de Narizinho (A), sua obra teve enorme repercussão no Brasil (B), suas primeiras produções foram voltadas ao público adulto (C) e seus livros infantis incluem personagens universais, como figuras de contos de fadas (D). Portanto, a resposta correta é E), que reforça a homenagem nacional a um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira.
Questão 44
“A complexidade da fantasia criada depende das experiências já
vividas. Por isso, é fundamental oferecer ambientes ricos em
possibilidades.” (Zilma Galvão, USP).
A atividade comentada no fragmento acima, fundamental para
crianças pequenas, é
- A)a psicomotora.
- B)a do jogo de regra.
- C)a de brincar de faz-de-conta.
- D)a de coordenação motora fina.
- E)a do jogo de encaixe.
A alternativa correta é C)
O fragmento citado, atribuído à pesquisadora Zilma Galvão da USP, destaca a importância das experiências vividas no desenvolvimento da fantasia infantil. A afirmação ressalta que ambientes ricos em possibilidades estimulam a criatividade e a imaginação nas crianças, elementos essenciais para o crescimento cognitivo e emocional. Dentre as atividades listadas, a que melhor se relaciona com essa ideia é a opção C) a de brincar de faz-de-conta, também conhecida como brincadeira simbólica.
O faz-de-conta é uma atividade lúdica na qual as crianças recriam situações do cotidiano ou inventam cenários imaginários, utilizando objetos e personagens de forma simbólica. Essa prática não só estimula a criatividade, como também permite que elas explorem diferentes papéis sociais, emoções e soluções para problemas fictícios. Dessa forma, a brincadeira de faz-de-conta se alinha perfeitamente com a afirmação de que a complexidade da fantasia está diretamente ligada às experiências vividas e à riqueza do ambiente oferecido.
As demais alternativas, embora relevantes para o desenvolvimento infantil, não capturam a essência da citação. Atividades psicomotoras (A) e de coordenação motora fina (D) estão mais relacionadas ao desenvolvimento físico, enquanto jogos de regra (B) e de encaixe (E) envolvem habilidades cognitivas específicas, mas não necessariamente a construção de narrativas imaginárias. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa C.
Questão 45
pela imitação. A criança bem pequena só é capaz de imitar um modelo que esteja presente, pois
ainda não é capaz de imaginar; mais adiante na etapa simbólica, a criança passa a imitar os modelos
ausentes, ou seja, ela reproduz um modelo interiorizado.
- A)Está totalmente incorreto.
- B)Está totalmente correto.
- C)Apenas a primeira frase está correta.
- D)Apenas a última frase está correta.
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda o desenvolvimento da capacidade simbólica nas crianças, um processo fundamental no crescimento cognitivo infantil. Segundo a perspectiva piagetiana, o trecho descreve com precisão a evolução da imitação como mecanismo propulsor da representação simbólica.
Inicialmente, o texto afirma corretamente que as crianças pequenas só conseguem imitar modelos presentes, pois ainda não desenvolveram plenamente a capacidade de representação mental. Esta fase corresponde ao estágio sensório-motor do desenvolvimento, quando a ação está diretamente vinculada à percepção imediata.
Posteriormente, como bem destacado no texto, ocorre a transição para a imitação de modelos ausentes, marcando o surgimento da função simbólica. Esta conquista permite à criança reproduzir mentalmente ações e objetos não presentes, caracterizando o início do pensamento representacional.
Portanto, a alternativa B está correta ao afirmar que o texto está totalmente correto, pois ambas as frases descrevem adequadamente estágios consecutivos do desenvolvimento infantil, mostrando a progressão da imitação concreta para a representação mental.
Questão 46
Propiciando a brincadeira, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e
internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos
conhecimentos. Então, a oportunidade de brincar
- A)não favorece às crianças acionar os seus pensamentos para a resolução de problemas, visto que são elas mesmas que imaginam e criam as brincadeiras.
- B)favorece às crianças acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos criando um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo.
- C)é exclusivamente um momento de lazer e elaboração individual, por isso é importante distinguir o jogo da aprendizagem.
- D)o contato com atividades de caráter não lúdico não possibilita a organização da base estrutural da aprendizagem.
A alternativa correta é B)
A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil
A brincadeira é um elemento fundamental no processo de desenvolvimento das crianças, pois cria um espaço privilegiado para a experimentação e compreensão do mundo. Ao brincar, a criança não apenas se diverte, mas também desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais que serão essenciais ao longo de sua vida.
Como corretamente indicado na alternativa B, a brincadeira favorece às crianças acionar seus pensamentos para a resolução de problemas significativos. Através do jogo, elas aprendem a lidar com desafios, testam hipóteses e encontram soluções criativas para situações que lhes são importantes. Esse processo de experimentação ativa permite que construam conhecimento de forma significativa e prazerosa.
Ao contrário do que sugerem outras alternativas, a brincadeira não é um mero passatempo (alternativa C), nem se opõe a processos de aprendizagem estruturados (alternativa D). Pelo contrário, como mostra a alternativa correta, o lúdico e o aprendizado estão intrinsecamente ligados no desenvolvimento infantil. A brincadeira permite que as crianças organizem suas experiências e construam uma base sólida para aprendizagens futuras.
Portanto, a alternativa B corretamente identifica a brincadeira como um espaço privilegiado de experimentação e resolução de problemas, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento infantil e na construção de conhecimentos significativos.
Questão 47
Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano.
Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções
cognitivas que estão profundamente interligadas.
Analise com base no trecho acima:
I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a
criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos
de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas
estruturas autorreguladoras de ação;
II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu
funcionamento e os elementos de sua natureza.
Dos itens acima:
- A)Apenas o item I está correto.
- B)Apenas o item II está correto.
- C)Ambos os itens estão corretos.
- D)Ambos os itens estão incorretos.
A alternativa correta é C)
Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano. Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções cognitivas que estão profundamente interligadas.
Analisando os itens apresentados, ambos estão corretos e alinhados com as ideias expressas no trecho inicial, bem como com os fundamentos teóricos de Vygotsky e o desenvolvimento infantil.
I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias "zonas de desenvolvimento proximal", nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação.
Este item está correto, pois reflete a importância das interações sociais no processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme proposto por Vygotsky. A brincadeira permite que as crianças avancem em suas zonas de desenvolvimento proximal, internalizando conceitos e construindo novas habilidades cognitivas e sociais.
II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento e os elementos de sua natureza.
Este item também está correto, pois a brincadeira é uma ferramenta essencial para a exploração e compreensão do mundo ao redor. Através do jogo, a criança experimenta, testa hipóteses e assimila conhecimentos sobre os objetos e suas funções, desenvolvendo sua percepção e raciocínio.
Portanto, a alternativa correta é C) Ambos os itens estão corretos, já que as afirmações I e II são complementares e representam aspectos fundamentais do aprendizado infantil por meio das brincadeiras.
Questão 48
global dos processos psíquicos da criança.
Ela deve estar presente na prática pedagógica dos professores
da educação infantil, pois o brincar é:
- A)um momento estanque do qual o professor espera a aquisição, pela criança, de conteúdos escolares.
- B)uma atividade que se restringe à aquisição da linguagem escrita da criança
- C)uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança.
- D)um momento individual da criança sem a participação de outras crianças.
A alternativa correta é C)
A brincadeira desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral da criança, influenciando diretamente sua formação cognitiva, emocional e social. No contexto da educação infantil, o ato de brincar transcende o mero entretenimento, tornando-se uma ferramenta pedagógica valiosa para o professor.
Analisando as alternativas apresentadas, percebe-se que a opção C) é a que melhor sintetiza a importância do brincar. Ao contrário de ser um momento estanque (alternativa A) ou restrito à aquisição da linguagem escrita (alternativa B), a brincadeira é, de fato, uma atividade fundamental para a construção da identidade e autonomia infantil. Ela permite que a criança explore seu potencial, tome decisões, negocie regras e desenvolva sua capacidade de interação social – aspectos que a alternativa D ignora ao sugerir um caráter individualista.
Portanto, a brincadeira na educação infantil deve ser compreendida como um processo dinâmico e coletivo, no qual a criança constrói significados, experimenta papéis sociais e fortalece sua autoestima – confirmando que a alternativa correta é, sem dúvida, a C).
Questão 49
Responder como e quando o professor deve intervir nas
brincadeiras de faz de conta é, aparentemente, contraditório
com o caráter imaginativo e de linguagem independente que o
brincar compreende. De fato, o brincar na Educação Infantil
deve ser visto como:
- A)uma fase do desenvolvimento da criança, o que não permite a intervenção adulta sob qualquer justificativa pedagógica.
- B)uma proposta lúdica da escola que pretende reorientar as brincadeiras para a aquisição de conhecimentos e habilidades.
- C)uma atividade permanente e sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.
- D)uma ferramenta pedagógica que se utiliza da proposição de jogos e brinquedos para a efetivação de propostas.
A alternativa correta é C)
O papel do professor nas brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil é um tema que exige reflexão cuidadosa, pois envolve equilibrar a liberdade criativa da criança com possíveis intervenções pedagógicas. A resposta correta para a questão apresentada é a alternativa C), que define o brincar como uma atividade permanente, cuja constância depende dos interesses das crianças em diferentes idades. Essa perspectiva reconhece a importância do lúdico no desenvolvimento infantil sem subordiná-lo exclusivamente a objetivos pedagógicos diretos.
O brincar de faz de conta é uma expressão natural da infância, na qual a criança explora papéis, situações e emoções de maneira espontânea. A intervenção do professor deve ser sutil e respeitosa, visando enriquecer a experiência sem tolher a imaginação. Quando necessário, o educador pode atuar como um mediador, inserindo elementos que ampliem o repertório das crianças ou ajudando a resolver conflitos, mas sempre mantendo o protagonismo infantil.
A alternativa A) é incorreta porque desconsidera a possibilidade de uma intervenção adulta positiva, que pode ocorrer de forma não intrusiva. Já a B) e a D) reduzem o brincar a um instrumento pedagógico, desvirtuando seu caráter livre e espontâneo. A resposta C), portanto, é a que melhor sintetiza a visão contemporânea sobre o tema: o brincar é uma atividade essencial e contínua, que se adapta aos interesses das crianças, cabendo ao professor observar, acompanhar e, quando pertinente, intervir de maneira sensível e contextualizada.
Questão 50
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )
e as falsas ( F ).
( ) É nas e pelas interações lúdicas que a criança
constitui-se como sujeito.
( ) Pelo brincar a criança se expressa e se comunica,
experimentando e fazendo interações
com os objetos e os adultos à sua volta, lendo
e relendo o mundo.
( ) Brincar para a criança é um meio de expressão
que simboliza suas experiências, o conhecimento
de mundo, seus desejos, suas
frustrações, seus sonhos e fantasias.
( ) A brincadeira promove somente o desenvolvimento
motor na criança.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
- A)V • V • V • F
- B)V • V • F • V
- C)V • F • F • V
- D)F • V • V • F
- E)F • F • F • V
A alternativa correta é A)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( V ) É nas e pelas interações lúdicas que a criança constitui-se como sujeito.
( V ) Pelo brincar a criança se expressa e se comunica, experimentando e fazendo interações com os objetos e os adultos à sua volta, lendo e relendo o mundo.
( V ) Brincar para a criança é um meio de expressão que simboliza suas experiências, o conhecimento de mundo, seus desejos, suas frustrações, seus sonhos e fantasias.
( F ) A brincadeira promove somente o desenvolvimento motor na criança.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- A) V • V • V • F
- B) V • V • F • V
- C) V • F • F • V
- D) F • V • V • F
- E) F • F • F • V
O gabarito correto é A).
