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À unidade escolar compete organizar a escrituração escolar para atender, prontamente, às solicitações de informações e esclarecimentos. A organização da vida escolar é feita por meio de um conjunto de normas que visam garantir o acesso, à escolarização, a permanência e a progressão nos estudos, bem como a regularidade da vida escolar do aluno, englobando os seguintes documentos:

À unidade escolar compete organizar a escrituração escolar
para atender, prontamente, às solicitações de informações e
esclarecimentos. A organização da vida escolar é feita por
meio de um conjunto de normas que visam garantir o acesso,
à escolarização, a permanência e a progressão nos estudos,
bem como a regularidade da vida escolar do aluno, englobando
os seguintes documentos:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O processo de organização da vida escolar é fundamental para garantir a eficiência e a transparência no acompanhamento da trajetória educacional dos alunos. Conforme destacado no texto, a escrituração escolar deve ser estruturada de modo a atender prontamente às demandas por informações e esclarecimentos, assegurando o acesso, a permanência e a progressão nos estudos. Para isso, é necessário um conjunto de documentos que registrem de forma precisa e legal cada etapa da vida escolar.

Entre os documentos essenciais para essa organização, conforme a alternativa correta (D), estão: a matrícula, que formaliza o ingresso do aluno na instituição; o diário de classe, que registra a frequência e o desempenho ao longo do período letivo; o mapa colecionador de canhotos, utilizado para compilar informações sobre a emissão de documentos; as atas de resultados finais, que consolidam as avaliações ao término do ano ou semestre; o histórico escolar, que resume a trajetória acadêmica do estudante; a transferência, que documenta a mudança para outra instituição; a declaração, que atesta situações específicas; e os certificados e/ou diplomas, que comprovam a conclusão de etapas ou cursos.

A escolha da alternativa D como correta reforça a importância de documentos que têm função direta no registro e na validação da vida escolar, como o diário de classe e o mapa colecionador de canhotos, em detrimento de outros que, embora relevantes em outros contextos (como o cartão de vacina ou o projeto político-pedagógico), não são parte essencial da escrituração burocrática. Essa distinção é crucial para que a gestão escolar mantenha padrões de eficácia e conformidade com as normas educacionais.

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