Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes”:1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,
apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança
“carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso
encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.
Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os
docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos
alunos “carentes”:
1) responsabilidade da escola;
2) culpa da vítima;
3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.
Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas
à resposta 2.
- A)Insuficiência do tempo de permanência na escola e atitudes preconceituosas do professor.
- B)Falta de recursos humanos e materiais e ausência de valores morais e desorganização da família.
- C)Desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI.
- D)Desnutrição, alimentação fraca e inadequação dos conteúdos aos valores culturais dessas crianças.
- E)Abandono e desinteresse dos pais e falta de condições econômicas da família para assistir aos filhos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No livro Magistério de 1º grau, Guiomar Namo de Mello (2003) aborda o fracasso escolar de crianças em situação de carência, destacando que suas causas podem ser divididas em fatores intra e extraescolares. Em sua pesquisa com professores, identificou três principais respostas para justificar esse fracasso: responsabilidade da escola, culpa da vítima e responsabilidade da pobreza e desinteresse familiar.
A resposta 2, que atribui o fracasso à "culpa da vítima", concentra-se em características individuais do aluno, como desinteresse, falta de esforço ou supostas limitações intelectuais. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a única que se enquadra nessa perspectiva, pois menciona "desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI" — elementos que culpabilizam diretamente o aluno, sem considerar fatores externos ou estruturais.
As demais alternativas ou apontam falhas da escola (A e D), problemas familiares (B e E) ou condições socioeconômicas (D e E), desviando-se da lógica da resposta 2. Portanto, o gabarito correto é C), conforme indicado.
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