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Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal. Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho adequado para sua implementação é:

Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar
nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que
impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma
política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal.

Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho
adequado para sua implementação é:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A redução da evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental em Macapá, com foco no acesso às unidades escolares, demanda uma abordagem estratégica e bem fundamentada para a implementação de políticas públicas eficazes. A Secretaria de Educação identificou a gratuidade universal do transporte escolar como uma medida potencial para enfrentar esse desafio. Dentre as alternativas apresentadas para a implementação dessa política, a opção D) se destaca como a mais adequada, pois enfatiza a importância de uma análise técnica prévia, incluindo pesquisa de impacto, definição do público-alvo, estimativa orçamentária e cronograma de execução.

A alternativa D) reconhece o papel essencial das áreas técnicas no ciclo de políticas públicas, garantindo que a decisão seja baseada em dados concretos e planejamento estruturado. Isso contrasta com as demais opções, que apresentam equívocos sobre a divisão de competências entre os Poderes (A e C), limitam indevidamente a atuação técnica do Executivo (B) ou subestimam a necessidade de planejamento prévio (E). A abordagem proposta em D) assegura transparência, eficiência e maior probabilidade de sucesso na execução do programa.

Portanto, o caminho mais adequado para implementação dessa política pública envolve a apresentação de estudos técnicos robustos que subsidiem a tomada de decisão, garantindo que a medida atenda efetivamente às necessidades dos estudantes e seja viável do ponto de vista administrativo e financeiro. Esse processo demonstra o correto funcionamento das instâncias decisórias no âmbito da gestão pública municipal.

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