Sobre a publicação “Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica” do Ministério da Educação, leia as proposições e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F): ( ) As práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas, dentre elas as corporais e afetivas. Neste sentido, o adulto, ao pegar a criança no colo, troca olhares, sorrisos e oferece um clima afetivo e de bem-estar criando oportunidade para as primeiras descobertas. ( ) Na Educação Infantil é fundamental a integração dos tempos de cuidar, educar e brincar. Um bom exemplo de ambiente que integra as três dimensões seria ter os espaços de troca e banho integrados aos da sala de atividades. ( ) Com o apoio da professora, crianças pequenas exploram autonomamente os objetos, e são orientadas a guardá-los após o uso em sacolas ou caixas que não necessitam ser identificadas, uma vez que as crianças desta etapa não sabem ler. ( ) Escutar as crianças é um procedimento importante para melhorar a qualidade da Educação Infantil. A única forma de se fazer tal escuta é através de seus relatos orais, através deles identifica-se seus interesses e experiências a fim de se planejar as etapas subsequentes. ( ) As transições ou mudanças são muito difíceis para toda criança. Passar de uma atividade a outra requer flexibilidade de horário, o que possibilita a uma criança, que tenha um ritmo mais lento e que ainda esteja brincando, terminar a brincadeira com tranquilidade, evitando o choro e o desconforto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Sobre a publicação “Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica” do Ministério da
Educação, leia as proposições e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) As práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas, dentre elas as corporais e afetivas. Neste
sentido, o adulto, ao pegar a criança no colo, troca olhares, sorrisos e oferece um clima afetivo e de bem-estar
criando oportunidade para as primeiras descobertas.
( ) Na Educação Infantil é fundamental a integração dos tempos de cuidar, educar e brincar. Um bom
exemplo de ambiente que integra as três dimensões seria ter os espaços de troca e banho integrados aos
da sala de atividades.
( ) Com o apoio da professora, crianças pequenas exploram autonomamente os objetos, e são orientadas a
guardá-los após o uso em sacolas ou caixas que não necessitam ser identificadas, uma vez que as crianças
desta etapa não sabem ler.
( ) Escutar as crianças é um procedimento importante para melhorar a qualidade da Educação Infantil. A
única forma de se fazer tal escuta é através de seus relatos orais, através deles identifica-se seus
interesses e experiências a fim de se planejar as etapas subsequentes.
( ) As transições ou mudanças são muito difíceis para toda criança. Passar de uma atividade a outra requer
flexibilidade de horário, o que possibilita a uma criança, que tenha um ritmo mais lento e que ainda esteja
brincando, terminar a brincadeira com tranquilidade, evitando o choro e o desconforto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A)F – V – F – F – V
- B)V – F – V – F – F
- C)V – V – F – F – V
- D)V – V – V – V – V
Resposta:
A alternativa correta é C)
Sobre a publicação Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica do Ministério da Educação, a análise das proposições leva à seguinte classificação:
(V) As práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas, incluindo as corporais e afetivas. A interação do adulto, como pegar a criança no colo, trocar olhares e sorrisos, cria um ambiente afetivo que favorece as primeiras descobertas.
(V) Na Educação Infantil, é essencial integrar os tempos de cuidar, educar e brincar. Um exemplo prático seria organizar os espaços de troca e banho junto à sala de atividades, promovendo uma abordagem unificada.
(F) Embora as crianças devam explorar objetos autonomamente, é importante que os materiais sejam guardados em recipientes identificados, mesmo que elas ainda não leiam, pois isso estimula a organização e a familiarização com símbolos.
(F) Escutar as crianças é fundamental, mas não se limita apenas aos relatos orais. A escuta ativa inclui observar gestos, expressões e brincadeiras, ampliando a compreensão sobre seus interesses e necessidades.
(V) As transições entre atividades podem ser desafiadoras para as crianças. Flexibilizar os horários permite que aquelas com ritmo mais lento concluam suas brincadeiras sem pressão, evitando frustrações.
Portanto, a sequência correta é C) V – V – F – F – V.
Deixe um comentário