Questões Sobre Educação e Ludicidade - Pedagogia - concurso
Questão 81
À luz de estudos apoiados em contribuições de Piaget, é correto afirmar que com o jogo simbólico, uma das primeiras manifestações dramatizadas, a criança procura expressar o seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança, e sua manifestação evolui
- A)do jogo espontâneo para o jogo de regras, do jogo individual para o coletivo.
- B)do jogo de regras para o jogo espontâneo, do jogo coletivo para o jogo individual.
- C)das brincadeiras programadas como situações de ensino para as brincadeiras inventadas pela criança.
- D)da produção coletiva para a produção individual e criativa da criança.
- E)dos jogos que transmitem conteúdos curriculares para a produção escolar da criança.
A alternativa correta é A)
À luz das contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, o jogo simbólico representa uma das primeiras formas de expressão dramatizada pela criança, permitindo-lhe integrar e compreender o mundo ao seu redor. Conforme a criança amadurece, sua capacidade de dramatização evolui, refletindo mudanças significativas em sua interação social e cognitiva.
De acordo com a teoria piagetiana, a evolução da dramatização ocorre em duas dimensões principais:
- Do jogo espontâneo para o jogo de regras: inicialmente, a criança brinca de forma livre e imaginativa, sem restrições. Com o tempo, passa a incorporar regras e estruturas mais definidas em suas atividades lúdicas.
- Do jogo individual para o coletivo: nos primeiros anos, a criança tende a brincar sozinha, centrada em seu próprio mundo. Progressivamente, desenvolve a capacidade de interagir e cooperar com outras crianças em jogos compartilhados.
Essa progressão, descrita na alternativa A, demonstra como o desenvolvimento cognitivo e social caminham juntos, permitindo que a criança avance de uma expressão egocêntrica para formas mais complexas e socializadas de brincadeira.
As demais alternativas não correspondem ao modelo piagetiano, pois invertem essa evolução natural (B), focam em aspectos não centrais da teoria (C e D) ou desviam para questões pedagógicas que não são o foco da questão (E).
Questão 82
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras, as crianças têm a oportunidade de interagir e desenvolver algumas capacidades importantes.
Assinale a alternativa que NÃO configura uma dessas capacidades.
- A)Atenção
- B)Imitação
- C)Isolamento
- D)Oposição
A alternativa correta é C)
Brincar é uma das atividades mais importantes na infância, pois contribui significativamente para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, interagem com outras pessoas e aprimoram diversas habilidades essenciais para seu crescimento emocional, social e cognitivo.
Entre as capacidades desenvolvidas durante as brincadeiras, podemos destacar:
- Atenção: A criança aprende a se concentrar em uma atividade, seguindo regras e mantendo o foco.
- Imitação: Ao reproduzir comportamentos e situações do cotidiano, a criança compreende melhor o mundo e desenvolve sua criatividade.
- Oposição: A interação com outras crianças envolve momentos de discordância, o que ajuda no desenvolvimento da capacidade de argumentação e negociação.
No entanto, o isolamento não é uma capacidade desenvolvida nas brincadeiras, pois estas são, por natureza, atividades que incentivam a interação e a socialização. O isolamento pode até mesmo ser um sinal de dificuldades emocionais ou sociais que merecem atenção.
Portanto, a alternativa que NÃO representa uma capacidade desenvolvida por meio das brincadeiras é a C) Isolamento, confirmando que o gabarito correto é a letra C.
Questão 83
O desenho e a brincadeira são formas de linguagem que favorecem a interação com o outro e com o objeto, possibilitando a comunicação e a compreensão de ideias e a organização do pensamento.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança, ao desenhar ou apreciar uma ilustração, compreende que aquilo que ela vê no mundo exterior pode ser representado.
II. A brincadeira é uma atividade propícia ao processo de significação por envolver uma fexibilização na forma de compreender os signos e suas relações.
III. O desenho é uma atividade que favorece a escrita, porque a criança percebe que pode desenhar também a fala.
Pela análise, pode-se concluir que estão CORRETAS as afirmativas:
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é D)
O desenho e a brincadeira são formas de linguagem que favorecem a interação com o outro e com o objeto, possibilitando a comunicação e a compreensão de ideias e a organização do pensamento. A análise das afirmativas apresentadas demonstra que todas estão corretas, conforme será discutido a seguir.
A afirmativa I destaca que a criança, ao desenhar ou apreciar uma ilustração, compreende que aquilo que ela vê no mundo exterior pode ser representado. Essa ideia está alinhada com a noção de que o desenho é uma ferramenta de representação simbólica, permitindo que a criança traduza sua percepção do mundo em formas gráficas, desenvolvendo assim sua capacidade de abstração e comunicação.
A afirmativa II ressalta que a brincadeira é uma atividade propícia ao processo de significação, pois envolve uma flexibilização na forma de compreender os signos e suas relações. Durante a brincadeira, a criança experimenta diferentes papéis e situações, atribuindo novos significados a objetos e ações, o que amplia sua compreensão simbólica e sua capacidade de interpretação.
Por fim, a afirmativa III afirma que o desenho favorece a escrita, pois a criança percebe que pode desenhar também a fala. Essa relação entre desenho e escrita é fundamental no desenvolvimento infantil, já que ambas são formas de representação gráfica. Ao desenhar, a criança começa a entender que os símbolos podem representar não apenas objetos, mas também sons e ideias, preparando o terreno para a aquisição da escrita.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois cada uma delas aborda aspectos essenciais do papel do desenho e da brincadeira no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil. A alternativa D) I, II e III é a correta.
Questão 84
“Desenhar é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Para Ester Gresspum, o desenho pode ser visto como marcas, registros, vestígios. Desenhar é também uma forma de se aproximar das linguagens artísticas, sendo que o desenho para a criança é uma linguagem, como o gesto ou a fala. É importante, no planejamento das atividades vinculadas às artes visuais e à exploração da imagem na Educação Infantil, garantir
- A)o direcionamento, pelo adulto, do desenho da criança a uma norma ou padrão estético.
- B)que a criança possa escolher como se expressar, buscando um equilíbrio entre a intencionalidade do professor e a iniciativa da criança.
- C)a presença do desenho figurativo e atividades que envolvem lápis de cor e papel com desenhos impressos para a criança pintar.
- D)a sensibilidade visual que pressupõe a percepção do espaço. O professor deve planejar atividades para serem desenvolvidas pela turma toda, do mesmo jeito, ao mesmo tempo, de modo uniforme e homogêneo.
- E)a repetição de atividades prontas e, ainda, a pintura de presentes também prontos para as datas festivas, como o dia das mães, o dia dos pais e o dia das crianças.
A alternativa correta é B)
O desenho, como aponta Ester Gresspum, é muito mais do que uma simples atividade gráfica: é uma forma de comunicação, um registro de significados e uma expressão pessoal. Na Educação Infantil, essa linguagem assume um papel fundamental no desenvolvimento da criança, permitindo que ela explore sua criatividade e se expresse livremente. Diante disso, o planejamento de atividades relacionadas às artes visuais deve priorizar a liberdade de expressão, respeitando a individualidade de cada criança.
A alternativa correta, B), reforça a importância de equilibrar a intencionalidade pedagógica do professor com a autonomia da criança. Isso significa que, embora o educador possa propor temas ou técnicas, é essencial que a criança tenha espaço para escolher como deseja se expressar. Dessa forma, o desenho não se torna uma mera reprodução de modelos, mas sim uma ferramenta de autoconhecimento e comunicação.
As outras alternativas apresentam abordagens limitadoras. Direcionar o desenho a padrões estéticos (A), restringir a expressão a figuras prontas (C), impor atividades uniformes (D) ou repetir modelos festivos (E) são práticas que inibem a criatividade e ignoram o potencial do desenho como linguagem espontânea. Portanto, o respeito à iniciativa da criança, como proposto na alternativa B, é o caminho mais adequado para uma educação artística significativa na infância.
Questão 85
Além de reconhecer o valor das interações entre as crianças, entre estas e os parceiros adultos, e a importância de se olhar para as práticas culturais em que as crianças se envolvem, as instituições educacionais da educação infantil devem destacar a brincadeira como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. Sendo assim, brincar dá à criança oportunidade para
- A)diversão, sendo natural na vida dela. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, não exigindo planejamento pedagógico.
- B)imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
- C)relaxar, após realizar atividades mais escolarizadas. A brincadeira é o momento de negação do trabalho, de certa irreverência e até de desinteresse pelo que é sério.
- D)se relacionar com outra criança sem a mediação do adulto. A brincadeira não é uma das linguagens que se destaca na infância, mas é através dela que a criança recebe a cultura da sociedade em que vive.
- E)distração e fuga, não lhe conferindo um caráter educativo. A brincadeira na instituição educacional ocupa o espaço de interrupção da atividade dirigida pelo professor para descanso e higiene mental.
A alternativa correta é B)
O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil é um tema central na educação, especialmente na primeira infância. As interações lúdicas não apenas proporcionam diversão, mas também desempenham uma função essencial no processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O texto apresentado destaca a importância da brincadeira como atividade privilegiada nessa fase, apontando suas múltiplas dimensões.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) corretamente identifica a brincadeira como um espaço de imitação do conhecido e construção do novo. Essa perspectiva vai além da visão reducionista que enxerga o brincar apenas como entretenimento ou distração. Ao reconstruir cenários, assumir personagens e ressignificar objetos, a criança exercita sua capacidade criativa, reelabora experiências e desenvolve habilidades cognitivas e socioafetivas.
Essa abordagem se alinha com teorias educacionais que compreendem o brincar como:
- Um processo ativo de apropriação da realidade
- Um mecanismo de experimentação de papéis sociais
- Uma forma de linguagem expressiva
- Um meio de desenvolvimento da autonomia
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o brincar. A opção A) reduz a brincadeira a mera diversão espontânea, ignorando seu potencial pedagógico. Já as opções C), D) e E) cometem o erro de dissociar a brincadeira dos processos educativos, tratando-a como atividade complementar ou de menor importância.
Portanto, a alternativa B) se destaca por reconhecer a complexidade e o valor educativo intrínseco das atividades lúdicas, que permitem à criança ressignificar seu mundo e construir novos conhecimentos de forma ativa e prazerosa.
Questão 86
A brinquedoteca constitui-se em um ambiente lúdico que permite o contato da criança com uma variedade de brinquedos. Além disso, é um importante espaço para brincar. O brincar, por sua vez, é um caminho para ascender ao novo, aprender, (re)elaborar os saberes. Deste modo, é correto afirmar que a brinquedoteca é um espaço
- A)que permite à criança obter material lúdico, jogos, brinquedos e livros, sendo também um espaço livre que proporciona vários tipos de atividades como artes plásticas, ciências, jogos, recreação, música e folclore, sem, necessariamente, a supervisão e orientação de um professor.
- B)que favorece o brinquedo industrializado e cria oportunidades para que o maior número de crianças possa usufruí-lo e questionar a escola que nega o direito à alegria dia após dia. A brinquedoteca também é um espaço de instrução e de treino de habilidades e de conteúdos específicos de leitura, escrita e cálculo, onde as crianças ficam sentadas, apenas vendo e ouvindo, aprendendo só com os olhos e ouvidos.
- C)para aprender, interagir, brincar e criar. O professor é mediador das relações que aí se desenvolvem.
- D)do brinquedo industrializado, um espaço democrático que garante o acesso de todas as crianças aos brinquedos prontos para o brincar, fonte de desenvolvimento da personalidade e equilíbrio infantis. O professor deve observar as interações e registrar, não devendo intervir, nem antes, nem durante e nem depois.
- E)de brincar. Tal espaço não precisa estar sedimentado a partir de objetivos e funções bem definidas que ajudem a promover o desenvolvimento infantil.
A alternativa correta é C)
A brinquedoteca é um ambiente essencial para o desenvolvimento infantil, pois oferece um espaço lúdico e educativo onde a criança pode explorar, interagir e aprender por meio da brincadeira. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor define esse espaço, destacando sua função como um local para "aprender, interagir, brincar e criar", com o professor atuando como mediador das relações que ali se desenvolvem.
As outras alternativas apresentam limitações ou distorções sobre o verdadeiro papel da brinquedoteca. A alternativa A) ignora a importância da mediação do professor, sugerindo que as atividades ocorrem sem supervisão, o que pode comprometer o potencial educativo do espaço. A alternativa B) reduz a brinquedoteca a um local de consumo de brinquedos industrializados e de instrução formal, contrariando sua natureza lúdica e criativa. Já a alternativa D) supervaloriza o brinquedo industrializado e exclui a intervenção pedagógica, enquanto a E) desconsidera a necessidade de objetivos claros para o desenvolvimento infantil.
Portanto, a resposta correta é a C), pois reconhece a brinquedoteca como um espaço dinâmico, onde o brincar se articula com a aprendizagem e a interação social, mediado pelo professor, que orienta e potencializa as experiências das crianças.
Questão 87
O processo de formação de um leitor começa bem antes da criança aprender a decodificar a leitura a partir do texto escrito. O início deste caminho e a sedução para ele se dão ainda no berço, através dos acalantos, parlendas e da ambiência de afeto que este momento propicia. Deste modo, a contação de história, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo vista pela educação como uma linguagem de afeto e como caminho para o desenvolvimento do(a)
- A)lúdico na escola. Trata-se de um momento de lazer e prazer sem finalidade de ensino. Não há necessidade de planejamento por parte do professor, pois se trata de uma atividade espontânea não dirigida.
- B)atenção das crianças, afastando-as das brigas, correrias e indisciplina. Trata-se de uma atividade a ser desenvolvida, sobretudo nos períodos de espera, como por exemplo, hora de saída da escola que envolve aguardar a chegada dos pais. Não há necessidade de planejamento didático e educacional, mas é necessário entonação de voz para prender a atenção das crianças.
- C)vocabulário infantil, da transmissão de saberes já elaborados historicamente, da transmissão de saberes prontos e fechados presentes em diferentes culturas. Não há necessidade de um planejamento para se trabalhar com diferentes gêneros, como contos, fábulas etc.
- D)aprendizagem de forma alternativa que rompe com a mesmice das atividades de sala de aula, mesmo mantendo as crianças num comportamento passivo e disciplinado. Trata-se de uma prática que facilita o processo de codificação e decodificação da linguagem escrita pelas crianças.
- E)linguagem oral e escrita, da imaginação e da reflexão sobre as vidas pessoais e o contexto social em que estão inseridas. Compete ao professor planejar e desenvolver a arte de contar histórias.
A alternativa correta é E)
O processo de formação de um leitor é um caminho que se inicia muito antes da alfabetização formal, enraizado nas experiências afetivas e culturais proporcionadas desde os primeiros anos de vida. A contação de histórias, prática ancestral da tradição oral, assume um papel fundamental nesse percurso, não apenas como entretenimento, mas como ferramenta educativa que estimula o desenvolvimento integral da criança.
Conforme indicado no texto, a alternativa correta é a E), pois destaca a contação de histórias como um meio para desenvolver a linguagem oral e escrita, além de fomentar a imaginação e a reflexão crítica sobre a realidade. Essa abordagem vai além de uma simples atividade recreativa ou de controle disciplinar, exigindo um planejamento pedagógico intencional por parte do professor.
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o tema:
- A) Reduz a prática ao lúdico sem propósito educativo.
- B) Transforma a atividade em recurso para gerenciamento de tempo e comportamento.
- C) Ignora a dimensão criativa e crítica da contação de histórias.
- D) Mantém uma perspectiva mecânica do processo de aprendizagem.
A arte de contar histórias, quando bem planejada, torna-se ponte entre o mundo imaginário e a realidade social, permitindo que as crianças construam significados e desenvolvam habilidades linguísticas essenciais. Cabe ao educador selecionar narrativas diversificadas, criar ambientes acolhedores e mediar reflexões que ampliem o repertório cultural e crítico dos pequenos ouvintes.
Questão 88
A criança pequena estrutura seu conhecimento de mundo, do outro e de si mesma também pela sua experiência corporal. Nesta perspectiva, o movimento nas instituições de educação infantil deve ser trabalhado não só em seu aspecto funcional, mas também no criativo. Assim, é correto afirmar que o movimento corporal criativo é
- A)aquele sem função definida, que tem a marca da criança, de sua idade, de seu jeito de ser: tímido, explosivo, delicado ou desengonçado e demonstra sua necessidade de expressão de alegria, euforia, raiva, tristeza e que permite descobertas.
- B)aquele relacionado ao desenvolvimento motor e à aquisição de determinadas habilidades.
- C)aquele movimento que possibilita extravasar, gastar energia, uma vez que as crianças ficam muitas horas desenvolvendo atividades que exigem contenção. Compete ao professor apenas garantir as condições de higiene e de segurança.
- D)desenvolvido nas competições e jogos dirigidos, em que não existe espaço para a expressão da criatividade e da individualidade. É desenvolvido, também, na dança, sobretudo vinculada às apresentações em festas.
- E)integrado ao conceito de dança. É uma cópia ou imitação de criações alheias. Compete ao professor planejar essas intervenções para poder conduzir o movimento corporal das crianças. Infelizmente, as necessidades de segurança e de higiene impedem atividades livres que possibilitam o desenvolvimento sensorial e corporal das crianças.
A alternativa correta é A)
O movimento corporal criativo na educação infantil é um elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança, indo além de aspectos meramente funcionais ou motores. A alternativa A) corretamente destaca que esse tipo de movimento é aquele que carrega a marca pessoal da criança, refletindo sua individualidade, emoções e necessidades expressivas.
Essa abordagem reconhece que o movimento não se limita a habilidades motoras ou a simples gasto de energia, mas sim a uma forma de linguagem através da qual a criança explora e compreende o mundo ao seu redor. Ao permitir que a criança se expresse livremente - seja de forma tímida, explosiva, delicada ou desengonçada - o educador valoriza sua criatividade e seu processo único de descoberta.
As outras alternativas apresentam visões limitadas do movimento infantil:
- B) reduz o movimento a aspectos motores
- C) o trata apenas como forma de extravasar energia
- D) e E) o vinculam excessivamente a atividades dirigidas
A perspectiva correta, conforme a alternativa A), compreende que o movimento criativo na infância é essencial para o desenvolvimento da identidade, da expressão emocional e da construção de relações com o mundo. Cabe ao educador criar espaços seguros que acolham essas manifestações espontâneas, sem impor modelos ou restringir a liberdade expressiva das crianças.
Questão 89
O trabalho com a música na Educação Infantil compreende muito mais do que ouvir boas músicas ou aprender a cantar cantigas infantis. Envolve apreciar e produzir música e aprender a ouvir. Sendo assim, é correto afirmar que é importante compreender o papel
- A)da paisagem sonora, constituída pelos sons e ruídos, não envolvendo os silêncios. Ouvir sempre é um ato de contemplação. Pesquisa sonora é uma proposta de ouvir diferentes músicas de CD para ampliar o repertório musical das crianças.
- B)do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.
- C)dos instrumentos musicais tradicionais e não dos objetos que nos cercam e que podem ser utilizados para produzir sons, ruídos e barulhos. Pesquisa sonora é uma proposta planejada que disponibiliza para as crianças músicas clássicas e instrumentais no sentido de possibilitar uma erudição maior.
- D)dos barulhos e ruídos do cotidiano que são traumáticos e pesarosos e, na verdade, é a produção sonora das crianças. O som musical é algo exterior à produção infantil. Na instituição de educação infantil, é quase impossível desenvolver pesquisa sonora, pois há uma questão de tempo e espaço definida na rotina. Nesta atividade, as crianças fazem muito barulho inviabilizando a própria pesquisa sonora musical.
- E)das músicas de CD e dos passarinhos, possibilitando que as crianças entendam o que é música, produção e construção musicais, sobretudo aquilo que é reconhecido social e culturalmente como música. Ouvir os sons do ambiente só tem sentido se for para melhorar a qualidade sonora deste, mas não significa educação musical.
A alternativa correta é B)
O trabalho com a música na Educação Infantil vai além do simples ato de ouvir canções ou reproduzir cantigas tradicionais. Trata-se de um processo que engloba a apreciação, a produção musical e, principalmente, o desenvolvimento da escuta ativa. Diante disso, a alternativa correta é a B), pois aborda de maneira integral o papel do som e do silêncio na construção musical, além de destacar a importância da pesquisa sonora como ferramenta pedagógica.
A alternativa B) enfatiza a escuta ativa, que permite às crianças explorar não apenas os sons do cotidiano e da natureza, mas também sons imaginários, ampliando sua percepção auditiva e criatividade. A pesquisa sonora, nesse contexto, não se limita a reproduzir músicas prontas, mas sim a criar intervenções planejadas que estimulam a sensibilidade musical infantil. Essa abordagem valoriza tanto os sons quanto os silêncios, elementos fundamentais na construção de uma experiência sonora significativa.
As demais alternativas apresentam limitações ou equívocos. A alternativa A) desconsidera o silêncio como parte da paisagem sonora, enquanto a C) restringe a pesquisa sonora a instrumentos tradicionais, ignorando a riqueza dos objetos cotidianos. A alternativa D) demonstra uma visão negativa em relação aos sons produzidos pelas crianças, subestimando seu potencial criativo. Já a E) reduz a educação musical a um reconhecimento cultural pré-estabelecido, sem explorar a dimensão experimental e lúdica que a música pode oferecer.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa a proposta de um trabalho musical significativo na Educação Infantil, integrando escuta, produção e sensibilidade artística de forma coerente e enriquecedora.
Questão 90
Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta a consciência
- A)ingênua.
- B)mágica.
- C)fanatizada.
- D)ecológica e crítica.
- E)ingênua e mágica.
A alternativa correta é D)
Os brinquedos confeccionados a partir de sucata desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil, indo além da simples diversão. Ao transformar materiais descartados em objetos lúdicos, as crianças não apenas exercitam sua criatividade, mas também são incentivadas a refletir sobre questões ambientais e sociais.
A alternativa correta é a D) ecológica e crítica, pois essa prática estimula:
- Consciência ecológica: ao reutilizar materiais, as crianças compreendem a importância da redução do lixo e do consumo sustentável.
- Pensamento crítico: ao questionar o consumismo excessivo e buscar alternativas criativas para brincar.
Enquanto outras opções como "ingênua" ou "mágica" podem até fazer parte do imaginário infantil, não capturam a essência transformadora dessa experiência. A construção de brinquedos com sucata é, acima de tudo, um ato de educação ambiental e cidadania desde a infância.