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Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Assim, assinale as alternativas que expressam características da brincadeira na educação infantil. I. A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. II. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto não implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. III. Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir- lhes novos significados. IV. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. São verdadeiras as alternativas:

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Assim, assinale as alternativas que expressam características da brincadeira na educação infantil.

I. A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”.

II. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto não implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.

III. Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir- lhes novos significados.

IV. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

São verdadeiras as alternativas:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar, é fundamental que as experiências oferecidas nas instituições educacionais sejam ricas e diversificadas, seja por meio de brincadeiras ou de aprendizagens orientadas. Nesse contexto, a brincadeira na educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Analisando as alternativas apresentadas:

I. A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o "não-brincar". - Esta afirmação é verdadeira, pois o brincar estabelece uma relação dialética com as experiências cotidianas, permitindo que a criança explore e ressignifique o mundo ao seu redor.

II. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto não implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. - Esta afirmação é falsa, pois a brincadeira pressupõe justamente o uso da linguagem simbólica, na qual objetos e situações ganham novos significados.

III. Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. - Esta afirmação é verdadeira, pois a brincadeira envolve a transformação criativa de elementos da realidade.

IV. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. - Esta afirmação é verdadeira, pois mesmo as brincadeiras mais criativas partem de experiências reais que são reelaboradas pela criança.

Portanto, as alternativas corretas são I, III e IV, correspondendo à opção D) do gabarito. A brincadeira na educação infantil deve ser compreendida como uma atividade complexa que integra imaginação, simbolização e ressignificação da realidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral da criança.

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