A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.
- A)O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
- B)O desenvolvimento intelectual inferior e o fracasso escolar estão associados somente à privação de estímulos durante a infância.
- C)O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.
- D)O fracasso escolar tem origem apenas nas carências culturais dos estudantes das classes populares, por isso o impacto sobre esses discentes é mais grave e destruidor.
- E)Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A evasão, repetência e fracasso escolar são temas complexos que envolvem múltiplos fatores sociais, econômicos e pedagógicos. Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a C), que afirma: "O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros."
Essa afirmação reflete uma crítica amplamente discutida na sociologia da educação, especialmente a partir das contribuições de autores como Pierre Bourdieu. O sistema educacional, em muitos casos, reproduz desigualdades ao validar conhecimentos e comportamentos associados às elites, desconsiderando as realidades e saberes de estudantes de classes menos favorecidas. Isso cria barreiras invisíveis que contribuem para o fracasso escolar.
As demais alternativas apresentam visões reducionistas ou deterministas. A alternativa A) naturaliza o fracasso como inevitável, ignorando o papel transformador da educação. A opção B) limita o problema à infância, desconsiderando fatores estruturais. A alternativa D) culpabiliza os estudantes, enquanto a E) recai em preconceitos ao associar desempenho a "déficits mentais".
Portanto, a alternativa C) é a que melhor captura a dimensão estrutural do fracasso escolar, destacando como o sistema educacional pode perpetuar desigualdades ao invés de combatê-las.
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