Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto ao EDUCAR nas instituições de Educação Infantil:I – Devem ser oferecidas as crianças condições para aprendizagens por meio das brincadeiras infantis e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. II – As aprendizagens, de naturezas diversas, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.III – O educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Assinale a alternativa correta:

Quanto ao EDUCAR nas instituições de Educação Infantil:

I – Devem ser oferecidas as crianças condições para aprendizagens por meio das brincadeiras infantis e
aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos.

II – As aprendizagens, de naturezas diversas, ocorrem de maneira integrada no processo de
desenvolvimento infantil.

III – O educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma
integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o
acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Assinale a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é D)

Quanto ao EDUCAR nas instituições de Educação Infantil:

A educação infantil é um período fundamental para o desenvolvimento integral da criança, onde o ato de educar transcende a simples transmissão de conhecimentos. As três afirmativas apresentadas destacam aspectos essenciais desse processo, que devem ser compreendidos de forma integrada.

I - A importância das brincadeiras e situações pedagógicas intencionais evidencia como o aprendizado na primeira infância ocorre tanto por meio de atividades lúdicas espontâneas quanto por intervenções planejadas pelos educadores. Essa dualidade é fundamental para estimular diferentes habilidades cognitivas, emocionais e sociais.

II - A natureza integrada das aprendizagens reforça a visão holística do desenvolvimento infantil, onde aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos se interligam de forma indissociável. Nenhum desses aspectos pode ser trabalhado isoladamente sem prejuízo para o processo global de desenvolvimento.

III - A concepção ampla do educar, que engloba cuidado, brincadeira e aprendizagem orientada, reflete a complexidade da ação educativa na primeira infância. Essa abordagem integral visa não apenas a aquisição de conhecimentos, mas principalmente a formação de valores, atitudes e competências relacionais essenciais para a vida em sociedade.

Portanto, a alternativa correta é D) Todas as afirmativas são corretas, pois cada uma delas aborda dimensões complementares e igualmente importantes do processo educativo na educação infantil, que devem ser trabalhadas de forma articulada para promover o desenvolvimento pleno das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *