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Questões Sobre Educação e Ludicidade - Pedagogia - concurso

Questão 61

Na dimensão “multiciplicidade de experiências e linguagens”, dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), dentre os diversos indicadores destaca-se o indicador “crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo”. Considera-se como seus indicadores específicos:
I. as crianças são atendidas com aceitação, acolhimento e de imediato pelas professoras diante de suas necessidades fisiológicas;
II. as professoras acompanham as primeiras manifestações da sexualidade da crianças;
III. as crianças são ensinadas a cuidarem de si mesmas e do seu próprio corpo;
IV. há consideração, na instituição, do ritmo específico da aprendizagem do controle dos esfíncteres pela criança.

Dos itens acima verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A)I, II, III e IV.
  • B)I, III e IV, apenas.
  • C)II e III, apenas.
  • D)IV, apenas.
  • E)I, apenas.
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda a dimensão "multiplicidade de experiências e linguagens" dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), com foco no indicador "crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo". São listados quatro indicadores específicos que compõem esse critério de avaliação:

I. O atendimento imediato e acolhedor às necessidades fisiológicas das crianças;

II. O acompanhamento das primeiras manifestações da sexualidade infantil;

III. O ensino do autocuidado e cuidado com o próprio corpo;

IV. A consideração do ritmo individual no aprendizado do controle dos esfíncteres.

Analisando os itens, verifica-se que a alternativa correta é a B) I, III e IV, apenas. Esta seleção se justifica porque:

- O item I está correto, pois descreve uma prática essencial de acolhimento e atenção às necessidades básicas;

- O item II não está incluído na resposta correta, pois embora importante, não é mencionado como parte dos indicadores específicos para essa dimensão particular;

- O item III está correto, representando um aspecto fundamental da educação infantil;

- O item IV está correto, destacando a necessidade de respeitar o desenvolvimento individual das crianças.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa os indicadores específicos mencionados no texto para essa dimensão da qualidade na educação infantil.

Questão 62

Sobre o brincar na infância, analise as assertivas
e, em seguida, assinale a alternativa que aponta
a(s) correta(s).

I. Favorece a auto-estima das crianças,
auxiliando-as a superar progressivamente
suas aquisições de forma criativa.

II. É uma ação que ocorre no plano da
imaginação, isto implica que aquele que
brinca tenha o domínio da linguagem
simbólica.


III. Contribui para a interiorização de
determinados modelos de adulto, no âmbito
de grupos sociais diversos.

  • A)Apenas II.
  • B)Apenas I.
  • C)I, II e III.
  • D)Apenas III.
  • E)Apenas II e III.
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A alternativa correta é C)

O ato de brincar na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos emocionais, cognitivos e sociais. As três assertivas apresentadas destacam diferentes dimensões desse processo, e todas estão corretas, conforme análise a seguir.

I. O brincar favorece a autoestima das crianças, pois permite que elas explorem suas capacidades, superem desafios e expressem sua criatividade. Através das brincadeiras, a criança experimenta situações de sucesso, o que fortalece sua confiança e autonomia.

II. O brincar ocorre no plano da imaginação e exige o domínio da linguagem simbólica. A criança utiliza símbolos para representar situações, objetos e papéis, desenvolvendo habilidades abstratas e ampliando sua capacidade de comunicação e interpretação do mundo.

III. A brincadeira também contribui para a interiorização de modelos sociais, pois reproduz padrões e comportamentos observados nos adultos. Isso permite que a criança compreenda diferentes contextos culturais e se prepare para a vida em sociedade.

Portanto, a alternativa C) I, II e III é a correta, já que todas as assertivas descrevem aspectos válidos e complementares sobre a importância do brincar na infância.

Questão 63

De acordo com o que preconiza o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil a respeito
do brincar, só NÃO é correto o que se afirma em:

  • A)Brincando, a criança não apenas se diverte, mas também recria e interpreta o mundo em que vive, uma vez que aquele que brinca tem o domínio da linguagem simbólica; por isso a instituição deve oferecer uma diversidade de experiências.
  • B)Ao brincar, a criança constrói conhecimentos e desenvolve capacidades importantes, como atenção, memória, imitação e imaginação, ou seja, amplia os conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
  • C)Ao brincar de roda, a criança coordena o movimento do corpo conforme o ritmo da música e do grupo, favorecendo, além das habilidades motoras (equilíbrio, capacidade de engatinhar, de andar, de pegar objetos etc.) e da organização do seu corpo no espaço, a socialização.
  • D)Na instituição infantil, todas as brincadeiras objetivam aprendizagens relativas a conceitos, procedimentos e atitudes; não há espaço para aquelas em que os conhecimentos são experimentados de uma maneira espontânea e destituída de objetivos imediatos pelas crianças.
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A alternativa correta é D)

De acordo com o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil, o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores. Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar que a opção D) destoa das demais por apresentar uma visão restritiva e equivocada sobre o papel do brincar na educação infantil.

As alternativas A), B) e C) estão em consonância com o referencial, pois destacam a importância do brincar como uma forma de expressão simbólica, construção de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e socialização. Já a alternativa D) afirma que todas as brincadeiras na instituição infantil devem ter objetivos imediatos de aprendizagem, negando a espontaneidade e a livre experimentação, elementos essenciais para o processo criativo e lúdico da criança.

Portanto, a resposta correta é D), pois o Referencial Nacional Curricular valoriza tanto as brincadeiras orientadas quanto as espontâneas, reconhecendo que ambas contribuem para o desenvolvimento infantil de maneiras distintas e complementares.

Questão 64

Segundo Piaget, a garatuja faz parte da fase
sensório-motora de desenho da criança (zero a dois anos de
idade) e também da fase pré-operacional (dois a sete anos
de idade), indo, aproximadamente, até três ou quatro anos
de idade. Assinale a alternativa que apresenta o desenho
que representa a fase da garatuja desordenada.

  • E)
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A alternativa correta é D)

O estudo do desenvolvimento infantil, especialmente no que diz respeito à expressão gráfica, é um tema fundamental na psicologia e na educação. Jean Piaget, um dos principais teóricos nessa área, categorizou as fases do desenvolvimento cognitivo, incluindo a evolução do desenho infantil. Dentro desse contexto, a garatuja representa uma das primeiras manifestações artísticas da criança, marcando o início de sua capacidade de representação simbólica.

Segundo Piaget, a garatuja se divide em duas etapas principais: a desordenada e a ordenada. A garatuja desordenada, típica da fase sensório-motora e do início da fase pré-operacional, é caracterizada por traços aleatórios, sem controle motor ou intenção representativa. A criança ainda não estabelece uma relação clara entre seus movimentos e os traços no papel, resultando em rabiscos sem forma definida.

Embora a alternativa E tenha sido mencionada inicialmente, é importante destacar que o gabarito correto para a questão apresentada é a alternativa D. Essa distinção é crucial para compreender as diferenças entre os estágios iniciais do desenvolvimento gráfico infantil. A escolha da alternativa correta reflete a necessidade de identificar com precisão as características específicas de cada fase do desenvolvimento artístico infantil.

Compreender essas fases não apenas auxilia na avaliação do desenvolvimento infantil, mas também fornece subsídios para práticas educacionais adequadas. Ao reconhecer a importância da garatuja desordenada como uma etapa natural e necessária, educadores podem criar ambientes que estimulem a expressão criativa das crianças sem impor expectativas prematuras de representação figurativa.

Questão 65

Uma professora de uma turma de crianças na faixa etária de 4 anos de idade propôs o seguinte jogo:
TOM, TOM, CORRA PARA JANTAR
    Uma criança, escolhida como líder, anda ao redor de um círculo de crianças. Ela para e estende um braço entre duas crianças, dizendo: “Tom, Tom, corra para jantar”. As duas devem correr em sentidos opostos, dando a volta no círculo até tocar no braço estendido do líder. A primeira que conseguir tocar seu braço torna-se o novo líder.
(Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)
    No desenvolvimento da atividade, a professora observou que as regras não estavam claras para as crianças, que se sentiam confusas em relação ao que deviam fazer na brincadeira, não sabendo em que sentido correr, solicitando constantemente a sua intervenção.
O processo de avaliação e escolha de jogos adequados para determinada turma deve ser feito com cuidado e, na maioria das vezes, incluir a análise da participação da criança. Em relação à situação descrita, conforme Kamii, é correto afirmar que este jogo
  • A)não era adequado para essa turma, porque sua regra básica era tão difícil que as crianças não conseguiam recriá-la por si mesmas, devendo ser descartado.
  • B)era adequado, tanto que o grupo participou ativamente do jogo. Deve ser reaplicado, sem intervenção da professora.
  • C)era adequado e atingiu os objetivos, tendo em vista que nessa faixa etária é esperada e até desejável a dependência das crianças em relação ao adulto no desenvolvimento de qualquer atividade.
  • D)era apropriado, porém as crianças dessa turma eram incompetentes na realização da tarefa. A professora,portanto, deve desistir da atividade, tendo em vista a inabilidade das crianças.
  • E)não era apropriado para essa turma, já que tinham uma dificuldade de compreensão de regras e, portanto, não tinham competência para a realização do jogo.
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A alternativa correta é A)

O jogo "Tom, Tom, Corra para Jantar" descrito por Constance Kamii apresenta uma proposta lúdica que, em teoria, estimula a interação e a compreensão de regras entre crianças. No entanto, a situação observada pela professora revela uma dissonância entre a complexidade da atividade e a capacidade de assimilação das crianças de 4 anos. A confusão gerada em relação às regras, a necessidade constante de intervenção adulta e a dificuldade em recriar a dinâmica do jogo indicam que a atividade não estava adequada para essa faixa etária.

A alternativa correta, portanto, é a A), que afirma que o jogo não era adequado para a turma, pois sua regra básica era demasiado complexa para que as crianças conseguissem reproduzi-la autonomamente. Kamii destaca a importância de escolher jogos cujas regras possam ser internalizadas e recriadas pelas crianças, promovendo a autonomia e o aprendizado significativo. Quando isso não ocorre, a atividade perde seu propósito educativo e deve ser reconsiderada.

As demais alternativas falham em reconhecer esse princípio. A opção B) ignora a dependência da intervenção da professora, enquanto a C) normaliza uma dependência excessiva do adulto, contrariando o objetivo de desenvolver autonomia. Já a alternativa D) atribui erroneamente a dificuldade a uma suposta "incompetência" das crianças, desconsiderando a inadequação da tarefa. Por fim, a E) generaliza a falta de competência das crianças, quando o problema reside na complexidade do jogo para aquele estágio de desenvolvimento.

Assim, a análise correta aponta para a necessidade de selecionar jogos alinhados às capacidades cognitivas e sociais do grupo, garantindo que a brincadeira seja, de fato, uma ferramenta de aprendizagem.

Questão 66

      Uma professora observa a brincadeira de um grupo de crianças de 4 anos. O grupo conversa animadamente, até que uma das crianças grita: aí eu era a mãe e a Bia era a filha. Rapidamente,os papéis são atribuídos: pai, filho, amigo, avó e tia são os outros personagens presentes. De repente, o “filho” começa a brigar com a “filha” em função de um boneco de ação. A professora pensou em intervir, mas deixou que os “pais” lidassem com a situação.

De acordo com Brougère (in Kishimoto), é correto afirmar que a professora não interveio na briga das crianças, pois

  • A)entendeu que as crianças precisavam ter autonomia para lidar com as situações de conflito.
  • B)era um momento de brincadeira livre das crianças, não cabendo, portanto, qualquer intervenção.
  • C)possuía uma cultura lúdica, o que a possibilitou interpretar como jogo uma atividade que poderia não ser interpretada como tal por outras pessoas.
  • D)fundamentou-se na concepção de que os conflitos são essenciais para o crescimento pessoal do indivíduo.
  • E)entendeu que, naquele momento, não era de sua competência,pois era a hora livre das crianças, cabendo a elas decidir o que fazer.
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A alternativa correta é C)

O episódio descrito ilustra uma situação comum no ambiente escolar infantil, em que a brincadeira simbólica assume um papel central no desenvolvimento das crianças. A professora, ao observar o desenrolar da cena, optou por não intervir no conflito entre as crianças, mesmo quando este surgiu durante a brincadeira de faz-de-conta. Essa decisão pode ser compreendida à luz da teoria de Brougère, que destaca a importância da cultura lúdica na interpretação das atividades infantis.

A alternativa correta, C, aponta que a professora possuía uma cultura lúdica que lhe permitiu reconhecer a brincadeira como um jogo, mesmo quando esta assumiu características que poderiam ser interpretadas como conflito real por um observador menos atento. Brougère enfatiza que o jogo infantil possui suas próprias regras e dinâmicas, muitas vezes distintas da lógica adulta. A capacidade de identificar essas nuances é fundamental para que os educadores respeitem o espaço simbólico criado pelas crianças.

As demais alternativas apresentam interpretações equivocadas ou incompletas da situação. Embora aspectos como autonomia (A), liberdade lúdica (B), crescimento pessoal (D) e competência profissional (E) sejam relevantes no contexto educacional, nenhuma delas capta com precisão o conceito de cultura lúdica que fundamenta a ação da professora. O reconhecimento do jogo como uma atividade com significado próprio, que não necessita de intervenção adulta a menos que represente perigo real, demonstra uma compreensão sofisticada do desenvolvimento infantil.

Este caso exemplifica como a formação docente deve incluir não apenas conhecimentos pedagógicos, mas também uma sensibilidade para a linguagem lúdica das crianças. A capacidade de distinguir entre conflito real e jogo simbólico é essencial para práticas educativas que respeitem a infância e promovam aprendizagens significativas através do brincar.

Questão 67

Sobre o ato de brincar não podemos afirmar:

  • A)À criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros.
  • B)É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
  • C)Faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.
  • D)Proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na não integração do indivíduo na sociedade.
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A alternativa correta é D)

Sobre o ato de brincar, é possível afirmar diversas características positivas que contribuem para o desenvolvimento infantil, tanto cognitivo quanto social. No entanto, entre as alternativas apresentadas, há uma afirmação incorreta:

  • A) A brincadeira permite à criança resolver conflitos, testar hipóteses de conhecimento e desenvolver habilidades sociais, como compreender diferentes perspectivas e expressar sua opinião.
  • B) Estimular a criatividade infantil é fundamental, pois ela possibilita que a criança recrie o mundo à sua maneira, seguindo uma lógica própria e enriquecendo seu processo de aprendizagem.
  • C) Brincar não é apenas um momento de lazer, mas sim uma forma ativa e prazerosa de aprendizagem, essencial para o desenvolvimento integral da criança.
  • D) Esta afirmação está incorreta, pois o ato de brincar justamente favorece a integração do indivíduo na sociedade, ao permitir que a criança estabeleça regras em grupo e aprenda a conviver de maneira colaborativa.

Portanto, a alternativa D) é a que contém uma afirmação falsa sobre o ato de brincar, já que a brincadeira, na verdade, promove a socialização e a adaptação às normas coletivas, e não o contrário.

Questão 68

É através do jogo simbólico (faz-de-conta) que a criança

  • A)brinca com vários símbolos e brinquedos de montar.
  • B)desenvolve apenas habilidades motoras como: correr, pular, saltar, engatinhar e equilibrar-se.
  • C)desempenha papéis; imita adultos, crianças e animais e representa objetos que estão ausentes.
  • D)participa de todas as atividades escolares, demonstrando maior capacidade nas que envolvem a escrita.
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A alternativa correta é C)

O jogo simbólico, também conhecido como "faz-de-conta", desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Através dessa forma de brincadeira, a criança não apenas se diverte, mas também explora o mundo ao seu redor de maneira criativa e significativa.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois descreve com precisão a essência do jogo simbólico. Nesse tipo de atividade, a criança:

  • Desempenha papéis sociais, imitando adultos, outras crianças ou até mesmo animais;
  • Representa situações do cotidiano ou imaginárias;
  • Utiliza objetos de forma simbólica, atribuindo-lhes significados diferentes (como um cabo de vassoura que vira um cavalo, por exemplo);
  • Exercita a criatividade e a capacidade de abstração.

As demais alternativas não representam adequadamente o conceito de jogo simbólico:

  • A) Refere-se mais a brinquedos de encaixe ou construção;
  • B) Descreve atividades motoras, sem o componente simbólico;
  • D) Aborda o desempenho escolar, que não é o foco principal do faz-de-conta.

Portanto, o jogo simbólico é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, permitindo que ela explore diferentes realidades e papéis de forma segura e prazerosa.

Questão 69

O recreio escolar é o momento mais aguardado pela maioria dos alunos e significa brincar. Nesse momento, as crianças costumam extravasar toda a sua energia. Veja um exemplo: numa escola, a equipe de direção e coordenação apontou a necessidade de reduzir o tempo de recreio das crianças de 20 para 10 minutos, pois elas brigavam muito, ofendiam umas às outras (situações de bullying) e quebravam alguns materiais. Após o recreio, o chão do pátio ficava cheio de papéis de balas e de restos de lanches.
Com base nessas informações, pode-se compreender que

  • A)a atitude da direção e da coordenação está correta, pois os alunos que não conseguem adotar uma postura adequada durante o recreio necessitam estar em sala, executando atividades.
  • B)os alunos não sabem brincar, logo, o recreio é realizado na sala somente para o lanche.
  • C)os professores e auxiliares devem criar estratégias e disponibilizar materiais diversificados para estimular a criatividade dos alunos em criar brincadeiras saudáveis na hora do recreio.
  • D)a direção e a coordenação devem aumentar o tempo de recreio, somente se as crianças permanecerem sentadas.
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A alternativa correta é C)

O recreio escolar é um momento fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois permite que elas interajam, brinquem e liberem energia acumulada. No entanto, quando esse período é marcado por conflitos, como brigas, bullying e desrespeito ao ambiente, é necessário repensar a forma como ele é organizado, em vez de simplesmente reduzir seu tempo.

A alternativa correta, neste caso, é a letra C), que sugere que professores e auxiliares criem estratégias e disponibilizem materiais diversificados para estimular brincadeiras saudáveis. Essa abordagem é mais eficaz do que punir os alunos com a diminuição do recreio ou restringi-los a atividades passivas. O problema não está no tempo dedicado ao lazer, mas na falta de orientação e estrutura para que as crianças aproveitem esse momento de forma positiva.

Reduzir o recreio ou limitá-lo apenas ao lanche, como propõem as alternativas A) e B), ignora a importância do brincar no desenvolvimento social e emocional dos alunos. Da mesma forma, a opção D) não resolve a questão, pois obrigar as crianças a ficarem sentadas anula o propósito do recreio, que é justamente o movimento e a interação livre.

Portanto, a solução mais adequada é investir em mediação, oferecer brinquedos e jogos que incentivem a cooperação, e supervisionar de forma ativa, sem reprimir a espontaneidade infantil. Dessa maneira, o recreio cumprirá seu papel educativo, promovendo não apenas o divertimento, mas também valores como respeito, criatividade e convivência harmoniosa.

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Questão 70

Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui
caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a
deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse
o motorista.

Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de
zero a quatro anos, o que se deve fazer diante dessa situação?

  • A)Pedir à criança que pare de brincar com a caixa, pois esse material foi trazido para outro tipo de trabalho e, dessa forma, impedir que as demais sigam o mau exemplo e prejudiquem o sucesso da atividade planejada.
  • B)Solicitar à criança que lhe devolva a caixa, uma vez que ainda não sabe aguardar as explicações, pois desde muito pequena a criança precisa aprender seus limites dentro da sala, reconhecendo a autoridade do adulto.
  • C)Chamar discretamente a criança e explicar-lhe que aquilo é uma caixa e não um carrinho, pois a partir dos quatro anos de idade é preciso superar as atitudes fantasiosas aprendendo a discernir o real do imaginário.
  • D)Aproveitar a situação em favor do processo pedagógico indicando às demais crianças a “ideia legal do coleguinha", convidando-as a também explorar o material livremente e “brincar de imaginar", pois o jogo simbólico é uma forma de a criança dessa idade assimilar o mundo.
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A alternativa correta é D)

Em uma sala de Educação Infantil, o TDI, pretendendo construir um robozinho usando materiais alternativos, distribui caixas de papelão aos grupos de crianças. Luiz Alberto (04 anos) pega sua caixa e, sem esperar a explicação, começa a deslizá-la sobre a carteira fazendo barulho, imitando um carro: freia, acelera, foge de obstáculos, conversa como se fosse o motorista.

Considerando os estudos e as orientações atuais acerca do desenvolvimento infantil e da ação pedagógica com crianças de zero a quatro anos, a resposta mais adequada diante dessa situação é a alternativa D):

Aproveitar a situação em favor do processo pedagógico indicando às demais crianças a "ideia legal do coleguinha", convidando-as a também explorar o material livremente e "brincar de imaginar", pois o jogo simbólico é uma forma de a criança dessa idade assimilar o mundo.

Essa abordagem respeita o desenvolvimento infantil, valorizando a criatividade e a expressão lúdica, elementos fundamentais para a aprendizagem nessa faixa etária. O jogo simbólico permite que as crianças explorem diferentes papéis, situações e emoções, contribuindo para seu crescimento cognitivo, social e emocional.

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