Hoffmann (2000), em sua obra sobre avaliação mediadora, examina a questão dos responsáveis pelo fracasso escolar (professor, aluno ou sociedade?) e desenvolve sua proposta avaliativa. Dessa perspectiva, destaca que é importante
Hoffmann (2000), em sua obra sobre avaliação mediadora, examina a questão dos responsáveis pelo fracasso escolar (professor, aluno ou sociedade?) e desenvolve sua proposta avaliativa. Dessa perspectiva, destaca que é importante
- A)valer-se, em especial, da visão de conhecimento behaviorista, segundo a qual, para o professor, o aluno não aprende simplesmente porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção às explicações do docente nem atinge o ideal de “bom” aluno
- B)tornar os professores mais responsáveis pela aprendizagem dos alunos, aplicando técnicas de motivação e controle, provenientes da Gestalt, que estimulem os alunos e os façam interessarem-se pelo objeto de estudo e cumprirem suas tarefas.
- C)aplicar o tecnicismo educacional que valoriza as tecnologias e destaca a importância do professor na classe, incentivando o uso dos recursos tecnológicos que estudam e superam o caráter classificatório das práticas avaliativas
- D)recorrer à contribuição de Piaget e desarmar o professor quanto às suas tradicionais culpas, levando-o a entender, urgentemente, como o conhecimento se realiza nos diferentes estágios de desenvolvimento da criança e do jovem.
- E)afastar-se da visão tradicional de avaliação, recorrendo aos pareceres descritivos semanais, os quais documentam o desempenho dos alunos e permitem decisões seguras sobre a promoção ou retenção nas séries iniciais de alfabetização
Resposta:
A alternativa correta é D)
No estudo de Hoffmann (2000) sobre avaliação mediadora, a autora aborda a complexa questão do fracasso escolar, questionando quem seria o principal responsável por esse fenômeno: o professor, o aluno ou a sociedade. Em sua análise, Hoffmann desenvolve uma proposta avaliativa que busca superar visões tradicionais e punitivas da educação.
A alternativa correta (D) aponta para a necessidade de o professor compreender os processos de aprendizagem conforme os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget. Essa perspectiva permite:
- Superar a culpabilização tradicional dos agentes educacionais
- Compreender a construção do conhecimento como processo dinâmico
- Adaptar as práticas pedagógicas às reais possibilidades dos alunos
As demais alternativas apresentam limitações:
- A) Mantém uma visão behaviorista que culpabiliza o aluno
- B) Foca excessivamente na responsabilidade do professor
- C) Prioriza aspectos técnicos em detrimento do processo cognitivo
- E) Apesar de inovadora, ainda mantém caráter classificatório
A proposta piagetiana, destacada na alternativa correta, oferece uma base teórica sólida para compreender como ocorre a construção do conhecimento, permitindo ao professor desenvolver estratégias avaliativas mais adequadas às capacidades reais dos estudantes em seus diferentes estágios de desenvolvimento.
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