Questões Sobre Evasão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 41
maior problema da escola brasileira e, estatisticamente,
assim se evidencia. No entanto, ao ser reprovado o aluno
já não é mais o mesmo; muda o professor, que já não
conhece suas debilidades; muda a turma, e com isso os
colegas e amigos. Há ainda a mudança de conteúdo que
ocorre porque
- A)deve-se acompanhara atualização pedagógica e normativa.
- B)inclui o desenvolvimento qualitativo da instituição.
- C)a organização escolar também está em desenvolvimento.
- D)cada professor vai com o programa até onde consegue.
- E)também seus professores estão em desenvolvimento.
A alternativa correta é D)
Segundo Rangel (2013), a repetência é considerada um dos maiores problemas da escola brasileira, com impactos significativos não apenas nos índices educacionais, mas também na vida do aluno reprovado. Ao ser retido, o estudante enfrenta uma série de mudanças que vão além da simples repetição dos conteúdos: ele perde o vínculo com o professor original – que já conhecia suas dificuldades –, é inserido em uma nova turma, distanciando-se de colegas e amigos, e ainda precisa lidar com alterações no currículo.
O texto aponta que a mudança no conteúdo programático ocorre porque "cada professor vai com o programa até onde consegue" (alternativa D). Essa afirmação revela uma realidade fragmentada do sistema educacional, onde não há uniformidade no cumprimento dos planos de ensino. A justificativa correta (D) destaca a subjetividade na aplicação do currículo, dependendo do ritmo, metodologia e interpretação individual do docente, o que pode prejudicar ainda mais o aluno repetente, já deslocado de seu contexto original.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da dinâmica escolar – como atualizações pedagógicas (A), desenvolvimento institucional (B), evolução da organização escolar (C) e formação docente (E) – não capturam a essência do problema descrito: a falta de sincronia no avanço do programa devido às limitações ou escolhas individuais dos professores. Essa inconsistência aprofunda as desigualdades de aprendizagem, especialmente para aqueles em situação de repetência.
Questão 42
internacional, em todas as etapas e modalidades de
ensino. Não é diferente o que ocorre no Ensino Médio
no Brasil. O Plano Nacional de Educação (2014-2024)
em vigência tem como uma de suas metas a
universalização desta etapa da educação básica até o
ano de 2016. O IFMS, objetivando o combate à evasão
escolar nessa e nas demais modalidades e níveis de
ensino, promove ações que garantam o acesso,
permanência e êxito de seus estudantes. Sobre as
ações do IFMS supracitadas, é CORRETO afirmar:
- A)O IFMS promove estudos sobre o fenômeno da evasão, ofertando cursos técnicos e tecnológicos a público interno e externo na área/eixo da inclusão educacional, conforme Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.
- B)O IFMS instituiu o Programa de Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, com ações sistêmicas aplicadas nos dez campi em todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas.
- C)O IFMS promove algumas ações isoladas de combate à evasão e retenção de seus estudantes, conforme demandas.
- D)O IFMS realiza ações de promoção de permanência e êxito somente aos estudantes do Ensino Médio, considerando ser essa uma etapa obrigatória da educação escolar.
- E)O IFMS oferta cursos de especialização em Educação Inclusiva para o Ensino Profissionalizante nos dez campi, corroborando com a formação de seus docentes, servidores e demais profissionais da educação pública no estado de Mato Grosso do Sul.
A alternativa correta é B)
A evasão escolar é um desafio significativo no cenário educacional brasileiro, especialmente no Ensino Médio, conforme destacado no Plano Nacional de Educação (2014-2024). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem adotado medidas estratégicas para enfrentar esse problema, garantindo não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso dos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino oferecidas pela instituição.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) é a correta, pois descreve de forma precisa a abordagem sistêmica do IFMS por meio do Programa de Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes. Esse programa abrange ações integradas em todos os dez campi da instituição, demonstrando um compromisso institucional com a redução da evasão e a promoção do êxito educacional em diferentes níveis de ensino.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou parciais sobre as ações do IFMS. Por exemplo, a alternativa A) menciona cursos técnicos e tecnológicos na área de inclusão educacional, o que não está diretamente relacionado ao combate à evasão. Já a alternativa C) sugere que as ações são isoladas e pontuais, o que contradiz a abordagem sistêmica descrita na alternativa correta. A alternativa D) limita as ações apenas ao Ensino Médio, ignorando outras modalidades atendidas pelo IFMS. Por fim, a alternativa E) foca na formação de docentes, que, embora importante, não representa a principal estratégia institucional para enfrentar a evasão.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B), que reflete o compromisso do IFMS com políticas institucionais abrangentes e efetivas para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes em sua trajetória educacional.
Questão 43
Diante dos elevados índices de evasão escolar no
Ensino Superior em todo Brasil, o Ministério da
Educação lançou, em maio de 2013, o Programa
Nacional de Bolsa Permanência. O Programa é uma
ação do Governo Federal de concessão de auxílio
financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade
socioeconômica, bem como para estudantes indígenas
e quilombolas matriculados em instituições federais de
ensino superior. De acordo com este Programa
Nacional, possuem direito à Bolsa Permanência os
estudantes que:
I. atendam os critérios para a política de cotas;
II. estejam matriculados em cursos com carga
horária maior que cinco horas diárias;
III. tenham renda per capita familiar mensal de até
1,5 salário mínimo;
IV. não ultrapassem dois semestres do tempo
regulamentar do curso de graduação em que
estiverem matriculados para se diplomar.
Considerando as alternativas acima, estão
CORRETAS:
- A)Apenas a alternativa IV;
- B)Apenas as alternativas I, II e III;
- C)Apenas as alternativas I, II e IV;
- D)Apenas as alternativas III e IV;
- E)Todas as alternativas.
A alternativa correta é E)
O Programa Nacional de Bolsa Permanência (PNBP), criado em 2013 pelo Ministério da Educação, é uma iniciativa fundamental para combater a evasão escolar no Ensino Superior brasileiro. O programa visa oferecer suporte financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo indígenas e quilombolas, matriculados em instituições federais de ensino superior. A análise dos critérios de elegibilidade demonstra que todas as alternativas apresentadas estão corretas, conforme o gabarito oficial (E).
O primeiro critério (I) estabelece que os estudantes devem atender aos requisitos da política de cotas, o que reforça o compromisso do programa com a inclusão social e a equidade. O segundo critério (II) exige que os cursos tenham carga horária superior a cinco horas diárias, garantindo que o auxílio seja direcionado a estudantes com maior demanda de dedicação acadêmica. O terceiro critério (III) limita a renda per capita familiar a 1,5 salário mínimo, assegurando que o benefício alcance aqueles que realmente necessitam de apoio financeiro. Por fim, o quarto critério (IV) impõe um limite de dois semestres além do tempo regulamentar do curso, incentivando a conclusão da graduação dentro do prazo esperado.
Portanto, a alternativa E) é a correta, pois todas as condições listadas (I, II, III e IV) são requisitos válidos para a concessão da Bolsa Permanência. O PNBP representa um avanço significativo na democratização do acesso e na permanência no Ensino Superior, contribuindo para reduzir desigualdades e promover a formação de profissionais qualificados no país.
Questão 44
Segundo os resultados observados por Dore (2014),
em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos
de nível médio da Rede Federal de Educação
Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à
evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais
do estudante e institucionais da escola. A exemplo do
exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores
apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que
se refere aos fatores individuais.
I. A situação econômica dos estudantes, que têm
de deixar os estudos por falta de recursos para
fazer o curso, o que os levam a procurar
trabalho;
II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio
psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
III. A opção por curso superior, seja pela maior
valorização do profissional com nível superior
pelo mercado, seja pela possibilidade de
mudança de carreira quando o estudante não se
identifica com o curso técnico;
IV. A não identificação com a área do curso técnico,
devido à falta de informação e orientação prévia
para a escolha da carreira profissional;
V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por
não estimular a disciplina e a frequência às
aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e
ocasionando, por vezes, problemas de
reprovação.
- A)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
- B)As afirmativas I, IV e V estão corretas.
- C)As afirmativas II, IV e V estão corretas
- D)As afirmativas I, III e IV estão corretas.
- E)As afirmativas III, IV e V estão corretas.
A alternativa correta é D)
A pesquisa de Dore (2014) sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais destaca que os motivos para o abandono escolar são complexos, envolvendo tanto questões individuais dos estudantes quanto fatores institucionais relacionados à escola. Dentre os fatores apresentados, os individuais são aqueles que dizem respeito diretamente às condições, escolhas e percepções do próprio aluno, sem relação direta com a estrutura ou gestão da instituição de ensino.
Analisando as afirmativas, observa-se que os fatores individuais incluem: a situação econômica do estudante (I), que o obriga a priorizar o trabalho em detrimento dos estudos; a opção por um curso superior (III), motivada pela valorização do mercado ou pela insatisfação com a carreira técnica escolhida; e a falta de identificação com o curso (IV), decorrente de uma escolha profissional mal orientada. Esses elementos refletem aspectos pessoais, como condições financeiras, aspirações profissionais e autoconhecimento.
Por outro lado, as afirmativas II (falta de suporte acadêmico) e V (falta de incentivo pela escola) referem-se a deficiências institucionais, pois estão ligadas à organização e ao oferecimento de recursos pela escola. Portanto, a alternativa correta é a D), que contempla exclusivamente os fatores individuais: I, III e IV.
Questão 45
Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar
nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que
impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma
política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal.
Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho
adequado para sua implementação é:
- A)A proposição do programa não cabe à Secretaria de Educação, já que é atribuição exclusiva do Poder Legislativo propor novas políticas públicas, sendo que ela deve ser aprovada na Câmara e estabelecida por lei municipal.
- B)As áreas técnicas do Poder Executivo não devem propor novas políticas públicas, já que as ações realizadas durante o mandato devem constar dos programas de governo dos representantes eleitos.
- C)A formulação do programa de transporte escolar é de responsabilidade do Governo Estadual, podendo ser estabelecido por lei ou decreto do governador.
- D)A apresentação de pesquisa de impacto do novo programa, com indicação do público-alvo atendido, estimativa do orçamento necessário e cronograma de implantação, é importante subsídio para a tomada de decisão.
- E)A implantação de novos programas depende exclusivamente da vontade política, sendo que um estudo do impacto orçamentário deve obrigatoriamente ser realizado depois da publicação do programa no Diário Oficial.
A alternativa correta é D)
A redução da evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental em Macapá, com foco no acesso às unidades escolares, demanda uma abordagem estratégica e bem fundamentada para a implementação de políticas públicas eficazes. A Secretaria de Educação identificou a gratuidade universal do transporte escolar como uma medida potencial para enfrentar esse desafio. Dentre as alternativas apresentadas para a implementação dessa política, a opção D) se destaca como a mais adequada, pois enfatiza a importância de uma análise técnica prévia, incluindo pesquisa de impacto, definição do público-alvo, estimativa orçamentária e cronograma de execução.
A alternativa D) reconhece o papel essencial das áreas técnicas no ciclo de políticas públicas, garantindo que a decisão seja baseada em dados concretos e planejamento estruturado. Isso contrasta com as demais opções, que apresentam equívocos sobre a divisão de competências entre os Poderes (A e C), limitam indevidamente a atuação técnica do Executivo (B) ou subestimam a necessidade de planejamento prévio (E). A abordagem proposta em D) assegura transparência, eficiência e maior probabilidade de sucesso na execução do programa.
Portanto, o caminho mais adequado para implementação dessa política pública envolve a apresentação de estudos técnicos robustos que subsidiem a tomada de decisão, garantindo que a medida atenda efetivamente às necessidades dos estudantes e seja viável do ponto de vista administrativo e financeiro. Esse processo demonstra o correto funcionamento das instâncias decisórias no âmbito da gestão pública municipal.
Questão 46
Considere o relato de atividades de aula abaixo.
A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a
mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os
mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre
seguinte.
Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso
escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o
- A)professor desenvolver técnicas de ensino inadequadas durante as aulas.
- B)conhecimento prévio do aluno revelar sua insuficiência de cultura.
- C)ensino oferecido encontrar-se distante dos problemas e necessidades da criança e seus familiares.
- D)próprio aluno não apresentar capacidade de aquisição e/ou elaboração de conhecimento, no nível da classe.
- E)pai ou responsável não acompanhar a realização da lição de casa de seu filho.
A alternativa correta é C)
O relato apresentado descreve uma prática pedagógica mecânica e repetitiva, na qual a professora cumpre seu papel de forma desmotivada, sem conexão com a realidade dos alunos. Esse cenário ilustra um dos grandes desafios da educação: a desconexão entre o ensino oferecido e as necessidades reais dos estudantes e de suas comunidades.
Numa perspectiva crítica da educação, como aponta a alternativa correta (C), o desinteresse e o consequente fracasso escolar ocorrem justamente quando o conhecimento transmitido na escola se mostra distante dos problemas e anseios dos alunos. A educação, para ser significativa, precisa dialogar com o universo cultural, social e afetivo das crianças, incorporando suas vivências e questionamentos.
A passagem destacada em itálico revela um ensino burocratizado, onde o ato de educar se reduz a um ritual vazio. Essa abordagem ignora o fato de que o aprendizado só se consolida quando faz sentido para quem aprende. Quando a escola insiste em conteúdos descontextualizados, acaba por reforçar desigualdades, excluindo justamente aqueles alunos que mais precisariam de uma educação transformadora.
Portanto, a alternativa C aponta para o cerne do problema: a necessidade de uma educação que parta da realidade concreta dos educandos, estabelecendo pontes entre o conhecimento formal e suas experiências de vida. Somente assim a escola poderá cumprir seu papel de instrumento de emancipação e não de reprodução de desigualdades.
Questão 47
Segundo Candau (2012), em relação ao direito à educação escolar:
“num primeiro momento a ênfase foi posta na ampliação dos anos de obrigatoriedade escolar, na perspectiva
da universalização do ensino fundamental. […]. No entanto, a expansão do sistema e a presença dos diversos
grupos sociais e culturais que passaram a frequentá-lo colocaram em evidência a heterogeneidade dos
resultados, os altos índices de evasão e fracasso escolar, a distorção idade-série, particularmente de
determinados sujeitos e grupos, colocando no centro dos debates e das preocupações a questão da
qualidade da educação. […]”
(CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p.
715-726, jul.-set. 2012)
A partir da discussão sobre universalização e qualidade da educação escolar no Brasil, apresentada pela autora, pode-se
afirmar que
- A)o país conseguiu atingir níveis maiores do que 90% de matrículas de crianças e jovens da faixa etária do ensino fundamental, porém esse percentual vem se reduzindo nos últimos anos devido à queda nos repasses do FUNDEF para os estados e municípios.
- B)a evasão escolar tem sido objeto de preocupação por parte de políticas públicas para a educação, que têm incorporado, inclusive, programas de transferência de renda como aliados na busca pela permanência escolar.
- C)a heterogeneidade dos estudantes, que veio com a universalização do ensino fundamental, tem se constituído como um obstáculo à elaboração de planos educacionais qualitativos.
- D)a universalização do ensino fundamental veio acompanhada de qualidade apenas nas redes de ensino localizadas nas grandes capitais, em detrimento das cidades do interior.
A alternativa correta é B)
O trecho de Candau (2012) destaca a evolução do direito à educação no Brasil, inicialmente focado na ampliação do acesso ao ensino fundamental, mas que posteriormente revelou desafios como evasão, fracasso escolar e desigualdades educacionais. A autora aponta que a expansão do sistema trouxe à tona a necessidade de discutir não apenas a universalização, mas também a qualidade da educação, especialmente diante da diversidade de alunos que passaram a integrar as escolas.
Analisando as alternativas, a opção B) é a que melhor reflete a preocupação apresentada por Candau. A evasão escolar, de fato, tem sido um dos principais problemas enfrentados pelas políticas públicas educacionais no Brasil, levando à criação de estratégias como programas de transferência de renda (por exemplo, o Bolsa Família) para incentivar a permanência dos estudantes na escola. Essa abordagem reconhece que fatores socioeconômicos influenciam diretamente o acesso e a continuidade dos estudos, alinhando-se à discussão sobre equidade e qualidade na educação.
As demais alternativas apresentam imprecisões ou generalizações que não correspondem integralmente ao contexto discutido pela autora. A universalização do ensino fundamental não está necessariamente vinculada à queda de repasses do FUNDEF (alternativa A), nem se limita a grandes capitais em detrimento do interior (alternativa D). Além disso, a heterogeneidade dos estudantes, mencionada na alternativa C, não deve ser vista como um obstáculo, mas sim como um desafio a ser enfrentado por meio de políticas inclusivas e adaptadas à diversidade.
Portanto, a alternativa B) corretamente identifica a evasão escolar como uma questão central nas políticas educacionais, reforçando a necessidade de ações integradas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso dos alunos no sistema de ensino.
Questão 48
avaliação da capacidade de inteligência e a questão do
fracasso escolar, explica que a maioria das crianças da
escola pública, principalmente aquelas que frequentam
as classes especiais para deficientes mentais leves,
provém de ambientes pobres de estímulos cognitivos:
ninguém conversa nem estimula o raciocínio dessas
crianças. Esse quadro, de acordo com a autora, pode ser
revertido com
- A)um professor que apregoa a incorporação de valores e de conhecimentos próprios da cultura como fundamentais à formação dessas crianças, preparando-os para satisfazer o comportamento acadêmico esperado na escola.
- B)a presença de um professor que se preocupe em transmitir os conteúdos culturalmente reconhecidos, por meio da repetição e de técnicas de memorização, para promover o desenvolvimento intelectual dos alunos.
- C)a presença de um mediador que crie de forma sistemática ou assistemática situações que levem o aluno a se desenvolver, utilizando instrumentos pedagógicos adequados, possibilitando a construção do conhecimento de forma pensante.
- D)um método de ensino pautado em técnicas pouco voltadas à atividade mental assimiladora, porque priorizam a memória de curto prazo, garantindo que o aluno consiga ser promovido, evitando o rebaixando de sua autoestima.
- E)um sistema de promoção automática desses alunos, pois as sucessivas repetências provocam prejuízos à autoimagem dessas crianças e redundam em ansiedade e falta de motivação para participar das tarefas de aprendizagem.
A alternativa correta é C)
Marta Ide, em seus estudos sobre avaliação da capacidade de inteligência e o fracasso escolar, destaca que muitas crianças de escolas públicas, especialmente as inseridas em classes especiais para deficientes mentais leves, vêm de ambientes com poucos estímulos cognitivos. A autora aponta que essa realidade pode ser transformada mediante intervenções pedagógicas adequadas, conforme analisaremos a seguir.
A alternativa correta, indicada pelo gabarito, é a C), que propõe a presença de um mediador capaz de criar situações sistemáticas ou assistemáticas para o desenvolvimento do aluno. Essa abordagem se alinha com a perspectiva de que o conhecimento deve ser construído de forma ativa e reflexiva, utilizando instrumentos pedagógicos que estimulem o pensamento crítico e a autonomia intelectual.
As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A) enfatiza a incorporação de valores culturais, mas não aborda diretamente a mediação pedagógica essencial para crianças com carências cognitivas. Já a alternativa B) recai em métodos tradicionais baseados em memorização, que pouco contribuem para o desenvolvimento intelectual profundo. A opção D) é contraditória ao sugerir técnicas que priorizam a memória de curto prazo, ignorando a necessidade de assimilação significativa. Por fim, a alternativa E) propõe a promoção automática como solução, mas não enfrenta a raiz do problema: a falta de estímulos adequados para a aprendizagem.
Portanto, a resposta C) se destaca por apresentar uma proposta alinhada com as necessidades reais dessas crianças, valorizando a mediação pedagógica e a construção do conhecimento de forma ativa e contextualizada.
Questão 49
Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência.
No documento do CONSED – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? – p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar
a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
- A)desenvolver mecanismos de transferência dos alunos faltosos e indisciplinados.
- B)identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem, procurando criar mecanismos internos de acompanhamento.
- C)manter contato com as famílias sempre que forem registradas faltas frequentes de alunos.
- D)analisar os dados de aprovação e reprovação da própria escola.
A alternativa correta é A)
O problema da evasão e da repetência escolar é um desafio histórico no sistema educacional brasileiro. Como apontado no texto, esses dois fenômenos estão intimamente relacionados, criando um ciclo que prejudica o desenvolvimento educacional de muitos estudantes. O documento do CONSED apresenta estratégias importantes para combater esses problemas, destacando ações que as escolas devem implementar para garantir a permanência e o sucesso dos alunos.
Entre as medidas sugeridas, a alternativa A) "desenvolver mecanismos de transferência dos alunos faltosos e indisciplinados" se destaca como a exceção, pois representa uma abordagem contrária ao propósito de inclusão e apoio que deve nortear as políticas educacionais. Transferir alunos problemáticos em vez de buscar soluções para suas dificuldades apenas transfere o problema para outra instituição, sem resolvê-lo de fato.
As demais alternativas apresentam estratégias válidas e necessárias: identificar alunos com dificuldades de aprendizagem (B), manter contato com as famílias (C) e analisar dados internos de aprovação/reprovação (D) são ações que demonstram um compromisso real com a melhoria do processo educacional. Essas medidas permitem intervenções pontuais e personalizadas, criando um ambiente escolar mais acolhedor e eficaz.
Portanto, fica evidente que a resposta correta é a alternativa A, já que as outras opções representam práticas pedagógicas positivas e alinhadas com a função social da escola de garantir o direito à educação para todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades ou comportamentos.
Questão 50
Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso
da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de
outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão
presentes no quadro a seguir.
I- Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a
problemática em questão.
II- Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo.
III- Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se
refere ao objeto de estudo.
IV- Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo.
São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens
- A)II e IV.
- B)I e III.
- C)III e IV.
- D)I e II.
A alternativa correta é D)
A questão apresentada aborda as decisões metodológicas de uma professora que está investigando a evasão de estudantes em um curso da UFRN. Entre as alternativas, é necessário identificar quais decisões são consideradas inadequadas para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica sólida e coerente.
O item I propõe definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação sintética antes de uma revisão aprofundada da literatura. Essa abordagem é problemática, pois um problema de pesquisa deve ser construído com base em evidências e no estado da arte, evitando generalizações prematuras. Já o item II sugere definir a metodologia antes mesmo de formular as questões de estudo, o que é metodologicamente inconsistente, pois a escolha dos métodos deve ser guiada pelos objetivos e perguntas da pesquisa.
Por outro lado, os itens III e IV seguem princípios adequados da pesquisa científica. O item III defende que o problema seja definido após uma revisão do estado da questão, garantindo embasamento teórico. O item IV afirma que a metodologia deve ser subordinada à natureza do objeto de estudo, o que é essencial para a adequação dos métodos aos fins da pesquisa.
Portanto, as decisões inadequadas estão presentes nos itens I e II, conforme indicado na alternativa D). Esses erros metodológicos podem comprometer a validade e a confiabilidade da pesquisa, destacando a importância de seguir um processo rigoroso e bem fundamentado na investigação acadêmica.