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“O analfabetismo, a repetência e a evasão têm colocado o Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o que assumimos como sucesso escolar e implica compreender as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado dentro do espaço escolar.”ALMEIDA, Laurindo Ramalho e PLACCO, Vera Maria Nigro e Souza(orgs.) O coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93. [fragmento]Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. ( )o fracasso escolar, na maioria dos casos, advém de problemas sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo um local privilegiado com boa organização de formação. ( )o fracasso escolar concebe uma educação que, com seu caráter mediador, constitui num território em constante movimento de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos, suas dificuldades etc. ( )o fracasso escolar é parte da estrutura social e política de um sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual e excludente. ( )o fracasso escolar, que leva à exclusão na escola, faz-se presente através da reprovação e da repetência, criando oportunidades para a evasão escolar.A sequência correta é

“O analfabetismo, a repetência e a evasão têm colocado o
Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices
da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar
esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o
que assumimos como sucesso escolar e implica compreender
as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado
dentro do espaço escolar.”
ALMEIDA, Laurindo Ramalho e PLACCO, Vera Maria Nigro e Souza(orgs.) O coordenador
Pedagógico e questões da contemporaneidade
. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93.
[fragmento]
Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F)
para falso.
( )o fracasso escolar, na maioria dos casos, advém de problemas
sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo
um local privilegiado com boa organização de formação.
( )o fracasso escolar concebe uma educação que, com seu caráter
mediador, constitui num território em constante movimento
de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos,
suas dificuldades etc.
( )o fracasso escolar é parte da estrutura social e política de um
sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual
e excludente.
( )o fracasso escolar, que leva à exclusão na escola, faz-se presente
através da reprovação e da repetência, criando oportunidades
para a evasão escolar.
A sequência correta é

Resposta:

A alternativa correta é D)

O fracasso escolar no Brasil é um fenômeno complexo que reflete não apenas as limitações individuais dos alunos, mas principalmente as falhas estruturais do sistema educacional e da sociedade como um todo. Como apontado no fragmento de Almeida e Placcco, esse problema está intrinsecamente ligado a questões como analfabetismo, repetência e evasão, que colocam o país em posição desfavorável no cenário educacional internacional.

Ao analisar as afirmativas, percebe-se que a primeira é falsa (F), pois contradiz a realidade de que muitas escolas brasileiras não estão adequadamente estruturadas para incluir todos os alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A segunda afirmação também é falsa (F), já que o fracasso escolar não pode ser concebido como um processo mediador positivo, mas sim como um resultado negativo do sistema.

As duas últimas afirmações são verdadeiras (V). A terceira corretamente identifica o fracasso escolar como produto de uma estrutura social e política desigual, enquanto a quarta demonstra como esse fracasso se manifesta concretamente através da reprovação, repetência e evasão. Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa D.

Essa análise revela que o fracasso escolar não é um problema isolado, mas sim sintoma de desigualdades mais profundas que precisam ser enfrentadas tanto no âmbito educacional quanto no social e político. Somente através de uma abordagem multidimensional será possível transformar essa realidade e construir um sistema educacional verdadeiramente inclusivo e eficaz.

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