Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma professora de uma turma de crianças na faixa etária de 4 anos de idade propôs o seguinte jogo:TOM, TOM, CORRA PARA JANTAR     Uma criança, escolhida como líder, anda ao redor de um círculo de crianças. Ela para e estende um braço entre duas crianças, dizendo: “Tom, Tom, corra para jantar”. As duas devem correr em sentidos opostos, dando a volta no círculo até tocar no braço estendido do líder. A primeira que conseguir tocar seu braço torna-se o novo líder.(Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)    No desenvolvimento da atividade, a professora observou que as regras não estavam claras para as crianças, que se sentiam confusas em relação ao que deviam fazer na brincadeira, não sabendo em que sentido correr, solicitando constantemente a sua intervenção.O processo de avaliação e escolha de jogos adequados para determinada turma deve ser feito com cuidado e, na maioria das vezes, incluir a análise da participação da criança. Em relação à situação descrita, conforme Kamii, é correto afirmar que este jogo

Uma professora de uma turma de crianças na faixa etária de 4 anos de idade propôs o seguinte jogo:
TOM, TOM, CORRA PARA JANTAR
    Uma criança, escolhida como líder, anda ao redor de um círculo de crianças. Ela para e estende um braço entre duas crianças, dizendo: “Tom, Tom, corra para jantar”. As duas devem correr em sentidos opostos, dando a volta no círculo até tocar no braço estendido do líder. A primeira que conseguir tocar seu braço torna-se o novo líder.
(Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)
    No desenvolvimento da atividade, a professora observou que as regras não estavam claras para as crianças, que se sentiam confusas em relação ao que deviam fazer na brincadeira, não sabendo em que sentido correr, solicitando constantemente a sua intervenção.
O processo de avaliação e escolha de jogos adequados para determinada turma deve ser feito com cuidado e, na maioria das vezes, incluir a análise da participação da criança. Em relação à situação descrita, conforme Kamii, é correto afirmar que este jogo

Resposta:

A alternativa correta é A)

O jogo "Tom, Tom, Corra para Jantar" descrito por Constance Kamii apresenta uma proposta lúdica que, em teoria, estimula a interação e a compreensão de regras entre crianças. No entanto, a situação observada pela professora revela uma dissonância entre a complexidade da atividade e a capacidade de assimilação das crianças de 4 anos. A confusão gerada em relação às regras, a necessidade constante de intervenção adulta e a dificuldade em recriar a dinâmica do jogo indicam que a atividade não estava adequada para essa faixa etária.

A alternativa correta, portanto, é a A), que afirma que o jogo não era adequado para a turma, pois sua regra básica era demasiado complexa para que as crianças conseguissem reproduzi-la autonomamente. Kamii destaca a importância de escolher jogos cujas regras possam ser internalizadas e recriadas pelas crianças, promovendo a autonomia e o aprendizado significativo. Quando isso não ocorre, a atividade perde seu propósito educativo e deve ser reconsiderada.

As demais alternativas falham em reconhecer esse princípio. A opção B) ignora a dependência da intervenção da professora, enquanto a C) normaliza uma dependência excessiva do adulto, contrariando o objetivo de desenvolver autonomia. Já a alternativa D) atribui erroneamente a dificuldade a uma suposta "incompetência" das crianças, desconsiderando a inadequação da tarefa. Por fim, a E) generaliza a falta de competência das crianças, quando o problema reside na complexidade do jogo para aquele estágio de desenvolvimento.

Assim, a análise correta aponta para a necessidade de selecionar jogos alinhados às capacidades cognitivas e sociais do grupo, garantindo que a brincadeira seja, de fato, uma ferramenta de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *