Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera prazer e interesse. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor:
Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera prazer e interesse. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor:
- A)levar as crianças a lidar com símbolos, a pensar por analogia, por meio de exercícios repetitivos
- B)criar convenções e regras, dando explicações e excluindo os alunos desinteressados
- C)analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver
- D)compreender convenções e regras que serão empregadas para a promoção automática
- E)utilizar a tabuada para que os alunos possam jogar e entender que a matemática é uma via de acesso para as pessoas privilegiadas
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, gerando prazer e interesse. Por isso, é fundamental que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor uma abordagem criteriosa e pedagógica.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção C) se destaca como a mais adequada, pois enfatiza a necessidade de o professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos, bem como o aspecto curricular que se deseja desenvolver. Essa postura permite que o jogo não seja apenas uma atividade lúdica, mas uma ferramenta integrada ao processo de aprendizagem, alinhada aos objetivos pedagógicos.
As demais alternativas apresentam equívocos ou limitações:
- A) Foca em exercícios repetitivos, o que pode reduzir o caráter desafiador e criativo dos jogos.
- B) Sugere a exclusão de alunos desinteressados, indo contra princípios inclusivos da educação.
- D) Relaciona regras a promoção automática, desvinculando o jogo de um processo avaliativo significativo.
- E) Reduz a matemática a um privilégio, distorcendo seu papel como disciplina acessível e fundamental.
Portanto, a alternativa correta reforça que o professor deve selecionar e adaptar jogos de forma intencional, garantindo que eles contribuam para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, sempre em sintonia com as necessidades curriculares.
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