“O analfabetismo, a repetência e a evasão têm colocado o Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o que assumimos como sucesso escolar e implica compreender as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado dentro do espaço escolar.”ALMEIDA, Laurindo Ramalho e PLACCO, Vera Maria Nigro e Souza(orgs.) O coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93. [fragmento]Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( )o fracasso escolar, na maioria dos casos, advém de problemas sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo um local privilegiado com boa organização de formação. ( )o fracasso escolar concebe uma educação que, com seu caráter mediador, constitui num território em constante movimento de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos, suas dificuldades etc. ( )o fracasso escolar é parte da estrutura social e política de um sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual e excludente. ( )o fracasso escolar, que leva à exclusão na escola, faz-se presente através da reprovação e da repetência, criando oportunidades para a evasão escolar.A sequência correta é
Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices
da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar
esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o
que assumimos como sucesso escolar e implica compreender
as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado
dentro do espaço escolar.”
Pedagógico e questões da contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93.
[fragmento]
para falso.
sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo
um local privilegiado com boa organização de formação.
mediador, constitui num território em constante movimento
de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos,
suas dificuldades etc.
sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual
e excludente.
através da reprovação e da repetência, criando oportunidades
para a evasão escolar.
- A)V, F, F, V.
- B)F, V, V, F.
- C)F, F, V, F.
- D)F, F, V, V.
- E)V, V, F, F.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O fracasso escolar no Brasil é um fenômeno complexo que reflete não apenas as limitações individuais dos alunos, mas principalmente as falhas estruturais do sistema educacional e da sociedade como um todo. Como apontado no fragmento de Almeida e Placcco, esse problema está intrinsecamente ligado a questões como analfabetismo, repetência e evasão, que colocam o país em posição desfavorável no cenário educacional internacional.
Ao analisar as afirmativas, percebe-se que a primeira é falsa (F), pois contradiz a realidade de que muitas escolas brasileiras não estão adequadamente estruturadas para incluir todos os alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A segunda afirmação também é falsa (F), já que o fracasso escolar não pode ser concebido como um processo mediador positivo, mas sim como um resultado negativo do sistema.
As duas últimas afirmações são verdadeiras (V). A terceira corretamente identifica o fracasso escolar como produto de uma estrutura social e política desigual, enquanto a quarta demonstra como esse fracasso se manifesta concretamente através da reprovação, repetência e evasão. Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa D.
Essa análise revela que o fracasso escolar não é um problema isolado, mas sim sintoma de desigualdades mais profundas que precisam ser enfrentadas tanto no âmbito educacional quanto no social e político. Somente através de uma abordagem multidimensional será possível transformar essa realidade e construir um sistema educacional verdadeiramente inclusivo e eficaz.
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