Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano. Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções cognitivas que estão profundamente interligadas. Analise com base no trecho acima: I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação; II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento e os elementos de sua natureza. Dos itens acima:

Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano.
Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções
cognitivas que estão profundamente interligadas.

Analise com base no trecho acima:

I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a
criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal”, nos termos
de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas
estruturas autorreguladoras de ação;

II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu
funcionamento e os elementos de sua natureza.

Dos itens acima:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Por meio dos jogos é possível ensinar às crianças as regras sociais presentes em seu cotidiano. Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação e memória são funções cognitivas que estão profundamente interligadas.

Analisando os itens apresentados, ambos estão corretos e alinhados com as ideias expressas no trecho inicial, bem como com os fundamentos teóricos de Vygotsky e o desenvolvimento infantil.

I – O campo interpsicológico produzido pelas interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias "zonas de desenvolvimento proximal", nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação.

Este item está correto, pois reflete a importância das interações sociais no processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme proposto por Vygotsky. A brincadeira permite que as crianças avancem em suas zonas de desenvolvimento proximal, internalizando conceitos e construindo novas habilidades cognitivas e sociais.

II – Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento e os elementos de sua natureza.

Este item também está correto, pois a brincadeira é uma ferramenta essencial para a exploração e compreensão do mundo ao redor. Através do jogo, a criança experimenta, testa hipóteses e assimila conhecimentos sobre os objetos e suas funções, desenvolvendo sua percepção e raciocínio.

Portanto, a alternativa correta é C) Ambos os itens estão corretos, já que as afirmações I e II são complementares e representam aspectos fundamentais do aprendizado infantil por meio das brincadeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *