“A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. Um documento hindu, de origem milenar, denominado Bhagavad-Gita, refere-se ao ser humano como sendo uma criatura engajada na ação, pois ‘mesmo sua vida física não saberia sobreviver sem ação’ (Bhagavad-Gita. Capítulo III, versículos 6-8-47). E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. Em geral, o ser humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando à consecução de objetivos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir. A educação, sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a atuação de educadores e educandos está voltada para a consecução de objetivos.” (HAYDT, 2004) Considerando o trecho citado e que os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: geral ou específico, assinale a alternativa que representa um objetivo geral.
“A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. Um
documento hindu, de origem milenar, denominado Bhagavad-Gita, refere-se ao ser humano como sendo uma
criatura engajada na ação, pois ‘mesmo sua vida física não saberia sobreviver sem ação’ (Bhagavad-Gita. Capítulo
III, versículos 6-8-47). E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. Em geral, o ser
humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando à consecução de
objetivos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir. A educação, sendo
uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a
atuação de educadores e educandos está voltada para a consecução de objetivos.”
(HAYDT, 2004)
Considerando o trecho citado e que os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: geral ou
específico, assinale a alternativa que representa um objetivo geral.
- A)Analisar os motivos da evasão escolar na escola “X”.
- B)Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos.
- C)Identificar o nível de interesse dos alunos na escola “X”.
- D)Verificar a relação entre professores e alunos na escola “X”.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trecho citado de Haydt (2004) destaca a natureza finalista da ação humana, especialmente no contexto educacional, onde a atividade pedagógica é orientada por objetivos claros. Esses objetivos podem ser classificados em dois níveis: gerais e específicos. Enquanto os objetivos específicos são mais direcionados e mensuráveis, os objetivos gerais abrangem uma visão mais ampla e estrutural do processo educativo.
No caso da questão apresentada, a alternativa A) Analisar os motivos da evasão escolar na escola "X" representa um objetivo geral, pois busca compreender um fenômeno complexo e multifatorial, sem se limitar a aspectos pontuais. Esse tipo de objetivo permite uma abordagem mais abrangente, que pode subsidiar a formulação de políticas e estratégias educacionais mais efetivas.
As demais alternativas (B, C e D) apresentam objetivos mais específicos, pois focam em aspectos particulares da realidade escolar, como prioridades dos alunos, nível de interesse ou relações interpessoais. Embora relevantes, esses objetivos não possuem a mesma amplitude do objetivo geral, que busca entender as causas profundas de um problema estrutural como a evasão escolar.
Portanto, a alternativa correta é de fato a A), que melhor representa um objetivo geral no contexto educacional, alinhando-se com a perspectiva de ação finalista descrita no texto base.
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