Ao que compete à evasão, abandono e repetência, afirma-se: ( ) A escola é apontada como responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos, principalmente daqueles pertencentes às categorias vulneráveis da população, explicando teoricamente o caráter reprodutor dessa instituição. (Bourdieu e Passeron) ( ) Nos anos 80, atribuía-se ao Estado a responsabilidade pelo fracasso escolar do educando na escola: a repetência nas quatro primeiras séries era tão grande que os educandos acabavam por abandonar a escola. (“A pedagogia da repetência”, de Ribeiro) ( ) A evasão e a repetência são reflexos da forma como a escola recebe e exerce ação sobre as pessoas dos diferentes segmentos da sociedade. ( ) Na evasão escolar, estão implicados fatores como a falta de escolas, a necessidade de renda e trabalho, a falta de interesse e o excelente ensino oferecido aos filhos da classe trabalhadora. ( ) Faltas, atos delinquentes e abuso de substâncias ilegais são preditores débeis de abandono e de fracasso escolar. Considerando V, às assertivas verdadeiras, e F, às falsas, a sequência correta está em:
pertencentes às categorias vulneráveis da população, explicando teoricamente o caráter reprodutor
dessa instituição. (Bourdieu e Passeron)
a repetência nas quatro primeiras séries era tão grande que os educandos acabavam por abandonar a
escola. (“A pedagogia da repetência”, de Ribeiro)
dos diferentes segmentos da sociedade.
- A)F – V – V – F – V.
- B)F – F – V – F – V.
- C)F – F – V – V – V.
- D)V – F – V – F – F.
- E)V – V – V – F – F.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A questão aborda diferentes perspectivas sobre evasão, abandono e repetência escolar, apresentando cinco assertivas que devem ser classificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). A análise dessas afirmações permite compreender como o fenômeno do fracasso escolar tem sido interpretado ao longo do tempo.
A primeira assertiva, baseada em Bourdieu e Passeron, afirma que a escola é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos, especialmente os mais vulneráveis, reforçando seu caráter reprodutor. Esta afirmação é verdadeira (V), pois esses autores defendem que a escola reproduz as desigualdades sociais em vez de combatê-las.
A segunda afirmação, referente à obra "A pedagogia da repetência" de Ribeiro, atribui ao Estado a responsabilidade pelo fracasso escolar nos anos 80. Esta é falsa (F), pois o texto de Ribeiro critica justamente a tendência de culpar apenas o Estado, destacando que a escola também tem sua parcela de responsabilidade.
A terceira assertiva, que relaciona evasão e repetência com a forma como a escola recebe diferentes segmentos sociais, é verdadeira (V). Essa perspectiva considera que a escola muitas vezes não está preparada para lidar com a diversidade de seus alunos.
A quarta afirmação, que menciona como causas da evasão a falta de escolas, necessidade de trabalho e "excelente ensino" para filhos da classe trabalhadora, é falsa (F). O erro está na menção ao "excelente ensino", pois justamente o oposto ocorre - as escolas frequentadas pelas classes populares geralmente oferecem educação de menor qualidade.
Por fim, a quinta assertiva, que considera faltas, delinquência e abuso de drogas como preditores fracos de abandono escolar, é falsa (F). Na realidade, esses são fatores fortemente associados ao fracasso e abandono escolar.
Portanto, a sequência correta é V - F - V - F - F, correspondente à alternativa D). Essa análise demonstra como o fenômeno da evasão e repetência escolar é complexo e multifatorial, envolvendo aspectos institucionais, sociais e individuais.
Deixe um comentário