Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A evasão e o abandono representam um processo muito complexo, dinâmico e ____________ de saída do estudante do espaço da vida escolar. Fatores intrínsecos e extrínsecos à escola, como drogas, sucessivas _____________, prostituição, falta de incentivo da família e da escola, necessidade de trabalhar, excesso de conteúdos escolar, alcoolismo, vandalismo, falta de formação de _____________ e preparo para o mundo do trabalho influenciam diretamente nas atitudes dos alunos que se afastam da escola. A evasão e a repetência estão longe de ser problemas relacionados às características individuais dos alunos e de suas famílias. Segundo análise fundamentada em algumas entrevistas realizadas com docentes, as causas da evasão são: ____________ em sala de aula, bagunça, _______________ e violência com os professores e defasagem série/idade. (Silva filho; Araújo, 2017). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A evasão e o abandono representam um processo muito complexo, dinâmico e
____________ de saída do estudante do espaço da vida escolar. Fatores intrínsecos e extrínsecos à
escola, como drogas, sucessivas _____________, prostituição, falta de incentivo da família e da
escola, necessidade de trabalhar, excesso de conteúdos escolar, alcoolismo, vandalismo, falta de
formação de _____________ e preparo para o mundo do trabalho influenciam diretamente nas
atitudes dos alunos que se afastam da escola. A evasão e a repetência estão longe de ser problemas
relacionados às características individuais dos alunos e de suas famílias. Segundo análise
fundamentada em algumas entrevistas realizadas com docentes, as causas da evasão são:
____________ em sala de aula, bagunça, _______________ e violência com os professores e
defasagem série/idade. (Silva filho; Araújo, 2017).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Resposta:

A alternativa correta é A)

A evasão e o abandono escolar são fenômenos multifacetados, resultantes de uma complexa interação entre fatores individuais, sociais e institucionais. Como aponta o texto, esse processo não se resume a uma simples decisão do aluno, mas envolve questões como reprovações sucessivas, desestrutura familiar, violência no ambiente escolar e a falta de perspectivas em relação ao futuro. A alternativa correta (A) – "cumulativo", "reprovações", "valores", "brigas", "desrespeito" – demonstra como esses elementos se entrelaçam, criando um ciclo que afasta os estudantes da escola.

A natureza cumulativa do problema é especialmente relevante, pois mostra que cada reprovação, conflito ou falta de apoio amplifica o risco de evasão. A ausência de formação em valores e o desrespeito dentro da sala de aula refletem tanto uma crise educacional quanto social, onde a escola deixa de ser percebida como um espaço de transformação. Essa análise vai ao encontro da visão de Silva Filho e Araújo (2017), que destacam a necessidade de políticas públicas que enfrentem essas causas de forma integrada, reconhecendo que o abandono escolar é sintoma de desigualdades profundas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *