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A evasão na educação escolar é um fenômeno internacional, em todas as etapas e modalidades de ensino. Não é diferente o que ocorre no Ensino Médio no Brasil. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) em vigência tem como uma de suas metas a universalização desta etapa da educação básica até o ano de 2016. O IFMS, objetivando o combate à evasão escolar nessa e nas demais modalidades e níveis de ensino, promove ações que garantam o acesso, permanência e êxito de seus estudantes. Sobre as ações do IFMS supracitadas, é CORRETO afirmar:

A evasão na educação escolar é um fenômeno
internacional, em todas as etapas e modalidades de
ensino. Não é diferente o que ocorre no Ensino Médio
no Brasil. O Plano Nacional de Educação (2014-2024)
em vigência tem como uma de suas metas a
universalização desta etapa da educação básica até o
ano de 2016. O IFMS, objetivando o combate à evasão
escolar nessa e nas demais modalidades e níveis de
ensino, promove ações que garantam o acesso,
permanência e êxito de seus estudantes. Sobre as
ações do IFMS supracitadas, é CORRETO afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A evasão escolar é um desafio significativo no cenário educacional brasileiro, especialmente no Ensino Médio, conforme destacado no Plano Nacional de Educação (2014-2024). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem adotado medidas estratégicas para enfrentar esse problema, garantindo não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso dos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino oferecidas pela instituição.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois descreve de forma precisa a abordagem sistêmica do IFMS por meio do Programa de Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes. Esse programa abrange ações integradas em todos os dez campi da instituição, demonstrando um compromisso institucional com a redução da evasão e a promoção do êxito educacional em diferentes níveis de ensino.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou parciais sobre as ações do IFMS. Por exemplo, a alternativa A) menciona cursos técnicos e tecnológicos na área de inclusão educacional, o que não está diretamente relacionado ao combate à evasão. Já a alternativa C) sugere que as ações são isoladas e pontuais, o que contradiz a abordagem sistêmica descrita na alternativa correta. A alternativa D) limita as ações apenas ao Ensino Médio, ignorando outras modalidades atendidas pelo IFMS. Por fim, a alternativa E) foca na formação de docentes, que, embora importante, não representa a principal estratégia institucional para enfrentar a evasão.

Portanto, a resposta correta é a alternativa B), que reflete o compromisso do IFMS com políticas institucionais abrangentes e efetivas para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes em sua trajetória educacional.

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